em

Quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz

Conheça o estudo sobre a relação entre a decoração de Natal e a felicidade
quem faz decoração de natal mais cedo é mais feliz
Crédito: Unsplash

Você sabia que quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz? É isso o que aponta uma pesquisa publicada no Journal of Environmental Psychology. Os pesquisadores Werner, Lewis e Brown estudaram a relação entre antecipar a montagem da decoração de Natal e a felicidade, mais especificamente a sociabilidade. Conheça melhor o estudo.

O que diz a pesquisa

Os pesquisadores buscaram associar a receptividade dos moradores das casas decoradas com a percepção das outras pessoas. Isso levou a um resultado sobre a abertura ou não do morador para novas amizades ou manutenção das já existentes.

Foi realizado o seguinte experimento:

  1. Os pesquisadores tiraram fotos de fachadas de casas – decoradas ou não – e fizeram testes com os moradores, a fim de averiguar sua receptividade aos outros vizinhos;
  2. Em seguida, mostraram essa fotos para estranhos e pediram para que dissessem se era uma família mais receptiva, disponível para amizades ou não;
  3. Depois relacionavam com o resultado dos testes realizados previamente.

O que eles descobriram é que a grande maioria acertou o perfil da família, de acordo com a frente da casa. Quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz porque as moradias estavam relacionadas a pessoas mais abertas e receptivas. Já as menos decoradas, o contrário.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram, com base em seus testes e pesquisa bibliográfica, que por ter uma maior abertura e interação, as pessoas das casas mais bem decoradas eram mais felizes. Só que essa não é a única vantagem. Veja outras bastante interessantes também.

Outras vantagens de arrumar a decoração de Natal mais cedo

quem faz decoração de natal mais cedo é mais feliz pesquisa
Crédito: Unsplash

Quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz e, além de demonstrar uma maior receptividade, trazendo para perto as pessoas queridas e novas amizades, enfeitar a casa traz outras vantagens.

1. Alivia o estresse

A decoração natalina pode te ajudar a relaxar mais, dada a leveza e alegria a qual ela remete. Chegar em casa, após uma jornada de trabalho, e ver tudo com aquelas cores e luzes especiais, faz com que o organismo libere o hormônio da felicidade.

Para quem fica mais tempo em casa, essa sensação de estar perto das festas também ajuda a relaxar mais.

Veja também: 3 receitas mais saudáveis para o Natal.

2. Abre portas

As luzes e enfeites natalinos literalmente abrem portas. Quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz e, como foi dito no estudo, a casa decorada passa a impressão de acolhimento e receptividade.

Isso faz com que ainda mais pessoas queridas e novas amizades procurem fazer uma visitinha. Quem sabe elas vêm com biscoitos e leite?

3. Nostalgia

Lembrar do passado pode te levar para dentro de você. Reconectar-se com bons e não tão bons momentos vividos no passado pode trazer à tona alguns gatilhos perdidos. Repensar e trabalhar com maturidade o que passou, ajuda a amadurecer e encontrar o equilíbrio, através de um novo olhar – mais maduro – sobre o passado.

Relembrar as comilanças, a família reunida, as tradições, expectativas… Isso faz muito bem, sejam boas lembranças ou momentos para reflexão.

4. Reencontro com a criança dentro de você

quem faz a decoração de natal mais cedo é mais feliz criança
Crédito: Unsplash

É impossível lembrar do Natal sem lembrar da infância. Aquela época mágica quando você ia dormir cedo para esperar o Papai Noel. Seria tão bom ainda acreditar nele, não é mesmo? Às vezes a vida precisa de um pouco de magia para ficar ainda mais interessante.

Decorar a casa mais cedo faz com que sua criança interior fique ativa por mais tempo, te ajudando a ter mais criatividade, dinamismo e capacidade de contemplação do belo, nos pequenos detalhes.

5. Escape da rotina

Durante dois meses inteiros a sua casa estará diferente, linda, perfumada e iluminada! Esse escape da rotina é muito saudável e até necessário. Sair da zona comum faz com que sua mente se torne mais ativa, buscando coisas novas, pensamentos diferentes e outros olhares sobre a mesma realidade.

Já está buscando as caixas com a decoração de Natal? Depois conta nos comentários o que achou dessa notícia!

Fonte: Journal of Environmental Psychology

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

bolo de aniversário
Ideias de receitas de bolo de aniversário para se inspirar
benefícios do abraço
10 Benefícios do abraço para a saúde