pote da calma
Crédito: Freepik
em

Pote da calma: faça esse brinquedo que tranquiliza crianças e adultos

Quando alguém em casa estiver com o estresse nas alturas, basta se sentar na frente do pote, chacoalhar o líquido e ficar observando o movimento do brilho

Quem já ouviu falar sobre a psiquiatra e pedagoga italiana Maria Montessori, e o seu Método Montessoriano de educação, desenvolvido por volta de 1907, talvez saiba o que é o pote da calma. Esse brinquedo simples foi criado pela médica como uma forma de aliviar o estresse das crianças, ajudando-as a lidar com as situações de conflito e frustração.

O que é o pote da calma?

O pote da calma é, simplesmente, um pote de vidro ou plástico que tem um líquido colorido e brilhante dentro. Você pode fazer esse líquido em casa, com materiais simples, e deixar o pote da calma no quarto das crianças, na sala ou no seu local de trabalho.

Quando precisar dele, basta dar uma chacoalhada para que o líquido turvo se movimente. O efeito do brilho colorido em um movimento lento é quase hipnotizante e muito bonito, então basta ficar alguns minutos observando o líquido para sentir o efeito tranquilizante.

Como fazer – passo a passo

Crédito: Psicologia Acessível

O pote da calma pode ser confeccionado junto com a criança, enquanto o adulto explica para ela qual é a função do pote e quando ele deve ser usado. Assim, a criança poderá recorrer ao seu pote da calma sempre que sentir necessidade, sem precisar da ordem de um adulto. Veja o que vai precisar para fazer, e use a criatividade para criar modelos com tamanhos e cores diferentes.

Materiais

Pote com tampa (vidro, acrílico ou plástico): 1 unidade;
Cola com glitter (formatos e cores que quiser): 1 ou 2 colheres (sopa);
Purpurina: 3 ou 4 colheres (chá);
Corante alimentar (da sua cor favorita): 1 gota;
Água quente: para preencher ¾ do pote.

Modo de preparo

  1. Separe todos os materiais. O pote deve estar limpo.
  2. Aqueça a água, não precisa ferver, e coloque-a dentro do pote.
  3. Em seguida, acrescente o corante, o glitter e a purpurina. Misture com uma colher.
  4. Feche muito bem o pote, e explique para a criança que ele precisa ficar bem fechado. Se precisar, faça uma vedação com fita isolante para evitar que a criança abra.

Está pronto. É só chacoalhar um pouco e ficar observando o líquido colorido se mexendo, enquanto relaxa a mente. É uma técnica para crianças, mas os adultos também podem se beneficiar. Veja, no vídeo abaixo, um passo a passo do pote da calma para se inspirar:

Veja também: Crise de raiva em crianças — por que acontece e como ajudar a superar?

máscara reconstrutora para cabelo ondulado

Restauração capilar caseira: uma opção para encorpar fios finos

Bruno Gagliasso sobre desconstrução do racismo

“A gente aprendeu muita coisa errada”: Bruno Gagliasso fala sobre desconstrução do racismo