em

AmeiAmei

Conheça o poder da reflexologia das mãos

Sabia que nas suas mãos existem pontos conectados com cada órgão do corpo? Veja como utilizá-los a seu favor
reflexologia das mãos como fazer
Crédito: Freepik

A reflexologia das mãos, assim como a dos pés e das orelhas, é uma terapia alternativa praticada há mais de 4 mil anos. Seus registros históricos estão demonstrados em muitas pinturas rupestres egípcias. É na China que ela ganha mais registros de sua aplicação e também de onde dissemina-se para o mundo todo.

O que é a reflexologia das mãos?

sobre reflexologia das mãos o que é
Crédito: Dicas de Massagem

A reflexologia, como o nome sugere, está relacionada com reflexos do corpo. Quer dizer que, tanto nas mãos quanto nos pés e nas orelhas, há diversos pontos de reflexo conectados a diferentes órgãos e áreas do corpo. Sendo assim, é possível tratar e aliviar dores relacionadas a diversos problemas de saúde exercendo movimentos nesses pontos.

Para que serve e benefícios

reflexologia das mãos benefícios à saúde
Crédito: Como Fazer Massagem

A reflexologia das mãos é usada para estimular pontos do corpo que estejam doentes. O tipo de tratamento é variável, não quer dizer que ocorre a cura de um problema de saúde em todos os casos, mas os sintomas podem ser aliviados.

Para fazer essa estimulação, um profissional terapeuta irá aplicar pequenas agulhas nos pontos relacionados ao órgão afetado, que são as mesmas agulhas da acupuntura. Ou então irá aplicar massagens específicas de estimulação.

Assim, irá promover efeitos terapêuticos aliviando problemas como o estresse, a ansiedade, a prisão de vente, a enxaqueca, distúrbios do sono e má circulação sanguínea.

Pontos de pressão das mãos

reflexologia das mãos pontos do corpo
Crédito: Tua Saúde

São diversos os pontos de pressão que podem ser estimulados com a reflexologia das mãos, conforme você pode observar na imagem acima. Cada pequena área das mãos está conectada com um órgão ou parte do corpo que, ao ser estimulada, vai aliviar sintomas dos problemas mencionados anteriormente.

Como aplicar?

reflexologia das mãos como fazer sozinho
Crédito: Pixabay

A aplicação da reflexologia das mãos deve ser feita por um profissional. Especialmente quando envolve a aplicação de agulhas, pois ele está treinado para saber exatamente onde colocá-las, com a profundidade adequada e pelo tempo necessário.

Existe um tipo de aplicação que você pode fazer sozinho, primeiro em uma mão e depois na outra. É uma boa forma de aliviar o estresse leve do dia a dia, aliviar dores de cabeça e sentir-se mais relaxado, assim como acontece quando pratica meditação. Veja como fazer:

  1. Com o indicador e o polegar da mão esquerda, pressione por alguns segundos as pontas de cada dedo da mão direita, com suavidade, mas com firmeza. Depois belisque suavemente as laterais de cada um dos dedos, fazendo uma leve pressão. Repita os mesmos movimentos na outra mão;
  2. Esfregue as laterais de cada dedo, de forma suave mas firme, da base à ponta. Faça em uma mão e depois na outra;
  3. Segure cada dedo com firmeza e puxe, com suavidade, por alguns segundos. Deslize os dedos da base à ponta, puxando bem de leve. Faça em cada dedo de uma mão e depois da outra;
  4. Segure a pele entre o indicador o polegar e puxe suavemente até que os dedos da mão que está segurando escapem. Repita na outra mão;
  5. Coloque uma mão encaixada sobre a outra e aperte suavemente, mas com pressão, para que os dedos de uma massageie a parte de cima da outra;
  6. Segure um dos pulsos e massageie-o suavemente com a outra mão, exercendo leve pressão em movimentos circulares, sem esfregar. Repita na outra mão;
  7. Com o polegar de uma das mãos, massageie a palma da outra mão, começando pela base dos dedos até chegar ao pulso. Repita na outra mão;
  8. Por fim, pressione suavemente o centro da palma da mão usando o polegar oposto. Enquanto pressiona, respire profundamente duas vezes. Repita na outra mão.

Contraindicações e cuidados a ter

reflexologia das mãos cuidados a ter
Crédito: Attivita Pilates

Embora uma massagem tão simples pareça inofensiva, ela realmente promove efeitos na parte do corpo que recebe o estímulo. Então é preciso ter cuidado ao aplicar.

Pessoas que têm problema de pressão só devem receber a reflexologia das mãos feita por profissionais. O cuidado é o mesmo para quem tem problema de fígado, infecções, epilepsia, fraturas, feridas nas mãos, pele muito sensível, diabetes ou alergias.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

bolo de chocolate fit
10 Receitas de bolo de chocolate fit
água de arroz no cabelo
Água de arroz no cabelo: benefícios e como usar