quarentena
Crédito: Freepik
em ,

Quarentena: 5 ideias do que fazer durante esse período em casa

Essas ideias podem ser adaptadas para cada dia, sempre com novas atividades para manter a família ocupada e unida

O motivo que está levando muitos países e decretarem estado de quarentena não é bom. Porém, nesse momento de pandemia por causa do coronavírus é preciso agir com consciência, tranquilidade e, sobretudo, enxergar o lado positivo, como a oportunidade de estar em família, sem os compromissos do dia a dia. Os pais que lamentavam por antes não terem tempo para ficar com os filhos, agora precisam encontrar atividades para se entreterem juntos na quarentena.

Veja também: como limpar o celular contra o coronavírus

O que é quarentena?

De acordo com o Ministério da Saúde, “quarentena é o isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação de doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou a partir da data em que esse comunicante sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.”

Porém, ainda é preciso entender que a quarentena é designada às pessoas sadias, enquanto o isolamento é designado às pessoas que já estão infectadas ou com suspeita de infecção. O isolamento é quando a pessoa não pode ter contato com qualquer outra, por um período mínimo de 14 dias, para evitar que transmita a doença.

A quarentena se refere a um período de até 40 dias que tem relação com doenças quarentenárias, que são graves e de alta transmissibilidade, como é o caso do coronavírus, que é transmitido rapidamente, embora não seja uma doença letal em todos os casos.

Pode sair de casa?

No dia 12 de março de 2020 o Ministério da Saúde publicou a portaria nº 356/2020 que traz a regulamentação das medidas a serem tomadas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus que está chegando ao Brasil (e também que já está ocorrendo em várias partes do mundo).

Nessa portaria está descrito que as pessoas devem ficar em quarentena em suas casas, mas que não serão proibidas de sair e nem terão suas vidas controladas. Porém, cabe a cada um agir com bom senso e evitar o contato com outras pessoas fora do ambiente domiciliar para prevenir a proliferação do vírus.

Além disso, é importante verificar no site da prefeitura da sua cidade sobre quais são as normas estabelecidas para este período de quarentena, pois cada cidade tem suas determinações, inclusive com penas previstas em lei para o cidadão que descumpri-las, colocando a vida de outras pessoas em risco.

As pessoas devem, então, sair de casa apenas quando houver extrema necessidade, e respeitar o fato de que os ambientes públicos e comerciais estejam restringindo o número de pessoas em seu interior, organizando filas de espera do lado de fora. É preciso ter paciência e agir com civilidade em benefício de todos, pois assim é possível reduzir a velocidade de transmissão da covid-2019 e conter esta pandemia o quanto antes.

5 Ideias do que fazer em casa na quarentena

Agora que você tem a oportunidade de estar mais tempo em casa, já parou para pensar em como fazer esse tempo ser útil e agradável com as pessoas que convivem com você? A dica é fazer atividades diferentes daquelas que você já fazia na sua rotina atarefada, inclusive ficar o tempo todo de olho nas redes sociais. Largue o celular e vá conviver com as pessoas que estão no mesmo ambiente.

1. Brincar com as crianças

brincar na quarentena com os filhos
Crédito: Freepik

Quer atividade melhor para fazer em casa do que brincar? Mesmo que não tenha crianças, pode considerar que brincar é deixar a sua mente livre para fazer uma atividade que não exige qualquer tipo de prazo a cumprir, que não obriga você a seguir a lógica nem a viver no mundo real por alguns momentos.

Brinque com as crianças e com os adultos. Deixe a imaginação fluir no mundo da fantasia usando jogos de diferentes tipos, como aqueles que fazia dentro de casa quando você era criança naqueles dias de chuva.

2. Colocar a leitura em dia

ler livros na quarentena
Crédito: Freepik

Sabe aqueles livros que você tanto queria começar ou terminar e nunca tinha tempo? Então, o tempo chegou. Sente-se no sofá, pegue a sua bebida preferida e concentre-se no seu momento de leitura. É uma ótima atividade para aliviar o estresse, deixar a mente fluir e também para dar mais uma exercitada no cérebro usando uma leitura que seja prazerosa e não por obrigação.

3. Organizar a casa

organizar a casa no tempo livre
Crédito: Freepik

Assim como alguns passam os dias desejando colocar a leitura em dia, outros querem mesmo é ter tempo para organizar a despensa, a garagem, os armários da cozinha ou as gavetas do quarto. Se for o seu caso, aproveite a quarentena para organizar a casa, jogar fora o que não precisa mais, separar o que vai para doação e deixar mais espaço livre. A organização da casa é capaz de trazer paz de espírito e conforto para mente nesse momento de tensão.

4. Cozinhar com os filhos ou netos

cozinhar com os filhos
Crédito: Freepik

Esse momento de quarentena é também um momento em que você precisa ter cuidado com os alimentos. Não é recomendado exagerar nos ingredientes nem fazer receitas tão diferentes a ponto de arriscar desperdiçar comida. Porém, é uma oportunidade de levar os filhos ou netos para a cozinha e ensiná-los a criar pratos que você já conhece e são passados de geração em geração. Momentos como esses são impagáveis e rendem horas de diversão com as pessoas mais importantes da sua vida.

5. Fazer artesanato

quarentena para fazer artesanato
Crédito: Freepik

Gosta de algum tipo de artesanato que pode fazer sem sair de casa? Essa dica pode ser feita por quem mora sozinho ou por quem tem crianças e jovens em casa, e precisa encontrar atividades interessantes para a quarentena. O artesanato pode ser desde um bordado, crochê, tricô, reciclagem, pintura e tantos outros. Inclusive, usando materiais que vai encontrar depois daquela faxina completa na casa.

limpar o celular

Coronavírus: dicas de como limpar o celular e mantê-lo desinfectado

famosos com coronavírus

Famosos com coronavírus: 7 casos já diagnosticados