em

Príncipe Harry pede o fim do estigma em torno do HIV em vídeo especial

“Fazer um teste de HIV é algo para se orgulhar, não envergonhar-se”, disse o duque de Sussex
principe Harry pede o fim do estigma em torno do HIV
Crédito: Wikimedia Commons

O preconceito em torno do HIV ainda é muito grande, mesmo já tendo passado mais de 30 anos desde o seu surgimento e sendo possível hoje em dia ter uma vida tão longa quanto aqueles que não possuem a doença. Existem pessoas decididas a mudar isso. Um exemplo é Príncipe Harry, que pede o fim do estigma em torno do HIV, assim como a sua mãe fez durante os anos 80 e 90.

Entenda

principe harry teste hiv campanha
Crédito: Bantumen

Em uma mensagem de vídeo de dois minutos, especialmente gravada para a causa, o Príncipe Harry pede o fim do estigma em torno do HIV. No vídeo, ele é visto com uma fita vermelha, que é o símbolo da luta contra a doença.

Para o Duque, o teste não deve ser visto como um bicho de sete cabeças. “As pessoas devem se orgulhar de serem testadas e não terem vergonha”, diz ele. No vídeo, o Príncipe diz que ser testado deveria ser tão comum quanto tomar vacina contra gripe.

Veja também: doenças causadas por vírus

O comprometimento do Duque de Sussex não é de hoje. Há dois anos, Harry fez uma transmissão ao vivo pela rede social Facebook, na qual ele fazia um teste de HIV. O Príncipe segue os passos de sua mãe, a falecida Princesa Diana, que lutou pela conscientização da doença.

principe harry teste hiv diana
Crédito: Sky News

Em 1987, a Princesa Diana visitou o hospital London Middlesex, onde foi fotografada apertando a mão de um homem gay que estava morrendo pelas doenças decorrentes da AIDS, sem usar luvas. Na época o estigma em torno da doença era muito maior e AIDS era uma sentença de morte. Com esse simples ato, a Princesa ajudou a reduzir o preconceitos com aqueles que sofrem com a doença.

Diana fez muito por aqueles que sofriam de HIV e AIDS. O hospital Middlesex foi inaugurado por ela e foi o primeiro hospital que atendia exclusivamente pacientes com esse vírus. Ela frequentemente os visitava e dizia sempre que as pessoas com HIV não eram perigosas. Em 1997 a Princesa Diana foi patrona da National AIDS Trust, instituição que cuida dos portadores da doença.

principe harry luta contra o estigma do hiv teste rihanna
Crédito: People

Acredita-se que quase 37 milhões de pessoas no mundo estejam infectados com o vírus do HIV, entre adultos e crianças. É importante saber que, sem o tratamento adequado, o vírus do HIV enfraquece o sistema imunológico e leva a AIDS, que é o nome para uma série de infecções mortais.

No vídeo gravado para a Semana Nacional de Testes do HIV, o Príncipe Harry diz: “ainda há muito estigma, o que impede muitos de nós de fazer um teste simples, rápido e fácil”. No final de sua mensagem ele acrescenta que “podemos ser a geração para finalmente acabar com o HIV”. Ative as legendas e assista ao vídeo completo:

Veja no site do Ministério da Saúde como prevenir-se do vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
homem ignora nariz escorrendo história
Homem ignorou nariz escorrendo e descobre que vazamento é fluido cerebral
dicas de beleza das famosas
5 Dicas de beleza das famosas