pode congelar molhos
Crédito: Freepik
em

Pode congelar molho branco e de tomate? Veja essas dicas de como fazer

Se você fez um prato com molho branco ou de tomate e sobrou, pode armazenar por uns 4 meses no congelador

Uma das melhores formas de preservar alimentos por mais tempo é congelando. Você pode congelar frutas, verduras, temperos, pães, comida cozida e também molhos. Para manter o sabor e a textura, veja essas dicas de como congelar alimentos corretamente.

Agora, se você cozinhou pratos com molho vermelho ou molho branco e sobrou, veja essas dicas simples de como congelar os molhos para usar em outras receitas.

Como congelar molhos do jeito certo

Você pode congelar molho vermelho de tomate e também molho branco, mesmo que seja com creme de leite ou com queijos. Veja essas dicas para garantir que seus molhos possam ficar congelados por até 4 meses.

Escolha do recipiente

Os recipientes de vidro com tampa ou os saquinhos plásticos com Ziplock são os melhores recipientes para congelar molhos. Você pode usar os potes de plástico, mas provavelmente vai passar um pouco mais de trabalho na hora de limpá-los.

Aliás, veja essas dicas de como tirar mancha e gordura de potes de plástico.

Separe por porções

Na hora de congelar os molhos, separe potes menores com pequenas porções. Assim, se você quiser usar só um pouco, não vai precisar descongelar uma grande quantidade. Essa dica é importante porque você não deve descongelar e recongelar o mesmo alimento. Se fizer isso, vai expor o alimento às bactérias que se formam quando ele está na temperatura ambiente, além de prejudicar sua textura.

Forminhas de gelo são úteis

Se você costuma usar só um pouco de molho vermelho pronto para incrementar seu molho vermelho caseiro, pode congelar porções bem pequenas em forminhas de gelo, assim fica bem fácil de pegar alguns cubinhos de cada vez, conforme cada receita pedir. Além do mais, nem precisa esperar descongelar, pois ele vai derreter fácil na panela, junto com a água quente do molho que estiver preparando.

Camada de azeite no molho vermelho

Quando você fizer um molho de tomate caseiro, daquele batido no liquidificador, antes de levar para congelar em um pote de vidro, coloque por cima uma camada fina de azeite para ajudar a preservar a textura do molho e deixá-lo mais gostoso depois, quando for descongelar.

Coloque uma etiqueta

Depois de 4 meses congelado, o molho poderá não estar mais com uma boa textura. Mesmo congelado, um alimento não fica bom para sempre. Então, para evitar consumir molho velho, coloque uma etiqueta na tampa ou no saco plástico com a data do congelamento e o tipo de molho.

Descongelando o molho branco

Na hora de descongelar o molho branco com creme de leite, maisena ou queijos, a dica é deixar ele descongelar dentro da geladeira desde o dia anterior. Depois, quando puser na panela, fique mexendo constantemente para evitar que empelote. Por causa disso é melhor descongelar na panela do que no micro-ondas.

Descongelando molho vermelho

O molho vermelho não tem esse probleminha de empelotar. Então, você pode descongelar lentamente na geladeira, de um dia para o outro, como também pode descongelar no micro-ondas (mantendo a camada de azeite) ou no fogão, que leva mais tempo. Se você colocar apenas o molho puro na panela, é bom ficar mexendo para não grudar no fundo. Já se for adicioná-lo na panela com um pouco de água, não irá grudar.

petiscos para pets

Receitas de petisco caseiro para cachorros e gatos

guardar cobertas de inverno

Como guardar cobertores e edredons no fim do inverno