em

Pesquisas falam sobre controle do câncer em poucos anos

A doença deve estar controlada entre 15 e 20 anos

Publicidade

Nos anos 1980, uma doença assustou todo o mundo e foi a sentença de morte para milhões de pessoas. Contudo, a AIDS, que já foi a mais temida pelos brasileiros perdeu este posto para um novo mal: o câncer.

Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, 76% dos brasileiros acreditam que o câncer é o pior diagnóstico que pode ser dado. A ideia da doença e da morte estão diretamente relacionadas e isso só aumenta o medo. Contudo, pesquisadores já falam em cenários positivos para o futuro.

O que é o câncer?

Apesar de muito se falar sobre esta doença, ainda há muitas pessoas que não sabem exatamente do que ela se trata. De acordo com este relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é uma doença de caráter genético que altera o funcionamento celular e desregula o funcionamento normal de determinadas células, órgãos e sistemas.

O nome único representa na verdade mais de 100 doenças. O câncer pode se manifestar de diferentes maneiras, desde as mais brandas às mais agressivas e, é fundamental, que os diagnósticos dos tumores sejam feitos logo no início.

Publicidade

Um futuro otimista

Assim como a AIDS já assustou muito mais a população, os pesquisadores já falam sobre um controle do câncer em futuro de aproximadamente 15 ou 20 anos. O avanço das pesquisas genéticas, o mapeamento do genoma e os chamados tratamento-alvo, que atacam diretamente as modificações celulares têm garantido o sucesso em muitos casos.

Hoje em dia, quando descoberto precocemente, os tumores são facilmente tratados sem grandes riscos. A comunidade de pesquisadores fala de um futuro controlado, graças as pesquisas, mas, ao contrário de algumas doenças, ainda não se pode dizer em uma cura definitivamente.

Notícias positivas sobre a saúde da população merecem ser compartilhadas.

Publicidade

Papai Noel negro encanta as crianças em shopping de São Paulo

Viralizou: Lucas escreveu o convite de formatura mais sincero que você já viu!