Principais doenças das plantas
Crédito: Freepik

5 Principais doenças das plantas — e como tratar!

Suas plantas estão morrendo e você não sabe o porquê? Então conheça essas doenças e acabe com o problema

Publicidade

Se você quer seu jardim bem cuidado, é fundamental conhecer as principais doenças das plantas. Isso porque é quase impossível que fiquem saudáveis o ano todo, então o conhecimento é seu aliado. Saiba quais são os tipos mais comuns e como tratar cada um deles.

As doenças mais comuns

Com esse guia, você vai conseguir identificar as principais doenças que atacam as plantas e como deixá-las saudáveis e sempre bonitas. Lembre-se de que, apesar de ser importante tratar a doença de imediato, é fundamental prevenir. Para isso, você tem que entender quais são os cuidados que sua planta precisa, mantendo-a sempre forte e equilibrada. Ainda assim, pode ser que apareça algum problema, veja quais são os mais comuns.

Podridão de raízes e pecíolos

Crédito: Instituto Biológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal

Muito comum em lírios-da-paz, ela atinge também outras plantas. Sua principal característica é amarelamento das folhas, seguido do apodrecimento da base até o caule, matando a planta. Ela acontece por causa de fungos que se instalam nas raízes e se propagam por esporos presentes na água.

Como tratar

Infelizmente, esse é um dos casos em que o tratamento é muito difícil e deve ser persistente. Primeiro de tudo, isole a planta e troque a terra (descartando-a com segurança), mantendo uma ótima drenagem. Evite molhar demais e aplique remédios contra o Cylindrocladium spathiphylli. Uma boa opção natural é o óleo de neem, somado ao de melaleuca. Se não surtir efeito, elimine a planta contaminada e continue o tratamento nas saudáveis.

Publicidade

Aproveite e veja: óleo de neem nas plantas — para que serve e como usar

Ferrugem

Crédito: AgronômicaBr

Ela começa com alguns pontos nas folhas, que podem ter tons avermelhados, laranjas ou marrons. Também é causada por um fungo, que se propaga pelo ar – ou seja, se tiver outra planta doente por perto, pode contaminar o jardim.

Como tratar

O tratamento é feito arrancando todas as folhas que estejam com o problema, que devem ser queimadas. Além disso, é fundamental fazer a aplicação do remédio. Normalmente, é utilizado o enxofre micronizado, facilmente encontrado em hortos e lojas especializadas.

Pulgões

Crédito: UmComo

Velhos conhecidos de quem tenta manter um jardim saudável, os pulgões são chatos de tratar, mas não impossíveis. Observe que é fundamental tratar todas as plantas do seu jardim, caso alguma esteja infectada, pois eles se espalham rapidamente. Eles atraem formigas e podem produzir uma camada viscosa de pontos pretos na folha, chamada de fumagina.

Publicidade

Como tratar

Primeiro de tudo, faça a limpeza das folhas com um paninho úmido, caso seja somente uma planta ou poucas. Isso vai adiantar muito o processo de cura. Caso todo o jardim apresente focos, pode partir direto para a etapa do tratamento. Ferva 1 litro de água e dissolva meia barra de sabão de coco ralada. Deixe esfriar, misture em outro litro de água, para dissolver. Acrescente 4 colheres de sopa de óleo de neem e 1 colher de sopa de melaleuca. Borrife em todo o jardim, semanalmente.

Folhas enrugadas

Crédito: ManejeBem

Se sua planta está com as folhas enrugadas, nascendo deformadas e com vários veios que formam um mosaico, pode ser uma virose. Eles normalmente aparecem quando a planta também está infectada com pulgões, os transmissores da doença.

Como tratar

Elimine os pulgões e retire as folhas contaminadas. Faça um tratamento preventivo, mantendo suas plantas sempre protegidas do ataque dessas pragas, usando a solução de sabão de coco, neem e melaleuca.

Publicidade

Cochonilha

Crédito: Grupo Cultivar

Ela é bem visível e faz seus ninhos na parte de baixo da planta, formando umas bolinhas que parecem pontos de algodão. Por sugar a seiva, destrói as folhas e flores, causando também má formação das mesmas.

Como tratar

O tratamento é o mesmo que você faria para os pulgões, com eliminação manual e aplicação do remédio natural a base de sabão de coco. Claro que, tanto para a cochonilha quanto para os pulgões, você pode também comprar o veneno em hortos e lojas especializadas.

Para saber ainda mais, assista a esse vídeo que ilustra bem as principais doenças das plantas:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM