em

10 Receitas com figo para experimentar

Receitas doces e salgadas para incluir no cardápio e surpreender os convidados
melhores receitas com figo
Crédito: Pixabay

O figo é uma fruta presente na alimentação das pessoas há milhares de anos, oferecendo seu sabor doce, uma polpa macia e suculenta, muitas propriedades nutricionais e versatilidade no consumo. Com essa frutinha nativa do Oriente Médio, mas muito popular nas Américas, é possível elaborar receitas com figo doces e salgadas, dos pratos mais simples aos mais complexos para refeições especiais.

Receitas com figo

O figo pode ser consumido fresco ou desidratado, também pode congelar a polpa em porções para que fique preservada por mais tempo e possa aproveitar a fruta durante alguns meses. Essa é uma dica especial quando tem uma grande quantidade de fruta e não quer desperdiçar. Agora veja algumas receitas com figo para experimentar.

1. Suco natural

receitas com figo suco natural
Crédito: Receitas na Rede

Começando por uma receita bem simples, o suco de figo é ótimo para saborear a qualquer momento do dia e é rápido de fazer. Só precisa colocar algumas frutas bem lavadas no liquidificador com um pouco de água e limão e bater tudo. Se os figos não estiverem muito doces, adicione um pouco de açúcar. Se estiverem docinhos, evite o açúcar e aproveite o sabor da fruta.

2. Doce com gengibre

receitas com figo doce e gengibre
Crédito: Cocoon Cooks

Uma das receitas mais populares para se fazer com figo é o doce ou a compota. Essa receita é perfeita para quando você colhe ou ganha uma baciada da fruta e quer aproveitar sem desperdício. O doce é bem simples de fazer, bastando colocar a fruta com açúcar no fogo e ferver até dar o ponto de doce. Essa versão ainda leva os sabores especiais do gengibre, da rapadura e da canela.

3. Pudim

receitas com figo fazer pudim
Crédito: Tele Culinária

Para servir como sobremesa, um pudim é sempre bom. Essa receita é simples de fazer, com poucos ingredientes e ideal para quem realmente aprecia a fruta. Além dos figos, leva suco de laranja, licor e suco de limão. A calda é feita com açúcar, baunilha, gemas e leite.

4. Figos assados com mel

receitas com figo assado com mel
Crédito: Figos e Funghis

Assim como se faz com o abacaxi e a maçã, você pode colocar o figo em fatias no forno, cobertas com mel e polvilhadas com açúcar demerara. Quando a cobertura estiver derretida e os figos bem macios, sirva acompanhado de coalhada e amêndoas. Rende um ótimo petisco ou sobremesa.

5. Chips crocantes

receitas com figo chips de petisco
Crédito: Pimenta no Reino

Na receita anterior as fatias de figo são cortadas mais grossas para que a fruta permaneça macia e suculenta. Já nessa versão as fatias são cortadas bem finas para que desidratem e fiquem bem crocantes. Assim você pode servir chips deliciosos e saudáveis como petisco ou acompanhamento de pratos doces e salgados.

6. Bruschetta

melhores receitas com figo bruschetta
Crédito: Gastrolândia

A bruschetta é um petisco ou entrada à base de pão torrado que você pode cobrir com diversos ingredientes, conforme desejar. Nessa sugestão a mistura de doce e salgado é o toque especial de sabor. Leva figo fatiado, presunto parma, rúcula, queijo de cabra, azeite de oliva e mel.

7. Croquetes de muçarela com chutney de figo

melhores receitas com figo croquete
Crédito: Gastrolândia

Também para servir como petisco ou prato de entrada, essa receita tem duas partes. Primeiro você faz o croquete, que são bolinhas de muçarela de búfala passadas em farelo de quinoa. Depois faz o chutney de figo para rechear. Esse molho é feito com figos verdes e maduros, açúcar, canela, cardamomo, pimenta vermelha, sal e vinagre de maçã.

8. Batata-doce assada com figo fresco

receitas com figo e batata
Crédito: Mel e Pimenta

Esse é um prato para servir no almoço como acompanhamento ou mesmo como opção principal, dependendo da sua dieta. O figo é usado fresco e cru, não é assado. Os sabores usados nesse prato junto com as batatas e os figos são de azeite de oliva, vinagre balsâmico, açúcar, cebolinha, pimenta vermelha, queijo de cabra, sal e pimenta preta.

9. Ravióli recheado

melhores receitas com figo ravioli
Crédito: Projeto Banquete

O ravióli é uma das típicas massas italianas que faz muito sucesso no Brasil. Essa receita traz um recheio diferente, à base de figo, azeite de oliva, alho, mel, tomilho e temperado com sal e pimenta. Combina com rúcula levemente salteada e queijo parmesão ou outro de sabor mais intenso.

10. Nhoque ao molho branco com figos secos

melhores receitas com figo nhoque
Crédito: Sabor Sonoro

Também para servir em um belo almoço, esse prato traz os figos na versão desidratada que oferece crocância à receita, harmonizando perfeitamente com a maciez dos nhoques. Os figos são colocados apenas no final para não perderem a textura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
caipirinha de morango
Receitas de caipirinha de morango deliciosas
farofa de banana
10 Receitas de farofa de banana para o almoço