dicas para você receber muita gente em casa
Crédito: Freepik
em

Como se preparar para receber muita gente em casa?

Quando você convida várias pessoas para uma reunião na sua casa, precisa organizar o ambiente para o conforto de todos.

Se você tem uma família numerosa, já tem ideia de como é receber muita gente em casa. Mesmo assim, para cada situação as necessidades são diferentes. Mas o importante é ser um bom anfitrião e não deixar faltar nada para seus convidados. Por isso, as dicas a seguir vão lhe ajudar a fazer bonito na recepção dos visitantes.

Dicas para receber muita gente em casa e fazer sucesso

Quanto maior a quantidade de pessoas que for receber, melhor preparado precisa estar para não sofrer com imprevistos. Então veja essas dicas sobre bebidas, comida e organização do ambiente.

Lembre-se de gelar bebidas

Em qualquer estação do ano, se você for servir cerveja, é necessário que ela esteja bem gelada. Então precisa se antecipar e ter espaço para armazenar a quantidade suficiente ou saber como gelar cerveja rápido no caso de cada convidado trazer um pouco.

O mesmo vale para outros drinks gelados. Tenha bastante gelo à disposição, assim como caixas térmicas, caso seu congelador ou freezer tenha pouco espaço disponível. As bebidas que serão servidas com gelo, como vodca, uísque e Martini, podem ficar fora da geladeira caso seja preciso. Mas os refrigerantes devem estar gelados.

Se for servir vinho, o branco deve estar fresco e o tinto pode estar em temperatura ambiente. Espumantes devem estar bem gelados, e licores podem estar fora do gelo.

Se for servir apenas cerveja e refrigerante em um encontro bem descontraído, aproveite e use a praticidade disponibilizando copos plásticos. Já se for servir drinks e bebidas quentes, precisará ter a quantidade de copos de vidro suficiente.

Qual a quantidade de comida ideal?

A quantidade de comida que você deve servir quando receber muita gente em casa é bastante variável. Vai depender de qual é a quantidade exata de pessoas e qual a finalidade da visita. Como por exemplo, se for um almoço ou jantar, café da tarde ou apenas um encontro em que servirá petiscos e o foco não é a alimentação, as quantidades são totalmente diferentes.

Para ter uma ideia mais específica, a primeira dica é ter em mente que certas comidas satisfazem mais do que outras. Por exemplo, um almoço ou jantar com pratos à base de massas vão demandar menos quantidade por pessoa do que uma variedade de saladas, arroz e carne branca, que são leves.

Além disso, se você for servir entrada e sobremesa, poderá reduzir a quantidade do prato principal. Outra dica é que se você for servir um churrasco no qual só terá carne, precisará de uma quantidade maior do que se for servir acompanhamentos, como maionese, arroz e salada.

O tipo de evento também faz diferença: se for uma festa ou reunião onde haverá música e bebidas, as pessoas tendem a comer menos. Já se estiverem todos sentados à mesa, apenas conversando, a tendência é comerem mais.

De modo geral, veja a média de quantidades recomendadas por pessoas, considerando dois pratos médios para cada. Aí você terá de conhecer um pouco dos hábitos alimentares dos seus convidados para ajustar as quantidades:

  • Massas: entre 150 a 200 gramas por pessoa;
  • Arroz (cru): 50 gramas por pessoa;
  • Churrasco: 300 gramas por pessoa;
  • Camarão: 70 gramas por pessoa;
  • Carnes e peixes: 200 gramas por pessoa;
  • Queijos: 150 gramas por pessoa;
  • Salgadinhos em jantar completo: entre 6 a 8 por pessoa;
  • Salgadinhos em coquetel: entre 12 a 15 por pessoa;
  • Sanduíches grandes: para cada metro de sanduíche, 6 pessoas são servidas;
  • Mini sanduíches: cerca de 5 ou 6 por pessoa;
  • Canapés: cerca de 5 ou 6 por pessoa;
  • Bolo: entre 100 a 150 gramas por pessoa;
  • Docinhos: cerca de 5 ou 6 unidades por pessoa;
  • Sorvete: 2 bolas por pessoa.

Essas quantidades são pensadas considerando que cada tipo de alimento terá mais algum acompanhamento. Por exemplo, em uma festa onde haverá salgadinhos, provavelmente haverá docinhos também, então reunindo a quantidade total, será suficiente para satisfazer cada convidado.

Ofereça conforto para os convidados

Para receber muita gente em casa, é muito importante que você tenha espaço suficiente para todos conseguirem circular confortavelmente pelo ambiente. Tenha cadeiras, bancos, poltronas e todos os assentos possíveis para que as pessoas possam se acomodar, sem precisar revezar.

Oferecer conforto também é se preocupar com a temperatura. Se o seu ambiente for muito pequeno para receber muita gente em casa em um dia de calor, antecipe-se e tenha à disposição ventiladores ou climatizador de ar. Se for frio e você vai receber os convidados em um ambiente externo, procure colocar lonas ou tendas de proteção.

Outra dica é a respeito do som ambiente. Quando há muita gente em um local não muito grande, é melhor que o volume do som não esteja tão alto para que as pessoas consigam conversar. Procure equilibrar o volume e o tipo de música de acordo com a formalidade do evento e o tamanho do ambiente.

Se as pessoas forem dormir na sua casa, planeje com antecedência onde cada um irá dormir. Se você não tiver colchões ou roupa de cama o suficiente, peça para que as pessoas tragam de casa, pois é melhor do que fazer um convidado passar frio ou dormir no chão sem colchão.

A organização do banheiro é fundamental

O banheiro é uma parte muito importante da casa e que todos os convidados irão usar. Por isso, mantenha esse ambiente limpo, cheiroso, organizado e abastecido com papel higiênico, toalhas limpas e sabonete o suficiente.

Deixe unidades extras à vista para que as pessoas possam repor, caso seja necessário. Mesmo assim, de hora em hora procure ir ao banheiro para se certificar de que está organizado e limpo.

Confira no vídeo abaixo outras dicas simples, mas muito úteis para receber muita gente em casa e também para receber poucos convidados, pois as dicas servem para todas as situações, em proporções diferentes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
curiosidades sobre a Rússia

10 Curiosidades sobre a Rússia e dicas culinárias e culturais

chá de folha de algodão

6 Benefícios e como fazer chá de folha de algodão