em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Queimação nos pés: o que é, causas e tratamentos

Sente formigamento e falta de circulação constante nos membros inferiores? Cuidado, pode ser um alerta!
queimação nos pés
Crédito: Freepik

A queimação nos pés é cada vez mais frequente atualmente com o estilo de vida que você leva. E o sintoma pode afetar pessoas de todas as idades, sendo elas jovens, adultas ou idosas. Sapato apertado, obesidade, pressa, muito tempo em pé… São muitos os fatores que podem fazer mal aos seus pés!

Se você costuma sentir uma sensação de desconforto e calor na extremidade dos pés, saiba que isso pode ser consequência de causas variadas. Veja quais as causas e tratamentos da queimação nos pés abaixo e previna-se de problemas de saúde.

Aqui você encontra:

O que significa sentir queimação nos pés?

A chamada queimação nos pés, ou pés quentes, é a sensação de calor que possuem os pacientes que a tem. A doença pode ter causas variadas, mas geralmente são consequências de más circulações, inflamações nos tecidos ou negligência para com os membros inferiores através da utilização de materiais ou sapatos inadequados que podem lesionar a região.

Quais são as causas

As causas da queimação nos pés podem ser variadas, mas as mais comuns são:

Neuropatia periférica

Rompimento ou danos nas fibras nervosas das pernas e pés. Pode ocorrer por falta de vitaminas, doenças como diabetes irregulares, tumores, doenças neurais e uso inadequado de medicações.

Circulação de sangue

Quando há alguma alteração do fluxo circulatório, você pode vir a desenvolver a sensação de queimação nos pés. Isso também provoca inchaço e varizes na região, como consequência.

Fadiga

Exercícios excessivos e fortes podem resultar em fadiga e tornarem-se também uma das causas da queimação nos pés. Por isso, pegue leve na academia!

Transição

Uma causa inacreditável é quando ocorre algum tipo de mudança nos sapatos utilizados, ou materiais, que são inapropriados para o seu pé, causando muito desconforto.

Inflamações

Uma das causas mais conhecidas são as inflamações nos nervos das extremidades do corpo, que tem como sintomas formigamento dos membros, dor e queimação. Essa pode ocorrer na fáscia muscular, envolvendo tecido muscular, ossos, nervos e vasos sanguíneos.

Tratamento médico

Primeiramente, lembre-se que a leitura deste artigo não substitui a consulta médica, por isso, deve-se buscar a ajuda de um profissional se você desconfia de algo. Se é portador de uma doença, deve buscar tratamento, que pode ser facilmente diagnosticado com um clínico geral ou ortopedista, por exemplo.

O médico poderá pedir exames para verificar se há insuficiência de vitaminas, controle do índice glicêmico e buscar algum indício de inflamações ou varizes internas. Devido a isso, o tratamento vai variar em consequência das causas do problema. Pode ser através de antibióticos, anti-inflamatórios, insulina, fisioterapia e outros.

Remédio caseiro para queimação nos pés

Os tratamentos caseiros podem ajudar, mas ainda assim a doença deve sempre ser acompanhada de um médico para que não haja complicações.

Uma das dicas é tentar manter um estilo de vida saudável em relação a sua alimentação e aos exercícios físicos. Ambos ajudam a ter um bom funcionamento do corpo, como a circulação sanguínea e índice glicêmico, por exemplo.

Pode também optar por repousar com as pernas apoiadas em almofadas ou algo que as mantenha acima do nível do restante do corpo. Isso também auxiliará a sua circulação sanguínea a regularizar-se.

Meias de compressão podem ser uma alternativa para uma circulação mais efetiva. Principalmente se você passa muitas horas em pé. Utilizar sapatos adequados, que não lesionem os pés e evite a fadiga por excesso de trabalho ou exercício.

Em casos mais graves, como rompimento e inflamação de artérias, pode-se ser necessário um processo cirúrgico.

Outras alternativas, que podem aliviar a dor:

  • Deixar os pés de molho em compressa fria para descansarem;
  • Massagear os pés para ativar circulação;
  • Esfoliação nos pés;
  • Evitar consumo de álcool e tabagismo;
  • Consumo de vitamina B3, cuja deficiência é uma das causas da queimação nos pés. Pode ser ingerida naturalmente em alimentos que a tenham, como: cerveja, trigo, grãos integrais, feijões, amendoim, ervilhas, ovos e legumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dieta do chuchu
Dieta do chuchu: saiba se é saudável e quais são os seus benefícios
tipos de alergia comuns
Conheça os diferentes tipos de alergia e saiba como tratar