Sabia que usar protetor solar pode ser mais prejudicial que a exposição ao sol? Saiba tudo aqui!

Desde pequenos que, todos nós, somos alertados para usar protetor solar quando estamos expostos ao sol, certo? Pois é! Na verdade, de acordo com uma pesquisa publicada no jornal inglês The Independent, a probabilidade de morte é maior se optar pelo uso desse produto, do que se não usar nenhum creme durante a exposição ao sol.

Publicidade

A análise da pesquisa incidiu sobre uma amostra de 30.000 mulheres voluntárias e teve a duração de mais de vinte anos. O resultado do estudo concluiu que a taxa de mortalidade das mulheres que evitam o sol com protetor solar é bastante superior à percentagem de mulheres que passam o verão sem proteção alguma.

Pode não fazer sentido para você o que estamos dizendo, mas os cientistas explicam que o protetor bloqueia a absorção de vitamina D pelo corpo (vitamina que está presente nos raios solares e é vital para o ser humano).

O défice dessa vitamina conduz a problemas de saúde gravíssimos. Só para ter uma ideia da gravidade, 85% dos americanos apresentam um défice de vitamina D e, estes cidadãos contribuíram significativamente para o aumento do número de pessoas com osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer, artrite e inflamações no intestino. Será mera coincidência?

Talvez não, a importância da vitamina D é elevada e os seus benefícios são vários:

Publicidade
  • Melhora a saúde do sistema imunológico, cérebro e sistema nervoso;
  • Intervém positivamente na função pulmonar  e na saúde cardiovascular;
  • Equilibra os níveis de insulina;
  • Auxilia o controle de diabetes;
  • Ajuda na manutenção da saúde dos ossos e dentes – o corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio;

Como conclusão do estudo, os especialistas concluíram que, infelizmente, o câncer de pele pode se desenvolver mesmo que você use protetor solar, pensando que se está protegendo.

No livro da Dra. Elizabeth Plourde, “Sun blocks– Biohazard: Alleviate as Hazardous Waste”, publicado em 2011, ela corroborou com esta teoria, documentando as principais ameaças desse produto tão vendido nas farmácias e mercados e que as pessoas recorrem por, alegadamente, se estarem a proteger.

Tendo em conta a informação divulgada, o nosso conselho é que evite o sol forte, de forma a proteger a pele do envelhecimento, especialmente no caso das pessoas que têm uma pele mais clara. Caso se depare com algum problema na epiderme, consulte um médico especialista, no sentido de diagnosticar e tratar uma eventual doença de pele que possa ter.

PODE GOSTAR TAMBÉM