como preencher espaços grandes
Crédito: Freepik
em

Decoração: como preencher espaços grandes gastando pouco

Veja dicas profissionais do que fazer para deixar os ambientes mais aconchegantes

Sua casa ou apartamento tem cômodos muito grandes e você não sabe como trazer um preenchimento sem precisar comprar móveis novos e gastar o dinheiro que não pode? Não se preocupe, pois existem soluções bem econômicas. A arquiteta e designer de interiores Daniela Fortinho tem dicas muito interessantes que vão fazer você ter um novo olhar sobre a decoração e a disposição dos móveis nos seus ambientes grandes. Veja só.

Tapetes grandes

Tapetes muito grandes custam caro dependendo do material que são feitos. Você pode investir em modelos feitos com materiais mais finos e simples, e que preencham toda a parte central de um cômodo, como no caso da sala. Se for um tapete bem grande, os sofás, poltronas e mesinhas podem ficar em cima dele, e isso vai dar um efeito de ainda mais preenchimento.

Criar espaços integrados

Crédito: Freepik

Se você tem uma sala bem grande, pense na possibilidade de dividi-la em duas, fazendo de um lado a sala de estar/tv e do outro a sala de jantar. Não precisa colocar móveis para dividir esses ambientes por completo, como uma estante alta. A ideia é deixar essa integração acontecer, mas fazendo a separação com tapetes e com os próprios móveis que vão delimitar os espaços naturalmente.

Parede grande com janela pequena

A janela de uma parede grande na sua casa é desproporcional, muito pequena? Essa dica serve para trazer a proporção e também para preencher melhor essa parede. Na hora de escolher a cortina, pense que ela deverá ser instalada desde lá de cima pertinho do teto até quase tocar o piso, e deve ser o dobro do tamanho da janela, ocupando mais as laterais da parede.

Aparador atrás do sofá

Se a sua sala parece vazia, pois os sofás não são muito grandes, coloque um aparador atrás de um deles, que não esteja encostado na parede. Existem modelos bem baratos, que podem ser simples, e já vão dar uma boa preenchida no espaço. Use o aparador para colocar alguns objetos decorativos.

Vasos, luminárias e mesinhas

Crédito: Freepik

Outra dica muito boa para dar uma preenchida na sua sala enorme que parece estar vazia é ir adicionando, de forma equilibrada, algumas luminárias de piso, uma mesinha na lateral do sofá, vasos de plantas, um revisteiro, todos esses itens vão preenchendo o ambiente e também deixam a sala muito mais acolhedora e bonita.

Um parede mais escura do que as outras

Essa é uma dica que vai reduzir essa sensação de espaço vazio quando você tem as paredes bem compridas. Escolha apenas uma delas e pinte de uma cor mais escura do que as demais. Se não souber que cor utilizar, vá pelo neutro, escolhendo um tom mais escuro de cinza, por exemplo. Essa cor está em alta e é muito fácil de harmonizar com outras.

Se você tiver uma sala muito comprida, escolha pintar a parede mais estreita, do comprimento, e não a mais larga. Assim, sua sala vai parecer menos comprida.

Revestimento com textura

Se não quiser fazer uma pintura, que faz mais sujeira, você pode preencher uma parede com papel de parede. É muito prático e há vários modelos lindos, inclusive com relevo, para deixar o ambiente mais preenchido.

Pintar o teto

Se a sua sala tem um pé-direito duplo, bem alto, a dica é pintar o teto de uma cor mais escura (e neutra, tipo o grafite), e também uns 20 centímetros descendo a parede. Então, instale a iluminação a partir da parte pintada, como se o teto começasse dali para baixo. Lembre-se de usar lâmpadas de led mais amareladas, pois as lâmpadas brancas deixam o ambiente frio.

Pufes e almofadas

Como alternativa para não precisar investir em um jogo de sofá maior, invista em alguns pufes e almofadas grandes que pode espalhar pela sala preenchendo os espaços vazios. Além do preenchimento, o ambiente vai ficar bem mais gostoso.

Iluminação

Crédito: Freepik

Muitas vezes, a sua sala ou outro cômodo só parece vazio e frio porque está mal iluminado. Já tinha pensado nisso? Se as lâmpadas são brancas, trate de trocá-las por lâmpadas amareladas, que vão trazer aquele calorzinho e deixar tudo mais acolhedor.

Se tiver só uma luz no teto, adicione luzes de abajures e luminárias, mesmo que pequenas, pelo ambiente. Ao invés de uma lâmpada lá em cima presa no teto, tipo plafon, troque por uma luminária pendente que venha mais para baixo, que seja mais longa e fique mais perto. Vai transformar!

Não precisa preencher tudo

Por fim, a arquiteta dá outra dica bem importante: lembre-se que você não tem um problema, mas sim, um privilégio. É ótimo ter ambientes bem espaçosos, com um bom espaço para a circulação das pessoas. Não precisa querer preencher tudo.

A casa vai ficar mais arejada e com uma atmosfera de leveza se tiver mais espaços livres para andar. Será mesmo que os seus ambientes precisam de muito preenchimento? Talvez apenas uma ou duas dicas dessas que você viu já resolvam a questão.

plantas que afastam maus espíritos

6 Plantas que afastam maus espíritos e más energias

enrolado de salsicha como fazer e vender

Receitas de enrolado de salsicha: como fazer para vender