16. Faça você mesmo
Quem gosta de fazer trabalhos manuais vai gostar muito de kits de faça você mesmo, os famosos DIY. Pode ser algo simples, como construir e decorar um organizador para suas canetas ou linhas ou até algo mais complexo, caso possam dar conta.
Existem aeromodelos, miniaturas de carros e motos, artesanatos diversos e muitas outras opções de faça você mesmo. Encontre algum que tenha a ver com as preferências do seu idoso e, quem sabe, façam juntos. Estimula as ligações neurais, diverte e melhora a coordenação motora fina.
17. Assistir a um espetáculo
Sabe aquela orquestra sinfônica que toca naqueles teatros imponentes? Pode ser uma excelente opção levar o idoso para assistir a um espetáculo, em um conjunto de sensações e emoções únicas que somente a música clássica pode proporcionar. É um dos presentes para idosos que pode emocionar.
Além disso, há diversos shows em casas de espetáculo que podem ser uma boa ideia para aqueles que gostam mais da música contemporânea. Lembre-se somente de escolher um local que seja acessível e que tenha onde sentar.
18. Viagem
Existem diversos países no mundo que são amigáveis para pessoas na terceira idade, com calçamento largo e plano, locais reservados (e respeitados) e outras facilidades. Vale a pena viajar para conhecer novos lugares e ampliar a visão sobre a vida.
Também no Brasil tem cidades assim, inclusive quatro receberam o título de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, pela ONU. São elas: Pato Branco, no Paraná; Esteio, Porto Alegre e Veranópilis, no Rio Grande do Sul.