em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

8 Plantas venenosas que você deveria conhecer

Muitas plantas no seu jardim podem ser plantas venenosas. Saiba mais sobre essas plantas e seus sintomas.
plantas venenosas
Créditos: Pixabay

As plantas venenosas são aquelas que produzem toxinas capazes de provocar problemas de saúde em seres humanos e animais domésticos. Dependendo do grau, as reações podem ir de uma simples alergia até a morte.

Existe uma grande chance de você ter alguma planta venenosa em seu jardim. Em caso de ingestão dessas plantas, é recomendado a visita imediata ao hospital com uma amostra da planta. Caso seja contato de pele, lave com água abundante. Caso piore, vá ao hospital para tratar adequadamente.

8 Plantas venenosas

Os venenos de vegetais podem ser ingeridos sem causar morte, porém causam sérias lesões em órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. É preciso estar atento às plantas que estão em sua casa e tomar as precauções necessárias para evitar qualquer contaminação com as toxinas. Veja algumas plantas tóxicas que você pode ter em sua casa.

Copo-de-leite

plantas venenosas copo leite
Créditos: olhares.sapo

O copo-de-leite está presente em muitas casas como decoração. No entanto, ele é tóxico em todas as suas partes. Ingerir ou ter contato com este tipo de planta pode causar sintomas como sensação de queimadura, edema de boca e língua, vômito, náusea, cólica abdominal, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia.

Comigo ninguém pode

plantas venenosas comigo ninguem pode
Créditos: Cidades na Net

A tradição cultural brasileira diz que esta é uma planta de proteção energética, por esse motivo, é encontrada em muitas casas.

Este tipo de planta possui alta toxina em todas as suas partes. Ingerir ou ter contato com esta planta provoca irritação das mucosas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos. Além disso, podem também causar edema de lábios, língua e palato. Caso entre em contato com os olhos, causam lesão e irritação.

Alamanda

plantas venenosas almanda
Créditos: Divã Veterinário

Planta muito encontrada pelas ruas brasileiras, é uma trepadeira arbustiva com flores amarelas. É usada na medicina popular por seu efeito purgante. A ingestão de suas folhas e flores, causa confusão intestinal, que pode até levar à morte.

Outros sintomas comuns da ingestão da alamanda são náuseas, vômitos, cólicas, diarreia, febre, desidratação e irritação da pele.

Assim como as outras plantas venenosas citadas, em caso de contaminação vá diretamente ao hospital.

Tinhorão

plantas venenosas tinhorao
Créditos: AprendaCultivar

Com uma folhagem bicolor, se expande por rizomas. É altamente tóxica por conter oxalato de cálcio em suas folhas e caules.

Os sintomas mais comuns provocados pela ingestão desta planta são inflamação da garganta e da boca, edema de lábios, língua e palato, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e inchaço dos olhos.

Hera

plantas venenosas hera
Créditos: Faz Facil

A hera é outra das muitas plantas venenosas que é muito usada em decoração, tanto no interior da casa quanto nas fachadas. Suas frutas e folhas são as partes mais perigosas, pois se cortadas podem soltar um leite que contém oxalato de cálcio que é extremamente tóxico ao organismo humano.

Em caso de intoxicação com esta planta, vá ao hospital para tratar o mais rápido possível. Esteja atento também aos animais de estimação, é muito comum que eles comam desta planta.

Espirradeira

plantas venenosas espirradeira
Créditos: Mercado Livre

A espirradeira é uma planta muito tóxica que, quando ingerida, pode provocar lesões muito graves com uma quantidade muito pequena.

Os sintomas mais comuns da ingestão dessa planta são: excesso de salivação, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, dor de cabeça intensa, tonturas, confusão, distúrbios visuais, diminuição dos batimentos cardíacos e redução da pressão arterial.

Taioba-brava

plantas venenosas taioba
Créditos: Matos de Comer

Esta é mais uma das plantas venenosas que são perigosas. É muito comum encontrá-la em áreas externas de residências. Ela é uma das que se deve evitar, tanto a ingestão quanto o contato direto com ela.

Quando a planta entra em contato com pele, pode surgir queimação e vermelhidão quase de imediato. Já no caso da ingestão, pode causar inchaço dos lábios e língua, sensação de falta de ar, dores abdominais muito forte, náuseas, vômitos e diarreia.

Mamona

plantas venenosas mamona
Créditos: Marinheiro de primeiro Gato

Um tanto quanto incomum, a mamona também entra no grupo das plantas venenosas. A sua semente é suficiente para causar morte sofrida, agonizante e repleta de dores aos humanos.

Os sintomas da intoxicação aparecem nas primeiras horas depois da ingestão da semente e os mais comuns são: sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais, diarreia e vômito com sangue.

O processo é incontrolável e só termina quando a vítima falecer por desidratação. Inclusive é, segundo o livro dos recordes, a primeira na lista das plantas venenosas.

Cuidados a ter

Como você já descobriu, muitas plantas que você pode ter em casa podem ser plantas venenosas. Para evitar complicações e intoxicações para você, sua família e seus animais, veja algumas dicas e cuidados que você deve ter.

  • Procure identificar se possui plantas venenosas em sua casa e arredores;
  • Oriente as crianças para não colocar plantas na boca e nunca as utilizar como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.);
  • Mantenha essas plantas fora do alcance das crianças e dos animais de estimação;
  • Evite comer plantas desconhecidas. Tenha em mente que não há regras ou testes seguros para diferenciar as plantas comestíveis das venenosas;
  • Não utilize remédios ou chás caseiros com plantas venenosas sem orientação médica;
  • Tenha cuidado ao podar as plantas que liberam látex ou alguma substância leitosa, pois elas podem provocar irritação na pele e principalmente nos olhos;
  • Quando estiver mexendo com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos sempre;
  • Cuidados especiais também devem ser tomados com os animais de estimação. Não é raro os animais lamberem, morderem, mastigarem e engolirem plantas do jardim.

O que fazer em caso de ingestão

Diferentemente daquilo que muitos dizem, nunca, em hipótese alguma faça a ingestão de leite. Isso pode piorar os sintomas. Também não deve forçar o vômito, isso pode causar mais desconforto.

Você pode ligar para o SINITOX, que é um serviço 24h, público e que dá instruções de como proceder em caso de intoxicações. O contato é 0800 722 6001.

A melhor opção é sempre ir ao médico o mais rápido possível e de preferência, levando junto com você parte da planta ingerida ou uma foto. Identificar a planta é importante no tratamento da intoxicação.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

3 Comments Leave a Reply
  1. OUTRA PLANTA QUE TEMOS EM CASA E É VENENOSA É A : AZALÉA.
    MINHA CACHORRA COMEU E TEVE VÔMITO E FEZES COM SANGUE , FOI MUITO DURO VER O ANIMAL SOFRENDO. MAS GRAÇAS A DEUS ELA HOJE ESTÁ BEM.
    OUTRA PLANTA É A : COMIGO NINGUÉM PODE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
melhor agachamento
Tipos e como fazer agachamento
exercícios de alongamento
Melhores exercícios de alongamento para o dia a dia