Menu

6 Coisas para fazer quando for receber netos em casa

Toda avó ama receber netos, mas é preciso deixar o ambiente preparado e ter uma boa dose de disposição e atividades garantidas para isso.

Publicidade

Avó é mãe com açúcar e, quando sabe que vai receber netos em casa, quer fazer de tudo para aproveitar cada segundo com atividades divertidas e interessantes.

Em tempos onde as crianças estão cada vez mais conectadas e presas a redes sociais, jogos e vídeos online, parece difícil encontrar opções que entretenham os pequenos (os adolescentes, então, nem se fale). Mas vale aquela máxima: o importante é a qualidade do tempo que vocês passam juntos!

O que fazer para receber netos em casa?

Em época de férias é comum que os netos queiram curtir a companhia dos avós ou até passar alguns dias com eles, no caso de morarem em cidades diferentes ou dos pais viajarem sozinhos.

Avó e avô também são pais e sabem que é preciso disposição e energia de sobra para entreter as crianças e jogo de cintura e paciência para dialogar com adolescentes.

Publicidade

São duas gerações completamente distintas, então é comum que hajam conflitos sobre comportamento, e talvez por isso alguns avós fiquem tão nervosos ao pensar em receber netos e querer que saia tudo perfeitamente.

Calma! O importante é que os dias passados ao lado dos pequenos sejam divertidos e criem memórias para o resto da vida. Quem não lembra do cheiro do bolo que a vovó preparava ou de um jogo simples que o avô ensinou quando você era criança?

Sem mais delongas, confira sugestões para receber netos em casa, seja em feriados, fins de semanas, férias ou dias normais.

1. Aproveitem a chuva!

Está chovendo lá fora! E qual o problema? Ninguém é feito de açúcar e toda criança precisa, pelo menos uma vez na vida, curtir um bom banho de chuva e brincar na água.

Publicidade

É claro que aqui reina o bom senso: se a chuva estiver forte, os raios estiverem intensos e a criança (ou mesmo os avós) tiverem problemas de saúde não é uma boa se arriscar.

Mas uma boa chuvinha nunca matou ninguém, e se estiver com medo coloquem galochas e capas de chuva e saiam mais protegidos para curtir o clima. Melhor ainda se for um daqueles dias de chuva e sol, coroados por um belo arco íris.

2. Façam arte

E por arte queremos dizer pintar, desenhar, recortar e tudo mais que a imaginação mandar!

Publicidade

Deixe as crianças colocarem a criatividade pra funcionar e ofereça tinta, lápis de cor, glitter, giz de cera, tesoura sem ponta, cola colorida e afins.

Crianças maiores podem até se arriscar em outras atividades, como pintura em quadros, bordados e customização de peças de roupa. O importante é vivenciar esse momento juntos!

3. Ouça o que eles têm a dizer

Adolescentes tem dificuldades para se abrir e tendem a achar qualquer discurso vindo de pessoas mais velhas muito chato; na contramão, pais, avós, professores e “adultos” em geral não têm paciência para ouvir os lamentos dessa fase da vida.

Publicidade

Quando seu neto adolescente vier para casa se mostre interessada em ouvir o que ele tem para dizer, mesmo que lhe pareça superficial ou bobo.

Deixe os discursos sobre futuro profissional e histórias de vida de lado e preste atenção quando ele conta sobre uma festa do fim de semana, um problema que está tendo com amigos ou um interesse amoroso. Acredite, isso fará toda diferença no modo como ele vê os avós e estreitará o laço entre vocês.

4. Cozinhem juntos

Ao invés de receber netos com o bolo favorito deles espere que cheguem em casa e preparem a receita juntos.

Publicidade

Cozinhar é um ato de amor e é uma delícia ver as pessoas que amamos se deliciando com o prato que preparamos.

Transmita isso aos seus netos e aproveite para lhes ensinar receitas de família e bater papo enquanto esperam o bolo ficar pronto.

5. Mantenha-se inteirado sobre atividades

Fique por dentro dos filmes que estão no cinema, das peças de teatro mais próximas e das atividades gratuitas voltadas para a faixa etária dos netos e monte uma programação para recebe-los.

Publicidade

6. Deixe claro as regras da casa

Não pode tudo na casa da vovó e seus netos precisam saber disso. Impor limites também é um ato de amor, caso contrário os netos crescem mimados e você ainda pode arrumar briga com os pais por “estragar” as crianças.

É ok as avós serem mais flexíveis, mas se necessário não tenha medo de dar bronca e falar o que eles podem ou não fazer.

Dica: Mantenha o ambiente seguro

Essa dica é sagrada para receber netos e garantir que eles não vão sofrer um acidente dentro da sua casa. Lembre-se sempre que crianças são curiosas e um segundo de distração é suficiente para perde-las de vista.

Publicidade

Portanto, não deixe produtos tóxicos e medicamentes à vista, coloque protetores nas tomadas, mantenha facas, fósforos e objetos pontiagudos fora do alcance dos pequenos e vire os cabos das panelas para dentro do fogão.

Se sua casa tiver escadas, convém colocar portões no topo e no último degrau para evitar quedas. Coloque protetores nos cantos dos móveis para evitar machucados e deixe o botijão de gás fora de casa para que as crianças não mexam.

Leave a Reply

Sair da versão mobile