em

Como cuidar de violetas em casa

Essas lindas flores são fáceis de cultivar. Veja como ter um jardim de violetas para florir e colorir a sua casa

cuidar de violeta
Crédito: Pxhere

A violeta é uma flor muito popular e que agrada a todos por conta das suas lindas cores e sua delicadeza. Também por ser delicada é que essa planta precisa de atenção especial. Veja como cuidar de violetas em casa e ter seus vasinhos sempre floridos.

5 Dicas para cuidar de violetas

cuidar de violetas
Crédito: Pxhere

As violetas são vendidas em pequenos vasos, perfeitos para presentear e fazer uma composição no seu quintal, varanda ou replantar na jardineira da sua janela. O melhor a fazer assim que comprar ou ganhar um vasinho dessa planta é colocá-la em um espaço maior e saber dessas dicas para cuidar de violetas do jeito certo e fazê-las florirem por bastante tempo.

1. Transplante a violeta de vaso

A violeta é uma planta de pequeno porte, mas, mesmo assim, ela precisa de um vaso de pelo menos 1 litro para se desenvolver melhor. Então, caso a sua planta não tenha vindo em um vaso desse tamanho, compre um vaso novo e prepare-o.

Faça uma camada de drenagem de água no fundo do vaso, colocando bolinhas de argila expandida ou um pouco de brita ou mesmo um pouco de carvão em pedaços pequeno no fundo do vaso. Essa dica é essencial, pois uma terra sem drenagem acumula água e faz a planta apodrecer.

Por cima da areia, que é a camada de drenagem, preencha o vaso com substrato misturado com mais um pouco de areia. Prepare uma mistura com 70% de substrato e 30% de areia, que ajuda a não deixar a terra muito compactada e pesada.

2. Estimule o desenvolvimento de flores

Quem cultiva violetas quer ver as flores crescendo saudáveis para embelezarem o ambiente. Então, quando colocar a terra misturada com areia no vaso, coloque também um pouco de farinha de osso, que é um ótimo estimulante para o florescimento. Somente a farinha de osso é o suficiente para a planta, que contém fósforo, o nutriente responsável pela floração.

3. Mantenha a violeta no local adequado

Depois de fazer o transplante da violeta para um vaso um pouco maior, com uma terra rica em nutrientes e bem drenada, precisa saber que a planta não gosta de passar o dia todo pegando sol direto. Ela precisa, sim, de bastante luminosidade, mas não quer dizer que o sol precise pegar nela o tempo todo. Metade do dia ela pode pegar sol e a outra metade pode pegar sombra, mas mantendo-se à luz do dia, no parapeito da janela, na varanda e outras áreas que pegam luz, sem que seja sol incidente.

4. Faça a rega corretamente

Outro ponto importante para cuidar de violetas está na rega. Quando precisar regar a planta, coloque a água diretamente no substrato, sem molhar as flores e folhas. Use um borrifador para que a água se espalhe bem. Regue de uma a duas vezes na semana, pois é o suficiente. A terra deve estar sempre úmida, mas não encharcada. Se for regar e perceber que a terra ainda está úmida, não precisa fazer a rega. Apenas quando notar que a terra está secando.

5. Cultive novas mudas

Para fazer a suas violetas se reproduzirem e ter várias outras plantinhas na sua casa, use uma tesoura de poda para cortar uma folha da violeta já desenvolvida e plantar essa folha em um outro vaso pequeno com o mesmo tipo de terra utilizado no transplante da planta atual.

Coloque a folha na terra, com o cabinho enterrado na diagonal. Deixe toda a folha para fora da terra. Mantenha a terra úmida e deixe o vaso com luminosidade para que logo nasçam os brotos. Depois repita o processo do transplante.

Agora que já sabe como cuidar de violetas, aproveite para aprender a plantar e cuidar da moreia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

óleo de cártamo

Conheça os benefícios do óleo de cártamo

óleo de calêndula

Óleo de calêndula: benefícios e como usar