primeiro gato br covid
Crédito: Divulgação
em

Primeiro caso de covid em gato do Brasil é preocupante?

Depois de realizar um exame molecular de PCR, os médicos diagnosticaram o felino

Foi confirmado o primeiro caso de covid em gatos no Brasil. O caso aconteceu em Cuiabá, no Mato Grosso e vem levantando dúvidas sobre o que já se sabia sobre o assunto. Até pouco tempo, os cientistas afirmavam ser impossível que animais domésticos contraíssem a doença, já que são coronavírus de famílias diferentes que atacam pets e humanos.

Porém, com essas recentes descobertas, o mundo está procurando saber se há risco também de ser contaminado por cães e gatos doentes. No caso brasileiro, a gatinha pertence a um casal que contraiu covid em uma festa de família. Nela, estavam mais quatro pessoas e um cachorro, todos isolados e em tratamento.

O primeiro caso do tipo aconteceu na Bélgica, mas os pesquisadores afirmam que o risco de se contaminar por gatos ou cachorros é mínimo. Ainda assim, se suspeitar da doença, deve manter distância inclusive dos animais de estimação. Para tranquilizar os cuidadores de animais, o maior risco não está nos seus pets, mas na aglomeração de pessoas, como todo mundo sabe.

Então, mesmo que seja necessário manter o movimento, sempre tome os cuidados necessários para evitar contaminação. Entre eles, evite aglomerações, use a máscara, limpe sempre as mãos e, ao chegar em casa, tire os sapatos e faça a higienização adequada. Assim, vai ficar mais fácil controlar a doença até a chegada da vacina.

Da fome no Haiti para a Microsoft

Da fome no Haiti para a Microsoft: conheça Stevens Bonhomme

Pai solo cria filho com Down depois de ser abandonado pela esposa

Pai solo cria filho com Down depois de ser abandonado pela esposa