melhores receitas com jiló
Crédito: Pixnio
em

8 Receitas com jiló para inovar o cardápio da semana

Agora não vai faltar inspiração para você usar jiló em diversos tipos de pratos para qualquer ocasião

Existem muitas receitas com jiló, para todos os gostos. O que não tem é tanta gente querendo experimentar esse vegetal porque ele tem sabor amargo. Mas depois de conhecer essas receitas, você vai ver que o jiló ganha diferentes sabores conforme o ingredientes e temperos usados em cada sugestão. Aprenda novas e deliciosas formas de comer jiló.

Veja também: ideias de receitas com couve-flor

Receitas com jiló

Basta usar a criatividade e começar a fazer experimentos na cozinha com o jiló. Para que você se inspire, veja abaixo como fazer o fruto recheado, hambúrguer, vegetais salteados com carne, sem carne, com arroz e outras sugestões.

1. Jiló recheado

Assim como se faz a batata recheada, uma opção light é o jiló recheado. O recheio é pode ser feito do jeito que você quiser, mas uma sugestão é fazer um recheio de carne moída temperada com alho, cebola, pimenta, sal, orégano e colorau.

2. Picles de jiló (em conserva)

O jiló em conserva, bem temperadinho, é uma ótima opção para ter salada por mais tempo. Você pode usar nas saladas frescas e pode também adicionar no seu lanche com hambúrguer. A receita leva jilós, sal, alho, cebola roxa, tomilho, azeite de vinagre.

3. Frito

Essa receita pode ser servida como entradinha, como petisco ou também como acompanhamento no seu almoço. Como é uma receita frita, é preferível comer no almoço do que no jantar. A dica é usar o jiló mais verde que é menos amargo. Além dos jilós, a receita leva água, vinagre, amido de milho, sal e pimenta, além do óleo para fritar.

4. Legumes salteados

Um salteado de legumes é ótima pedida para um jantar leve, mas que sacia. Essa receita, compartilhada do Cozinha Travessa, tem um preparo muito simples e fica deliciosa.

como fazer legumes salteados com jiló
Crédito: Cozinha Travessa

Ingredientes

Abobrinha: 1 unidade;
Cenoura grande: 1 unidade;
Jilós amadurecendo: 6 unidades;
Salsinha fresca: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto;
Molho de soja: 1 colher (sopa);
Alho e cebola: a gosto;
Azeite: a gosto.

Modo de preparo

  1. Fatie a abobrinha e a cenoura bem fininhas. Para o jiló, pique em gomos. Não precisa descascar, só lavar bem.
  2. Numa frigideira, coloque alho, cebola e um fio de azeite e deixe dourar.
  3. Misture os legumes e acrescente a colher de molho de soja.
  4. Adicione salsinha picadinha, tempere com sal e pimenta e pronto. É só servir.

5. Salada de jiló frita

Não é só jiló frito, nem é só salada. É uma receita de restaurante bem gostosa, sem o amargo, para servir de entrada ou de acompanhamento. Tem um sabor de culinária oriental por causa do molho shoyu e do gengibre ralado.

6. Pastel de chica doida com molho de jiló

Quem já conhece a tradicional chica doida, prato goiano, vai gostar de experimentar essa versão de pastel de chica doida servido com molho de jiló, um petisco delicioso.

7. Frango com jiló

Essa é uma especiaria mineira, que é mais comum na versão com quiabo. Para quem gosta de todos esses ingredientes, é a receita perfeita. Leva peito de frango, jiló, pimentão, alho, cebola, sal e outros temperinhos a gosto.

8. Arroz com jiló

Para finalizar as receitas com jiló, mais uma opção para usar o jiló nas receitas do dia a dia para sair do comum. Ao invés de fazer um arroz branco simples, faça um arroz com jiló para dar um sabor especial. Só vai precisar do arroz, do jiló, de água, azeite, um tempero pronto que goste, alho e cebola. O preparo é simples, é só refogar tudo na mesma panela e depois cobrir com água para amolecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como fazer reeducação alimentar

Reeducação alimentar: veja o que é e como fazer

idosa chora prateleira vazia coronavirus

Foto: idosa chora ao ver as prateleiras do supermercado vazias