Redução das embalagens
Crédito: Freepik
em

Redução das embalagens no supermercado é enganação?

Caso você não tenha reparado, vários produtos do supermercado estão com embalagens menores, mas o preço é o mesmo

Publicidade

Ir às compras no supermercado não tem sido fácil para grande parte dos brasileiros. Os preços subiram de forma absurda, e é preciso ter atenção redobrada na hora de escolher os produtos para evitar surpresas desagradáveis. Uma delas é a redução das embalagens dos produtos que muitas empresas estão adotando para evitar aumentar os preços. Mas, como assim?

Pois é, essa estratégia está sendo usada porque, se as embalagens continuarem trazendo a mesma quantidade de produto, e o preço aumentar, a tendência é que o consumidor deixe de comprar o mais caro.

Por outro lado, se a embalagem reduzir discretamente, o preço vai continuar o mesmo e os consumidores vão achar que estão em vantagem. Ledo engano! O que está acontecendo, na verdade, é que o consumidor vai levar menos e pagar mais.

Veja também: Aplicativos de lista de compras para facilitar a ida ao supermercado

Publicidade

A redução é discreta

Você precisa estar bem atento na hora de percorrer o supermercado em busca dos produtos que deseja. Isso porque a redução das embalagens é bem discreta.

As marcas reduziram uma pequena quantidade do produto que tem dentro da embalagem, mantendo o mesmo preço de antes, e a única forma de evitar cair nessa furada é observando o “antes e depois” de certos produtos, como por exemplo:

  • Aveia Quaker (Oat bran) passou de 200g para 165g.
  • Azeite passou de 500ml para 400ml.
  • Embalagens congeladas de frango reduziram de 1kg para 800g.
  • Embalagens de ovos reduziram de 30 unidades para 20.
  • Iogurte líquido reduziu de 1000ml para 900ml.
  • Leite Ninho passou de 400g para 380g.
  • O sabão em pó em média está menor, de 1kg passou a ter 900g.

Papel higiênico Neve passou a ser oferecido na versão de 20 metros, sendo que o tradicional é de 30 metros. A empresa esclarece que continua disponibilizando os rolos de 30 metros e que a nova opção é uma alternativa mais econômica para caber no bolso do cliente.

Publicidade

Redução das embalagens no supermercado: como evitar a enganação?

Mesmo fazendo a comparação dos produtos que você comprou antes com as versões de redução das embalagens que estão sendo oferecidas agora, pode ficar a dúvida de como fazer as contas e saber se está sendo enganado ou se está na vantagem. Então, veja como fazer o cálculo quando estiver no supermercado, seguindo essas dicas do canal Econoweek – Economia:

Artigo com informações de Economia Uol

Publicidade
garrafa que limpa água

Cientista brasileira cria garrafa que limpa água

Xixi na cama

Xixi na cama na infância: por que acontece e como solucionar?