em

20 Ideias de presentes para idosos

Todo mundo gosta de ganhar presentes. Veja essas ideias que vão fazer a diferença
presentes para idosos
Crédito: Freepik

Dar presentes para idosos é mais simples do que você imagina! Além disso, pode ser uma oportunidade única de incentivar novos hobbies ou aprimorar aqueles que eles já gostam de fazer. Isso torna o dia a dia mais leve e agradável para eles.

De acordo com o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos, em 2017, ultrapassou os 30 milhões de pessoas. De 2012 até 2017, houve um aumento de 18% nesse número. As mulheres são maioria (56% dos idosos), enquanto os homens somam 13,3 milhões de pessoas acima dos 60 anos.

Aqui você encontra:

20 Dicas de presentes para idosos

As famílias muitas vezes não sabem muito bem quais são os gostos e, por exemplo, o que presentear, nessa fase tão especial. A primeira coisa a ter em mente, ao comprar presentes para idosos é a condição física e mental dele.

Se for ativo, vai ser um tipo diferente de presente do que para aquele cujo corpo está mais cansadinho. O mesmo se aplica à condição da capacidade mental, lembrando que é importante estimular as ligações neurais, independente da idade.

1. Tablet

presentes para idosos tablet
Crédito: G1

Que tal inseri-lo no mundo maravilhoso da informação digital? O tablet é um equipamento mais interessante do que o smartphone, pois tem uma tela maior, além da amplitude de utilização. Ganha também do notebook, por ser muito mais simples de usar e difícil de danificar, excelente para quem está entrando no mundo digital.

Aproveite os netos para ensinar como mexer, dar dicas de sites para visitar, canais do Youtube com coisas que eles gostem, joguinhos que estimulem a memória e a inteligência ampla, incluindo verbal, espacial e principalmente, emocional.

2. Sapatos confortáveis

presentes para idosos sapatos confortáveis
Crédito: Meu Pé de Conforto

Existem linhas de sapatos muito confortáveis voltadas exatamente para quem quer ter uma pisada mais firme, com menor impacto e ainda assim manter o estilo. Eles certamente são mais caros do que os tradicionais, mas valem o investimento.

Além da tecnologia envolvida, que engloba não somente uma base antiderrapante, mas também palmilhas de silicone e outros materiais que absorvem o impacto, eles estão disponíveis em vários estilos e com diferentes marcas. Então não tem desculpa na hora de escolher um par como presentes para idosos.

3. Jogos de tabuleiro

presentes para idosos jogos de tabuleiro
Crédito: Westwing

Os jogos sempre têm seu espaço, seja pela diversão que oferece, capacidade de integração com outras pessoas e, principalmente, pelo estímulo a diferentes regiões do cérebro. Isso leva a uma melhora significativa na qualidade de vida.

Existem as versões clássicas como o xadrez, damas, gamão e muitos outros que já são conhecidos, você pode aproveitar algum gosto em particular e comprar jogos voltados a ele.

4. Poltrona reclinável

presentes para idosos poltrona
Crédito: Lojas Americanas

Nada como ter um pouco de conforto nos momentos de descanso. Então que tal uma cadeira super acolchoada, com reclinação e fácil de manusear como um dos presentes para idosos? As famosas “poltronas do papai” são também da mamãe, do vovô e da vovó, dando aquela qualidade especial ao momento de descanso.

Para escolher, priorize a qualidade e facilidade de manuseio, sendo as alavancas mais leves ou até mesmo automatizadas. Isso faz com que o uso seja mais simples e, até em casos em que a força nas mãos não está mais tão presente, o idoso consiga mudar as posições.

5. Kit de alimentação

presentes para idosos kit de alimentação
Crédito: Conaz

Esse é voltado para a qualidade de vida daqueles que estão começando a perder o controle dos movimentos, que infelizmente é mais comum do que se imagina. A autossuficiência fica limitada, reduzindo assim a qualidade de vida do idoso.

Porém existem casos em que algumas ferramentas simples podem ajudar, não somente na alimentação, mas também na autoestima do idoso. É o caso dos copos com alças e fundo antiderrapante, que fixam o copo na mesa e de colheres que facilitam a alimentação de que sofre com Parkinson e Alzheimer.

6. Anualidade na academia

presentes para idosos academia
Crédito: Jornal da 3ª Idade

Outro presente para idosos interessante é fechar um pacote semestral ou anual na academia, mesmo  – aliás, principalmente – para aqueles que estão começando a ter seus movimentos limitados. A presença em uma academia vai ajudar a fortalecer a musculatura, mesmo que sejam ainda movimentos leves e sem peso, saindo do ambiente de hospital que pode sugerir a fisioterapia.

Para tanto, o idoso deve estar sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física, tendo a sua série de exercícios feita em conjunto pela sua equipe médica. Isso trará benefícios extraordinários a curto, médio e longo prazo. Lembre-se que academia não é somente para quem quer ficar bombado, e sim para quem quer exercitar a musculatura e não atrofiar também.

7. Perfumes e cosméticos

presentes para idosos perfumes e cosméticos
Crédito: Best Life

Claro que os perfumes, maquiagem, cremes super cheirosos e funcionais estão nessa lista, ajudando não somente a manter a autoestima dos idosos, mas também a evitar problemas de ressecamento da pele. A pele ressecada irrita, coça e pode até criar rachaduras, sendo um incômodo.

Você pode preparar e fazer aquela cestinha carinhosa, com uns sabonetes bem hidratantes, caprichando em óleos essenciais, manteiga de karité ou de cacau.

Além disso, um perfume ou água de colônia mais suave, xampu especial, maquiagem, cremes hidratantes profundos, esmaltes e tudo o mais que possa deixá-los lindos.

8. Toalheiro aquecido elétrico

presentes para idosos toalheiro aquecido
Crédito: Astra

Pode parecer bobagem para muitos, mas para quem sente dores crônicas ou até mesmos esporádicas, esse acessório faz toda a diferença. Imagine sair do chuveiro, depois de um banho quentinho e se enrolar em uma toalha gelada e úmida? Nada agradável, afastando até o idoso do chuveiro.

Esse equipamento é maravilhoso, pois, além de não agravar as dores, por deixar as toalhas bem quentinhas, vai ajudar a deixá-las sequinhas, melhorando a absorção e levando menos tempo no banheiro, o que garante também mais segurança.

9. Reforma da casa com equipamentos de segurança

presentes para idosos reforma da casa
Crédito: Hagah

E por falar em segurança, que tal deixar a casa mais segura para o idoso? Às vezes são mudanças simples e que fazem toda a diferença. Mesmo que ele esteja ainda cheio de energia e se locomovendo muito bem, algumas medidas podem evitar acidentes.

Por exemplo, colocar fitas antiderrapantes e fotoluminescentes nos degraus da escada podem evitar acidentes, principalmente à noite. Barras para se segurar durante o banho, além de um piso antiderrapante no box podem fazer a diferença.

10. Livros e filmes

presentes para idosos livros
Crédito: A Tarde – Uol

Sempre há a opção de novos livros na temática favorita do idoso, sendo uma opção saudável e interessante para quem gosta de ler. Novas obras, em gêneros que eles nunca tenham testado também pode ser uma ideia… Quem sabe aquela saga que os netos amam? Assim eles terão ainda mais assunto para colocar em dia.

Filmes em DVD também podem ser uma excelente ideia de presentes para idosos ou, quem sabe, a assinatura da Netflix ou Amazon Prime. Dessa forma, eles podem ter acesso a uma maior gama de filmes e também séries, musicais, documentários e outros.

11. Kit de pesca e afins

presentes para idosos kit de pesca
Crédito: Freepik

Investir no hobbie do idoso é também uma boa opção de presente. Se, por exemplo, ele gosta de pescar, o leve a uma loja grande do ramo e deixe que escolha um kit bem completo, com itens que ele gostaria de ter e que, porventura, tenha deixado para outra hora. Isso pode ser feito com qualquer hobbie, como pintura, aeromodelismo, costura e tantos outros.

É interessante levar o idoso para escolher por dois motivos. Primeiro, ele é o especialista e sabe o que já tem em casa, ao contrário de você. Depois, ele vai sair, caminhar, conversar com pessoas sobre seus temas favoritos, escolher produtos que o agradam e mais: estar ao seu lado.

12. Cursos

presentes para idosos cursos
Crédito: BBC.com

Além de incentivar os hobbies com equipamentos e matéria-prima, você pode também dar a ele um curso na área, para que não somente melhore suas habilidades, mas também interaja com outras pessoas com interesses em comum.

Para isso, é importante que seja presencial e não online, preferencialmente perto de casa ou com ponto de ônibus próximo. Se o idoso não conseguir se locomover muito bem, pode fazer um rodízio com as pessoas da família para levá-lo ou, até mesmo, contratar um taxista amigo para fazer o trajeto.

13. Instrumentos musicais

presentes para idosos instrumentos
Crédito: Conviva Day Care

Nunca é tarde para aprender um novo instrumento musical, sendo o sonho secreto de muitas pessoas. Descubra qual é o instrumento do coração e dê como um dos presentes para idosos. Claro que, além do instrumento, é importante também ter alguém que ensine como tocar.

O presente deve ir acompanhado de aulas particulares em casa, caso a locomoção não seja muito boa. Se ele puder ir até a escola de música, é ainda melhor, pois o fator social também se desenvolverá mais, em conjunto com o cognitivo.

14. Roupas e acessórios

presentes para idosos roupas e acessórios
Crédito: Catraca Livre

Idosos são muito vaidosos e adoram ganhar uma roupa nova, aliás, quem não? Por isso, comprar roupas sempre é uma opção interessante. Novamente vale a regra de que levar para escolher é sempre melhor, garantindo boas horas juntos e, quem sabe, um lanchinho ao final.

Acessórios como lenços, chapéus, echarpes, cintos, bolsas, joias e muitos outros também são ótimos presentes, garantindo sorrisos. Escolha algo diferente, que tenha a ver com o estilo dele, com materiais de qualidade e muito lindos!

15. Dia de cuidados pessoais

presentes para idosos massagem
Crédito: Mais Clinic

Outra ideia interessante é reservar um dia inteirinho de cuidados pessoais, indo juntos a um spa ou até ao salão, cuidar das unhas, cabelos, receber uma massagem relaxante com aromaterapia e muitos outros procedimentos que fazem bem não somente para o corpo, mas também para a alma.

É importante que a equipe seja preparada para lidar com pessoas idosas, aplicando o tipo de massagem correto e com a intensidade adequada, para não forçar ou lesionar o corpo, que nessa fase é mais delicado. No mais, é aproveitar o dia juntos e sair mais lindos, cheirosos e felizes do que nunca.

16. Faça você mesmo

presentes para idosos faça você mesmo
Crédito: Abc do Abc

Quem gosta de fazer trabalhos manuais vai gostar muito de kits de faça você mesmo, os famosos DIY. Pode ser algo simples, como construir e decorar um organizador para suas canetas ou linhas ou até algo mais complexo, caso possam dar conta.

Existem aeromodelos, miniaturas de carros e motos, artesanatos diversos e muitas outras opções de faça você mesmo. Encontre algum que tenha a ver com as preferências do seu idoso e, quem sabe, façam juntos. Estimula as ligações neurais, diverte e melhora a coordenação motora fina.

17. Assistir a um espetáculo

presentes para idosos assistir um espetáculo
Crédito: Prefeitura de Curitiba

Sabe aquela orquestra sinfônica que toca naqueles teatros imponentes? Pode ser uma excelente opção levar o idoso para assistir a um espetáculo, em um conjunto de sensações e emoções únicas que somente a música clássica pode proporcionar. É um dos presentes para idosos que pode emocionar.

Além disso, há diversos shows em casas de espetáculo que podem ser uma boa ideia para aqueles que gostam mais da música contemporânea. Lembre-se somente de escolher um local que seja acessível e que tenha onde sentar.

18. Viagem

presentes para idosos viagem
Crédito: Quero Passagem

Existem diversos países no mundo que são amigáveis para pessoas na terceira idade, com calçamento largo e plano, locais reservados (e respeitados) e outras facilidades. Vale a pena viajar para conhecer novos lugares e ampliar a visão sobre a vida.

Também no Brasil tem cidades assim, inclusive quatro receberam o título de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, pela ONU. São elas: Pato Branco, no Paraná; Esteio, Porto Alegre e Veranópilis, no Rio Grande do Sul.

19. Vitrola

presentes para idosos vitrola
Crédito: Magazine Luíza

Muitos idosos são bem modernos e já sabem até baixar mp3 para ouvir em seus smartphones, mas existem aqueles que preferem o bom e clássico som do vinil – e muitos jovens também. Para esses, dar uma vitrola moderna que toca discos pode ser uma excelente opção.

Além de voltar a ouvir os discos que provavelmente já tem em casa e que remetem a tantas fases interessantes da vida, eles vão ter mais um motivo para sair e interagir, em busca de novas faixas. Discos de vinil podem ser encontrados tanto em lojas de rua quanto na internet, garantindo uma boa integração.

20. Roupas que aliviam a dor crônica

presentes para idosos roupas que aliviam dores crônicas
Crédito: Invel

Inovações tecnológicas são, de fato, presentes para idosos maravilhosos, incluindo algumas roupas especiais, elaboradas com materiais que aliviam a dor crônica. Existe para comprar no Brasil e é fundamentada em pesquisas, ou seja, não é magia ou crendice, é ciência.

Existem peças tanto para a parte superior do corpo, quanto para a parte inferior, sendo constituídas de um tecido tecnológico que alivia a dor. De acordo com o estudo realizado pela fabricante, ele funciona como um vasodilatador e relaxante muscular, tornando a dor menos intensa.

maquiagem para pele oleosa
Dicas e truques de maquiagem para pele oleosa
clara de ovo no cabelo
Clara de ovo no cabelo: para que serve?