Está confirmado! Viver reclamando não é um hábito saudável!

Publicidade

Os seres humanos têm uma vida pautada por hábitos que implicam atos diários, assim como pensamentos. A maioria das reclamações que acabamos por dizer durante todo o dia, a título de exemplo, é resultado de um labirinto de pessimismo complicado de evitar.

Reclamar faz mal à saúde!

Segundo Steve Parton, filósofo e cientista do Psych Pedia, essa rotina nada positiva acomoda o cérebro, permitindo a manifestação de consecutivos pensamentos nefastos com o passar do tempo. E mais: estar sempre reclamando pode atacar a imunidade, debilitando-a e dando origem a pressão arterial alta.

O cientista refere que os dados que estão no interior do cérebro passam de neurônio a neurônio, usando sinapses. No caso das sinapses, elas são divididas por uma interrupção de nome fenda sináptica. Sempre que você cria um pensamento, um pulso elétrico identifica a sinapse para que acione uma reação, usando a fenda na direção da outra sinapse, criando um instrumento de comunicação para o sinal elétrico.

Quanto mais reclamar, mais vai viciar o cérebro e reclamar!

De acordo com o especialista, sempre que essa carga elétrica entra em ação, são agregadas as sinapses de forma mais intensa, reduzindo o espaço que a carga elétrica tem de percorrer. Assim, quanto mais reclama e quantas mais palavras negativas você profere, mais simples se torna a repetição desses pensamentos no seu cérebro.

Publicidade

Através do pensamento repetido, as sinapses chegam-se mais umas para as outras, o que identifica as inclinações negativas e, assim que possível, o pensamento que vai aparecer em primeiro lugar tende a ser o que tem menos caminho a fazer, ou seja, o que abre pontes mais facilmente entre as sinapses, afirma o filósofo.

Frustação e Fúria

A frustração e a fúria, que são produzidas pelas reclamações, permitem a liberação de cortisol, o conhecido hormônio associado ao estresse. Para que não sabe, ter este hormônio com altos níveis leva a colesterol alto e à subida a pressão arterial, assim como dificuldades na memória e de aprendizagem. Além disso, ainda baixa a imunidade, segundo as palavras de Steve. Na verdade, o cortisol consegue também elevar as chances de obesidade, diabetes e doença do coração.

Alerta feito pelo especialista

O colaborador do Psych Pedia chama a atenção que, lidar com pessoas pessimistas e que estão sempre reclamando, tem um impacto nefasto na saúde. Isto por causa da empatia inconsciente que permite que repartamos as sensações dos outros, dando origem a sinapses parecidas dentro de nossos cérebros.

Última recomendação

Tente manter os seus pensamentos positivos e terá mais saúde; não só você, como todos que o rodeiam! Tente relaxar e se libertar das energias negativas!

Publicidade

Você reclama muito, ou consegue alguém que reclame? Conte para a gente nos comentários.

Compartilhe com todos aqueles que precisam de um pouco mais de otimismo na vida!

PODE GOSTAR TAMBÉM