em

AmeiAmei FofoFofo

8 Receitas para marmita nutritiva com dicas práticas

A marmita é a melhor escolha para economizar e garantir um almoço mais gostoso
receitas para marmita
Crédito: Pixabay

Antes de toda essa onda fitness, a marmita já existia, mas não tinha a mesma moral que tem agora. Atualmente levar marmita para todo o lado é sinônimo de cuidado com a saúde. E não quer dizer que só quem faz dieta possa fazer uso de marmitas. O importante é levar sua comida caseira para o trabalho, academia, curso ou faculdade para comer melhor e economizar. Por isso, veja a seguir ótimas sugestões de receitas para marmita.

Ideias de receitas para marmita

As sugestões variam entre marmitas que podem ser comidas frias ou que precisam aquecer. É importante ter variações, porque nem sempre vai ter um micro-ondas disponível para deixar sua comida quente. Então existem pratos deliciosos que você pode comer mesmo estando frios.

1. Frango colorido

fazer receitas para marmita frango colorido
Crédito: Panelaterapia

Para o dia em que um peito de frango em cubinhos com vegetais coloridos for suficiente, essa receita é perfeita. A sugestão de vegetais é cenoura, vagem e milho, para ser bem prático, mas você pode adicionar outros, como brócolis, couve-flor e alho-poró, por exemplo.

2. Strogonoff de frango light

fazer receitas para marmita estrogonofe
Crédito: Receita Natureba

O strogonoff é outra receita muito fácil de fazer na noite anterior e deixar pronta para levar de marmita para o almoço. Faça junto um arroz integral e antes de sair de casa rale uma cenoura e fatie um tomate ter uma refeição completa.

3. Macarrão com legumes e atum

fazer receitas para marmita macarrão
Crédito: Tudo Receitas

Essa é outra opção de receitas para marmita que funciona muito bem. O macarrão é o seu carboidrato, o atum é a proteína e os legumes são as vitaminas e minerais que precisa para começar a tarde com toda energia. Além do mais, é muito prático de preparar e pode até comer frio, como uma salada.

4. Escondidinho de abóbora com carne seca

fazer receitas para marmita escondidinho
Crédito: Tudo Gostoso

Essa opção é aquela delícia que você faz para o almoço de domingo e prepara um pouco a mais para levar de marmita na segunda. É um escondidinho saudável e completo, só precisa de uma salada fresca para comer bem e economizar fora de casa.

5. Risoto primavera

fazer receitas para marmita risoto
Crédito: Gazeta do Povo

Se preferir um almoço sem carne, essa opção das receitas para marmita é uma das boas. Junto com o arroz, você vai cozinhar cebola, aspargos, cenoura, abobrinha, cogumelos, tomate-cereja e muitos temperinhos para ficar delicioso. É um prato prático e não precisa fazer várias coisas para levar na marmita.

6. Tabule de quinoa com grão-de-bico

fazer receitas para marmita tabule
Crédito: Gengibre e Canela

Em apenas 20 minutos você prepara essa marmita colorida, deliciosa e absolutamente nutritiva. Se quiser incrementar o tabule pode acompanhar com purê de batata-doce e batata baroa com leite de coco. Um almoço maravilhoso e completo.

7. Lasanha de carne moída

fazer receitas para marmita lasanha
Crédito: A Casa Encantada

Essa é uma das receitas para marmita que você pode fazer em várias porções e congelar. É ideal para quando pode armazenar em uma geladeira e usar o micro-ondas na hora para comer bem quente.

8. Panqueca recheada com atum e queijo de cabra

fazer receitas para marmita panqueca
Crédito: Marmiteira

A sugestão de recheio é com o atum, que é muito prático, mas você pode variar com todos os tipos de gostar. Carne moída, frango, carne seca, legumes e afins. O que importa é que a massa da panqueca é muito simples e só precisa levar mais uma salada para ter um almoço delicioso na marmita.

Dicas para fazer a marmita perfeita

A ideia da marmita é que você possa comer fora de casa sem abrir mão de uma refeição completa. Mesmo quem não faz dieta precisa comer com variedade e qualidade para ficar satisfeito. Então veja algumas dicas valiosas para uma marmita nutritiva.

  • Junto com o prato principal leve sempre um outro potinho com salada fresca;
  • Compre jogos de potinhos para marmita que seja de vidro para não alterar o sabor dos alimentos;
  • Sempre monte uma marmita que tenha uma porção de carboidrato, uma de proteína, uma de gordura saudável e muitos vegetais. Assim vai se alimentar de forma completa;
  • Se possível, tempere sua salada na hora, especialmente se forem folhas, pois elas vão murchar se temperar horas antes;
  • Quando não tiver carne, uma boa substituição são os ovos cozidos ou uma omelete;
  • Se tiver feito a marmita no mesmo dia mais cedo, deixe esfriar antes de fechar o pote, assim, dependendo do prato, vai preservar melhor a textura;
  • Não misture o tomate da salada com o prato principal, porque ele solta água e pode deixar o prato menos saboroso;
  • Se no local onde você vai estar até a hora do almoço não tiver geladeira, não leve alimentos com creme de leite, iogurte ou peixes. A maioria dos demais pratos aguenta bem até 4 ou 5 horas fora da geladeira, especialmente se foram preparados no mesmo dia mais cedo;
  • Não se esqueça de ter junto os seus talheres, guardanapos e temperos.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
alimentos que ajudam a emagrecer
Veja os melhores alimentos que ajudam a emagrecer
água de arroz para pele
Benefícios da água de arroz para pele