em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho

20 Receitas de risoles fritos e assados para petiscar

As festas de família e os jantares com amigos nunca mais serão os mesmos com esses petiscos deliciosos

risoles
Crédito: Pxhere

Os risoles estão entre os mais deliciosos salgadinhos de festa. Eles são feitos de uma massa macia com algum tipo de recheio, como carne, frango, camarão, milho, queijo e presunto, pizza e vegetais. Os tipos mais tradicionais são fritos, mas atualmente há deliciosas versões de assados para que sejam mais saudáveis. Quer aprender a fazer? Então veja 20 receitas com ingredientes e modos de preparo diferentes para escolher suas preferidas e testar em casa.

Veja também: opções de doces e salgados para festas infantis

Receitas de risoles de carne

As opções de carne podem ser feitas com carne moída, desfiada ou carne seca. Os demais ingredientes que acompanham no recheio são sugestivos, mas ficam à sua escolha.

1. Tradicionais

risoles frito de carne
Crédito: Tudo Gostoso

Esse é o tradicional de carne que você pode fazer em tamanho grande ou bem pequenos, dependendo de como quer servi-los. Para as festinhas, em que as pessoas se servem e comem de pé, faça as versões bem pequenas para dar uma ou duas mordidas apenas.

Confira a lista de ingredientes: salgadinhos fritos de carne moída

2. Recheio cremoso de carne

risoles cremoso de carne
Crédito: Sabor Intenso

O recheio é bem cremoso, enquanto a massa é mais fina, porém macia e com uma camada ligeiramente crocante por fora, já que os salgadinhos são passados em uma camada de ovo com pão ralado antes de serem fritos.

Todos em casa vão amar: com recheio cremoso de carne

3. Com massa de batata

risoles de carne e batata
Crédito: Jhoni Kelvin

Para a massa do seu salgado ficar mais macia ainda, a dica é adicionar um purê de batatas feitos na hora, ainda bem cremoso, à receita da massa já pronta. Depois de misturar a massa com o purê é só pegar pequenas porções, rechear, fechar, empanar e fritar.

Veja essa receita diferente: salgado com massa de batata

4. Carne seca e massa de batata-doce

risoles de carne seca
Crédito: Delícias Gastronômicas Lucrécia

Essa variação é ainda mais apetitosa, isso se você aprecia a mistura de carne seca com batata doce. O recheio leva azeitonas, tomate, cebola, alho, azeite, cheiro-verde, sal, pimenta, carne seca, pimentão e até queijo tipo Catupiry.

Confira a receita da massa: recheio de carne seca

5. Carne e orégano

risoles de carne e oregano
Crédito: Menino Prendado

O orégano faz diferença nessa receita porque ele é usado como tempero na massa e também no recheio. Mas se quiser, pode usar em menor quantidade do que o sugerido ou substituir por outro tempero de ervas que preferir. O fato é que o resultado fica delicioso.

Veja como preparar: salgado de carne com orégano

Risoles de frango

A melhor parte do frango para fazer esse tipo de recheio é o peito. Você cozinha ele, depois de esfriar desfia e então refoga com os temperos para ficar cremosinho. Mas se por acaso tiver sobras do frango assado do fim de semana, pode fazer delícias para o pessoal de casa também.

6. Receita simples

risoles de frango simples
Crédito: Tudo Gostoso

O recheio de frango para esse salgado é tão clássico quanto as versões de carne. Essa receita é simples, com poucos ingredientes. A massa é feita com trigo, leite, manteiga, caldo de galinha e sal.

Veja os ingredientes do recheio: risoles simples de frango

7. Frango com requeijão

risole de frango e requeijão
Crédito: Guia da Cozinha

Mais clássico do que o recheio de frango, só adicionando requeijão cremoso para completar. Essa mistura é sensacional e combina para qualquer tipo de receita salgada com massa e frango, inclusive esse salgado.

Anote o que vai precisar para fazer: frango com requeijão

8. Com massa de batatas

risoles de frango e batata
Crédito: Petit Chef

Assim como nas opções de recheio de carne, aqui para o frango também funciona uma deliciosa massa que fica ainda mais macia com o purê de batatas. Esse recheio também é básico e bem cremoso.

Não deixe de experimentar: salgado de frango com massa de batatas

9. Frango com milho

risoles de frango e milho
Crédito: Guia da Cozinha

Você verá mais adiante receitas especiais desse salgado com recheio de milho, mas já para dar água na boca, veja como fica gostoso colocar milho no recheio de frango. Essa massa fica mais grossinha e muito cremosa, vale a pena provar.

Confira como preparar: salgado de frango com milho

10. Assado com recheio de frango

risoles assado de frango
Crédito: Jane Loures

Para fazer a massa assada os ingredientes são semelhantes. Se usa trigo sem fermento, água, manteiga, ovo e sal. Não tem segredo. Esse recheio é com frango desfiado e molho vermelho, pode adicionar azeitonas, milho, ervilha, palmito e o que mais quiser.

Faça para petiscar: salgado assado de frango

Risoles de camarão

O camarão é uma iguaria de alto valor para quem não mora em regiões litorâneas. Então, é muito cobiçado e as receitas com esse ingrediente se tornam especiais. Veja quantas opções de molhos de camarão para experimentar como recheio.

11. Versão assada

risoles de camarão assado
Crédito: Cinthya Maggi

Para quem gosta de camarão, todas as receitas com esse ingrediente ficam deliciosas. Esse salgado não deixa a desejar, principalmente se você prefere a versão assada em vez da frita. Essa massa é bem simples, leva leite semidesnatado, trigo, sal e margarina cremosa.

Anote o que vai precisar para o recheio: versão assada de camarão

12. Com massa de milho

risoles de camarão e massa de milho
Crédito: Tudo Gostoso

Essa massa é diferente de qualquer outra. O diferencial é que leva uma lata de milho triturado para misturar com os demais ingredientes, que são os básicos. A massa desse salgado é feita com leite, água, salsinha, trigo, caldo de legumes, manteiga, sal e o milho.

Tome nota dos ingredientes do recheio: massa de milho

13. Com recheio especial de camarão

risoles de camarão especial
Crédito: Comida e Receitas

Se quiser fazer uma massa simples com um recheio bem caprichado, cheio de sabor, essa é a sugestão ideal. O recheio leva camarões, limão, cebola, manteiga, sal, pimenta, coentro, purê de tomate, leite, tomates frescos e farinha de trigo.

Veja o que vai usar na massa: salgado com recheio especial de camarão

14. Recheio de camarão e massa com Catupiry

risoles camarão e massa de catupiry
Crédito: Receitas da Mi

É bem mais comum ver o Catupiry ser usado no recheio, mas ele também pode ser adicionado à massa para ganhar uma consistência ainda mais macia. Essa versão da massa é do tipo simples, pois além do queijo cremoso leva só trigo, margarina, leite e sal.

Faça para congelar: massa de Catupiry e recheio de camarão

15. Camarão com queijo

risoles de camarão com queijo
Crédito: Tastemade

Não poderia faltar uma opção combinando o molho de camarão com queijo derretido. Pode usar muçarela ralada, provolone ou mesmo requeijão cremoso. Os demais ingredientes são os tradicionais.

Veja como rechear: camarão com queijo

Risoles de milho

O milho usado como recheio dessas receitas pode ser em lata ou em espiga. Pode ficar inteiro ou ser triturado. Os temperos também são bem variados, então pode adicionar ou retirar o que quiser. O que importa é que essas receitas sirvam de inspiração para criar suas versões próprias desse delicioso salgado.

16. Receita simples de milho

risoles simples de milho
Crédito: Guia da Cozinha

Para quem gosta, o milho também é o tipo de ingrediente que serve para múltiplas receitas doces e salgadas. Nesse salgado ele aparece como sabor principal do recheio que também leva margarina, cebola, trigo, caldo de galinha, leite, creme de leite e cheiro-verde.

Faça a lista dos ingredientes da massa: recheio com milho simples

17. Milho e requeijão

risoles de milho e requeijão
Crédito: Re-comendo

A mistura de milho inteiro com requeijão faz o recheio ficar com uma combinação deliciosa de texturas. O milho deixa seu sabor adocicado que contrasta com o salgadinho da massa e esse pode ficar, simplesmente, um dos melhores risoles de todos.

Experimente em casa: milho com requeijão

18. Creme de milho

risoles de creme de milho
Crédito: Tastemade

Nessa versão o milho não vai inteiro, e sim em forma de creme. Para ficar completo, use queijo muçarela, parmesão, manjericão fresco, sal, pimenta e noz-moscada para temperar. Todo mundo vai querer mais.

Sirva como entrada: recheio de creme de milho

19. Milho e creme de leite

risoles de milho e creme de leite
Crédito: Bonde

A cremosidade do recheio desse salgado também pode ser alcançada usando o creme de leite. Mas para que a receita fique realmente saborosa, vai precisar de parmesão ralado, caldo de galinha, cebola, colorau e noz-moscada.

Pode até faturar uma renda extra: salgadinho com recheio de milho e creme de leite

20. De farinha de milho

risoles assado de milho
Crédito: SOS Intolerante

Por fim, uma versão sem glúten, sem lactose e vegana para comer tranquilamente. Vai precisar de farinha de milho fina, que é o fubá, também de água, óleo, sal, polvilho azedo e um pouco de bicarbonato. Depois de tudo misturado e moldado é só assar.

Faça essa receita saudável: salgadinho de fubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão integral caseiro

Como fazer pão integral caseiro com essas 10 receitas especiais e fáceis

máscara de tomate

Benefícios e como fazer máscara de tomate para a pele