sopa paraguaia
Crédito: Freepik
em

7 Receitas de sopa paraguaia para fazer em casa

Saiba como preparar esse prato típico digno de um banquete de diversas maneiras

Para quem não conhece esse prato, é muito provável que tenha o confundido com uma sopa de fato, mas na realidade a sopa paraguaia consiste em uma massa que se assemelha bastante a um bolo de milho salgado. Esse prato é muito econômico, pois é fácil de se preparar e pode servir uma família inteira, como uma refeição por si só! Por isso, confira essas receitas e se maravilhe com todos os seus aspectos positivos.

Como fazer sopa paraguaia: 7 receitas

Como se não bastasse ser saboroso, prático, econômico e render bastante, esse prato possui diversas combinações que são maravilhosas e geram diferentes impressões no paladar, ao usar diferentes ingredientes.

Você verá receitas de sopa paraguaia que oscilam entre maiores adaptações, em prol da maior versatilidade e entre as que mantém a tradição, com ingredientes regionais que possuem um sabor acentuado e dão um toque único ao prato.

Veja também: receitas de torta de palmito para fazer em casa

1. Tradicional

sopa paraguaia tradicional
Crédito: Prato Fundo

Essa receita é ideal para quem gosta de manter as raízes e degustar do sabor único e tradicional proveniente dessa receita. Ela mantém o sabor do tradicional queijo minas e dá a opção de utilizá-lo ralado ou meia cura, embora o queijo meia cura  combine mais com essa receita.

Os flocos de milho atuam de modo importante nessa receita, para dar a originalidade do prato, com um tempero acentuado de cebola e um toque refinado de pimenta-do-reino. Essa receita é maravilhosa para gerar saciedade e tem um destaque poderoso no sabor.

Comece por essa: receita básica

2. Com milho fresco

sopa paraguaia com milho fresco
Crédito: Tudo Gostoso

Essa receita substitui os flocos de milho pelas espigas, que dá um toque mais natural ao prato e permite que você o adapte para diferentes ocasiões, como utilizá-las na receita anterior, mesmo que seguindo os procedimentos e ingredientes da mesma. Além disso, esse prato é muito simples de ser preparado e pode ser uma excelente opção para quando você tem que preparar uma refeição bem rapidamente para uma visita inesperada, por exemplo.

Teste essa receita: opção para quando tiver espigas sobrando

3. Com salsinha

sopa paraguaia com salsinha
Crédito: Tudo Receitas

É incrível como o uso de um simples ingrediente pode fazer toda diferença na hora de preparar uma refeição e esse é o caso da salsinha. Cercada por uma massa consistente, essa planta é a responsável por dar um ar de frescor ao alimento e o tornar mais leve.

Desse modo, essa versão de sopa paraguaia explora o contraste por meio da simplificação da receita, conforme o lema “menos é mais”.

Guarde a receita para o almoço de domingo: sopa paraguaia com salsinha

4. Sem fubá e com muçarela

sopa paraguaia sem fubá
Crédito: Culinária da Lu

Essa receita substitui o fubá pelo milho verde, o que promove uma potencialização do sabor típico da sopa paraguaia, ao destacar o milho no prato.

Outra mudança importante na receita é a utilização de queijo muçarela, pois ele é mais suave do que o queijo minas e promove maior realce dos outros ingredientes utilizados no prato, ao contrário do queijo minas que aumentaria o contraste. Essa receita também utiliza a cebola e manteiga em seu preparo, assim como na tradicional, para gerar aquele gostinho maravilhoso de fundo.

Acompanhe a receita: opção sem fubá e com muçarela

5. Com queijo ralado

sopa paraguaia com queijo ralado
Crédito: Panelaterapia

Essa receita é ideal para quem deseja uma porção extra de queijo em sua composição, pois combina a porção tradicional de queijo em sua composição, em cubinhos e do tipo minas ou meia cura. Fator esse que por sinal, deve ser ressaltado, já que essa receita permite uma grande versatilidade em seu preparo.

Quanto à porção de queijo extra, essa receita utiliza queijo ralado em sua composição, para dar aquele toque extra na superfície da massa.

Faça para quando precisar: receita com quejo ralado

6. Com queijo colonial

sopa paraguaia com queijo colonial
Crédito: Cozinhando no dia-a-dia

Esse é um daqueles pratos que se tornam ainda mais regionalizados e que devem ser divulgados! Ele é preparado com queijo colonial em sua composição, ingrediente proveniente de área serrana do Rio Grande do Sul, sendo também fabricado em Santa Catarina.

Esse queijo é artesanal e possui uma textura macia que é envolvida por uma casca sólida amarela. Além disso, ele passa por um processo de cura que leva meses para ser concluído e que dá um sabor mais marcante e levemente picante. Assim, esse prato é único e é uma excelente alternativa para quem deseja experimentar novas receitas.

Veja o vídeo com o passo a passo: receita com queijo colonial

7. Com salada de tomates

sopa paraguaia com salada de tomates
Crédito: Cozinha da Matilde

Não se engane, os tomates dessa receita são dispostos de um modo independente da massa, o que faz com que ela deva ser preparada de uma maneira diferente. Essa maneira se resume na quantidade e proporção de ingredientes utilizados, conforme você verificará ao ler a receita, com o objetivo de tornar a massa bastante suave para combinar com a saladinha de tomate com cebola roxa e salsinha.

Prove com essa salada refrescante: receita com tomates de acompanhamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pés para fora do cobertor

Deixe os pés para fora do cobertor para dormir melhor

mulher perde a memoria temporariamente

Mulher perde a memória temporariamente depois de fazer muita força no banheiro