o que fazer com restinhos de sabonete
Crédito: Freepik
em

5 Dicas de como reaproveitar os restinhos de sabonete

Não precisa mais ficar usando os restinhos de sabonete só para não desperdiçar. Dê um novo uso a eles com essas receitinhas

Quem usa sabonete em barra sabe que a pior parte é quando ele chega no finalzinho, bem pequeno, se desmanchando nas mãos e se espalhando pela pia. Se você não gosta dessa fase do sabonete, aprenda a reaproveitar os restinhos de sabonete, dando novos usos para esse produto.

1. Faça um novo sabonete em barra

Essa é a dica clássica. Vá guardando os restinhos de sabonete em um potinho e, quando tiver pelo menos uns 8, junte todos eles com um pouco de água dentro de um pote e vá moldando até conseguir um novo sabonete em tamanho maior. Faça uma mistura bem homogênea para evitar que pedacinhos fiquem se soltando. Deixe secar, pode ser na geladeira, e depois use normalmente.

Se quiser fazer sabonetes mais bonitos, com um molde igual aos novos comprados, e que fique mais cremoso, veja como fazer o processo um pouco mais elaborado, mas bem fácil também:

2. Faça sabonete líquido

Se você juntar todos os restinhos de sabonete picadinhos em uma panela com um pouco de água e dissolver tudo ao fogo, vai obter um sabonete líquido. A quantidade de água vai depender da cremosidade dos seus sabonetes, e você pode ir adicionando mais conforme a mistura for ficando homogênea. A média para uns 10 restinhos de sabonete é de 600 a 700 ml de água. Depois de tudo muito bem dissolvido, é só deixar amornar e colocar em um frasco para sabonete líquido.

3. Misture os pedacinhos ao sabão em pó

Essa dica é para dar um reforço ou seu sabão em pó de lavar roupa. Deixe os pedacinhos de sabonete guardados em um local fresco e seco para ficarem bem sequinhos. Depois, rale-os no ralador ou triture rapidamente no liquidificador e misture ao seu sabão em pó no momento em que for lavar a roupa. Mantenha o sabonete e o sabão em recipientes separados, e só misture na hora de colocar na máquina ou quando for deixar alguma peça de molho em uma bacia.

4. Faça trouxinhas aromáticas

Mais uma ideia é você deixar secar os restinhos de sabonete e picá-los, depois colocar pequenas porções em trouxinhas de tule ou de TNT, amarrar e colocar dentro dos armários e gavetas, no quarto e no banheiro, para aromatizar.

5. Abrilhantador de alumínio

Você pode fazer uma misturinha com restos de sabonete para passar nas suas louças de alumínio e deixar tudo brilhando. Para isso, vai precisar de restinhos de sabonete ralados, açúcar refinado e água. Dissolva tudo no fogo, deixe amornar e coloque em recipientes pequenos para solidificar. Vai ficar uma mistura macia, mais cremosa, perfeita para passar nas louças com a esponjinha e dar mais brilho. Veja no vídeo as quantidades e como fica o resultado:

Veja também: Como fazer sabonete de salsa

Karina Bacchi celebra 3 anos do filho e se diz realizada

Karina Bacchi celebra 3 anos do filho e se diz realizada

quais as diferenças de polvilho doce e azedo

Saiba as diferenças entre polvilho doce e azedo