em

Holanda torna-se o primeiro país sem cachorros abandonados

Descubra como a Holanda conseguiu tirar das ruas os animais sem lar
holanda se torna primeiro país sem cachorros abandonados
Crédito: Max Pixel

A Holanda já sofreu por muitos anos com a multiplicação de animais de rua, trazendo sofrimento aos bichinhos e um surto de raiva, no século XIX. Anos depois, conseguiu ser o primeiro país sem cachorros abandonados vagando pela cidade.

Pesquisas apontam que foi exatamente durante essa fase de abandono que expandiu-se a fase de expansão do comércio de cães de raça. Como tentativa de frear os abandonos, o governo holandês aumentou os impostos para ter e manter os animais de raça, mas ao invés de desestimular a compra e estimular adoções, acabou fazendo com que os proprietários desses cães também os abandonassem.

Aqui você encontra:

Como a Holanda conseguiu

holanda se torna primeiro país sem cachorros abandonados como
Crédito: Pixabay

Depois de muita discussão popular, o governo decidiu apostar em quatro frentes de ação, visando reduzir a quantidade e cachorros na rua.

1. Leis duras contra maltrato e abandono

A Lei de Saúde e Bem-estar Animal da Holanda prevê uma multa de 17 mil euros para quem maltratar ou abandonar um cão nas ruas. Além disso, pode ter até 3 anos de prisão.

Com uma legislação mais acirrada e a certeza de que não ficará impune, os abandonos caíram para zero.

Além disso, todos os cães são registrados: um chip é implantado no cão, com os dados do dono, para serem usados em caso de fuga ou abandono.

2. Campanhas de castração

O governo investiu fortemente em campanhas de castração gratuita, dando acesso ampliado e sem custo aos tutores.

Isso estimulou os donos a levarem seus cachorros para fazerem o procedimento, reduzindo assim a quantidade de gestações inesperadas, criação ilegal e filhotes abandonados.

3. Campanhas de conscientização

Para que tudo desse certo, era necessário comunicar o que estava sendo feito, tanto as punições quanto a possibilidade de castração gratuita.

Além disso, conscientizar a população da importância e do papel que o cachorro de estimação desempenha em uma família também ajudou a criar laços e a ter maior cuidado com os bichinhos.

4. Impostos

A regulação de impostos sobre a compra de cachorros de raça está sempre sendo revista e aprimorada, a fim de desestimular a compra.

Dessa forma, a adoção acaba se tornando uma opção mais inteligente e econômica. Além disso, os impostos anuais para posse de cães – tanto os de raça quanto os sem raça definida – são utilizados para criar espaços onde eles possam brincar e socializar.

Com essas quatro medidas, a Holanda conseguiu passar de um surto de raiva entre a população para ser o primeiro país sem cachorros abandonados.

Veja o vídeo de uma brasileira que mora na Holanda e fala um pouco mais sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
interpretações de sonhar com insetos
Qual o significado de sonhar com insetos? Descubra!
sonhar com cachorro
O que significa sonhar com cachorro? Confira 13 interpretações