Quando vale a pena reatar um relacionamento
Crédito: Freepik

Quando vale a pena reatar um relacionamento?

Não se contente com reflexões superficiais sobre seu relacionamento. Não faz sentido estar com alguém só por estar

Publicidade

Há casais que passam anos terminando e reatando o namoro porque não se entendem e não conseguem encontrar um equilíbrio na forma de se relacionar. Há os que já se casaram ou foram morar juntos, mas devido às constantes desavenças ficam saindo de casa e reatando na promessa de serem melhores um para o outro.

Bem, antes de tudo, reatar um relacionamento não é errado nem vergonhoso. Aliás, pouco importa a opinião alheia, pois quem vai viver esse relacionamento é você. Justamente por isso, existem algumas questões a refletir antes de tentar reatar, pois você deve ter certeza dessa decisão.

Como perceber se a vontade de voltar é boa ou não?

O primeiro passo é refletir sobre o que está fazendo você querer reatar. Tenha consciência de que, no começo, vai bater uma dúvida, vai dar saudade, vai ter solidão. Você vai se pegar pensando nos momentos bons que viveram e é aí que corre o risco de tomar a decisão errada.

Quando vier essa dúvida, você precisa fazer a famosa lista dos prós e contras. Sim, uma lista no papel mesmo, não apenas mental. Faça duas colunas em uma folha. Em uma das colunas, liste todos os motivos para reatar. Na outra, todos os motivos para continuar separado. Precisa fazer isso com sinceridade, sem deixar as emoções do momento falarem mais alto.

Publicidade

Não precisa fazer essa lista com pressa, pode levar dias, se isso for necessário para deixar suas emoções se equilibrarem. Quando terminar, confie na sua lista e tome sua decisão. Se tiver mais prós, vale a pena tentar de novo. Se tiver mais contras, aguente firme essa fase de transição até se acostumar com o término.

Havia algum tipo de violência no relacionamento?

Não tente diminuir as atitudes do parceiro/parceira. Se a pessoa costumava lhe tratar com agressividade, você já sabe que existe um grande risco de acontecer de novo, não importa quantas promessas ela lhe faça dizendo que vai mudar. Coloque sua memória para funcionar e liste se havia esse tipo de atitude na relação:

  • A pessoa tinha mudanças repentinas de comportamento (tranquilo para nervoso);
  • Não aceitava críticas ou ser contrariada;
  • Fazia você se sentir constrangida em público;
  • Ofendia e diminuía você quando estavam em conflito;
  • Fazia chantagem emocional para conseguir o que queria;
  • Já demonstrou qualquer tipo de violência física, inclusive apertar o braço ou dar de dedo.

Todos esses são sinais, muitas vezes discretos, de que você estava em um relacionamento abusivo. Existem casos em que a pessoa realmente consegue mudar, e é acreditando nisso que muitos relacionamentos são reatados. Mas a chance de uma mudança permanente para melhor acontecer é muito pequena.

Como propor uma volta?

A sua lista de prós foi mais longa do que a lista de contras. Não havia qualquer tipo de violência na relação, e isso é muito importante. As desavenças eram de outra natureza, do tipo que conversas maduras podem resolver. Então, você decidiu tentar reatar. Como fazer isso?

Publicidade

Dê tempo ao tempo

Não tem necessidade de pressa. Terminar hoje e achar que já pensou o suficiente até amanhã não é uma atitude madura. Ambos precisam pensar muito bem no que querem, e muitas vezes precisam espairecer, mudar alguns hábitos de vida, ter tempo para pensar e viver coisas diferentes (não quer dizer que precisam ficar com outras pessoas).

Dê esse tempo para si e para seu parceiro. Não fique querendo saber o que ele está fazendo durante esse tempo, pois é mais importante se concentrar em você. Mesmo se decidir reatar, essa fase do “tempo” é bem importante. O famoso “dar um tempo” existe sim e é ótimo para ambos.

Entre em contato

Depois do tempo, quando você já tiver pensado e repensado por vários dias, e ainda tiver certeza de que vale a pena reatar, entre em contato. Tenha uma atitude madura: não chore, não implore, não tente se fazer de superior. Apenas deixe seu ego de lado e use suas palavras sinceras: “eu pensei o bastante para ter certeza de que gostaria de reatar. Você quer conversar sobre isso?”

Publicidade

O que o casal precisa estar disposto a fazer para dar certo dessa vez?

Um relacionamento que funciona precisa da colaboração de ambos, pois é uma troca. Amor e paixão precisam ser alimentados com respeito, admiração, paciência, confiança, empatia e amizade.

Só existe a possibilidade de dar certo de verdade, quando ambos estiverem conscientes e convencidos disso. E claro, quando estiverem dispostos e decididos a transformar essa teoria em prática todos os dias.

Portanto, depois de uma longa e sensata conversa, essa deve ser a conclusão e o compromisso firmado entre vocês. Claro, vai haver dias de falhas e fraquezas, e é aí que entram paciência, empatia e amizade para alertar o outro, saber ouvir críticas feitas com respeito e se policiar para evitar cometer o mesmo erro.

Publicidade

Às vezes leva tempo, anos. Mas o importante é que ambos tenham certeza de que estão realmente evoluindo todos os dias, amadurecendo, sendo gentis um com o outro e vendo sentido em dividir todos os momentos da vida com essa pessoa apaixonante e admirável. Se não for para ser assim, sua vida está pedindo para que sigam caminhos diferentes, e está tudo bem com isso.

Veja também: Sinais de que é hora de terminar o relacionamento

PODE GOSTAR TAMBÉM