em

AmeiAmei

10 Plantas que não precisam de sol

Veja quais plantas são boas para cultivar em ambientes que não pegam sol com frequência

plantas que não precisam de sol
Crédito: Pxhere

Geralmente, quem mora em apartamento sofre mais com a falta de incidência solar dentro dos cômodos. Por isso, na hora de comprar mudas para cultivar em vasos ou floreiras, precisa escolher as espécies de plantas que não precisam de sol o tempo todo.

A verdade é que um pouco de sol quase todas elas vão precisar, mas já fica bem mais fácil cultivar as espécies que podem ficar na sombra a maior parte do tempo, apenas recebendo luminosidade indireta. Veja quais são e escolha as suas preferidas.

Veja também: plantas exóticas para cultivar em casa

Quais são as plantas que não precisam de sol

Não pense que são poucas as variedades de plantas que não precisam de sol. Você pode optar por plantas de pequeno ou médio porte que vão decorar a casa toda e, de quebra, ajudar a purificar os ambientes.

1. Mini-cactos

mini-cactos que não precisam de sol
Crédito: Casa Vogue

Os cactos são plantas nativas de lugares áridos, onde há mais sol do que chuva, mas nem por isso necessitam de luz solar o tempo todo. As espécies bem pequenas, que são os mini, podem ficar dentro de casa sem pegar sol e sem necessitar de muita água também. Mas lembre-se de deixar as cortinas abertas para que eles recebam luminosidade pelo máximo de horas possível.

2. Orquídeas

orquídeas que não precisam de sol
Crédito: Centro de Produções Técnicas

Muitas espécies de orquídeas são nativas da Amazônia, então gostam de clima úmido e bastante luz. Na hora de escolher a sua, pesquise bem por cada tipo, pois enquanto algumas necessitam de mais horas no sol, outras podem ser prejudicadas pelo excesso de luminosidade. São essas que você pode manter em apartamento.

Veja também: como cuidar de orquídeas para que fiquem sempre bonitas

3. Echeveria

echeveria plantas que não precisam de sol
Crédito: Etsy

A echeveria é um tipo de suculenta, aquelas plantas com folhas gordinhas que armazenam água no seu interior e que precisam de pouca rega. Em especial esse tipo não tolera muito sol, então é uma boa para ter dentro de casa.

Veja também: tipos e como cuidar de plantas suculentas

4. Antúrio

anturio plantas que não precisam de sol
Crédito: Revista Globo Rural

Essa folhagem é de porte médio, legal para colocar em um vaso na varanda ou no hall de entrada da casa. Ela precisa ficar a meia sombra, com luz solar indireta, então é interessante para manter em locais onde pega sol apenas algumas horas do dia.

5. Jiboia

jiboia tipos de plantas que não precisam de sol
Crédito: Minhas Plantas

De folhas verde e amarelo-claro, essa planta é uma trepadeira que cresce tanto onde há bastante luminosidade, quanto na sombra. Mas se não pegar muito sol, suas folhas ficarão menos desenvolvidas. Ela é bem adaptável, então entra na lista das plantas que não precisam de sol para sobreviver e decorar a casa com sua beleza.

6. Areca

areca não precisa de sol
Crédito: Planfor

A areca é um tipo de palmeira que pode ser cultivada à meia sombra, mas com bastante luminosidade. Pode deixá-la em ambientes internos em que não tenha ar-condicionado. Suas folhas ficam até mais bonitas se não deixar que pegue sol direto sobre elas.

7. Zamioculca

zamioculca não precisa de sol
Crédito: Jardiland

As folhas dessa plantas são de um verde bem vivo e bonito. Ela não precisa ser regada com muita frequência e permanece resistente, mesmo sem muita exposição ao sol. Fica linda para decorar qualquer ambiente da casa.

8. Violeta

violetas não precisam de sol
Crédito: Giuliana Flores

Essa flor é bem popular e muito bonita, encontrada em diversas cores. Elas são bem pequenas e delicadas, então é bem fácil criar uma composição colorida para decorar qualquer ambiente. A violeta só precisa de luz indireta para se desenvolver, então basta manter as cortinas abertas para deixar a luz entrar.

9. Lírio-da-paz

lírio-da-paz não precisa de sol
Crédito: Minhas Plantas

O lírio tem uma aparência semelhante às flores do antúrio. Também é uma folhagem que acalça um volume maior, podendo ser mantida em vasos no chão da sala ou da cozinha. Essa é uma das plantas que não precisam de sol, além de ajudar a purificar o ambiente, absorvendo os metais pesados.

10. Aglaonema

aglaonema não precisa de sol
Crédito: Minhas Plantas

Para que essas folhas verde e brancas se desenvolvam, a aglaonema só precisa ficar na sombra e as regas só devem ser feitas quando a terra estiver seca. Assim como o lírio-da-paz, também absorve os poluentes do ar, além de decorar e trazer mais vida para dentro de casa.

Confira no vídeo abaixo mais algumas espécies de plantas que não precisam de sol para cultivar na área do seu quintal em que o sol não bate:

Como economizar tempo nas tarefas domésticas

Como economizar tempo nas tarefas domésticas – Aprenda

cuidar de girassol

Como cuidar de girassol