Menu

16 Plantas que purificam o ar da casa

Confira quais são as plantas que pode cultivar em casa para decorar e purificar o ambiente ao mesmo tempo

Crédito: Pixabay

Publicidade

Ter plantas em casa é uma ótima maneira de decorar os ambientes e sentir-se mais próximo da natureza. Você pode cultivá-las no exterior, mas também nos espaços internos. Algumas espécies, inclusive, são excelentes por serem plantas que purificam o ar.

No ano de 1989, a NASA revelou uma pesquisa traduzida como “Ar Limpo”, conduzida pelo cientista Bill Wolrveton, especializado em química, microbiologia, bioquímica, biologia marinha e engenharia ambiental. Seus resultados ainda são válidos e indicam as 16 plantas que podem melhorar o ar dos ambientes, através do processo de filtragem de gás carbônico e substâncias gasosas tóxicas, transformando em ar puro.

16 Plantas que purificam o ar de sua casa, segundo a NASA

Veja quais são as 16 plantas que entraram para o ranking do estudo realizado pela NASA. Em seguida, veja mais algumas espécies recomendadas para cultivar dentro de casa, porque também oferecem esse efeito de filtragem do ar.

1. Gérbera

Crédito: Imagem de Reprodução

As cores das suas flores conferem alegria, ornamentação e suavidade ao espaço onde estão. A gérbera é uma boa planta para ter na lavanderia e no quarto, pois ela absorve o benzeno e o tricloroetileno, substância que compõe produtos para lavar roupa.

Publicidade

2. Palma-bambu

Pode colocar essa planta em salas, jardins ou varandas. Não se importa com a sombra, é mais fácil de cuidar e, assim como a gérbera, absorve os compostos benzeno e tricloroetileno do ar.

3. Café-de-salão

Essa planta é excelente para estar em espaços interiores por conta do seu efeito purificador. Enfeita com seus frutos e suas folhas de cor laranja e vermelha. Além disso, pode ficar na sombra, desde que tenha o solo sempre adubado. Contudo, ela é tóxica e, por isso, deve ficar fora do alcance de animais e crianças.

4. Hera

Crédito: Imagem de Reprodução

É uma das melhores para absorver as toxinas do ar. Tem folhas pequenas, de cor verde e forma própria, que ajudam a enfeitar um espaço. São trepadeiras e por isso costumam ficar do lado de fora, mas no interior, pode cultivá-la em um vaso pendente.

5. Pau d’água

Tem folhas compridas e verdes. Deriva da espécie fragans ou deremensis e do gênero Dracena. Deve cultivá-la em lugar com luz e em um vaso grande, dando atenção especial às regas.

Publicidade

6. Dracena de Madagascar

Assim como o pau d’água, é também uma dracena, apesar de ter folhas mais pontiagudas e finas. Como se eleva verticalmente, pode perfeitamente preencher os cantos da casa. Ela cresce bastante, então precisa de espaço.

7. Dracena Janet Craig

Essa é outra das plantas que purificam o ar recomendadas pelo estudo da NASA. É muito bonita e pode ser facilmente cultivada em vasos.

8. Espada-de-São-Jorge

Crédito: Imagem de Reprodução

É uma planta bem fácil de cultivar e é excelente para quem vive em apartamento e não dispõe de muito tempo. É bem versátil com a luz e a temperatura. Ela absorve os formaldeídos liberados pela madeira, carpete e tecidos sintéticos, purificando o ar e liberando o oxigênio limpo durante a noite.

Publicidade

9. Crisântemo

Essa planta oferece flores suaves e singelas. Como provêm de uma hibridação, precisa de calor e luz, com mais dedicação aos cuidados. Em troca, ela contribui com a limpeza do ar absorvendo benzeno, amônia, xileno, tolueno, tricloroetileno e formaldeído.

10. Lírio da paz

O lírio, por possuir flor, contribui com sua beleza calmante e também com a purificação do ambiente onde é colocado. É ideal para cultivar em climas mais quentes, mas precisa ter cuidado, pois é venenoso. Deve ser mantido longe dos animais e das crianças.

11. Ficus

Crédito: Imagem de Reprodução

O ficus ajuda a manter a umidade do ar, porque tem um alto índice de transpiração. É bastante resistente e contribui com a eliminação do benzeno, xileno, tolueno, formaldeído e tricloroetileno.

Publicidade

Outras plantas que purificam o ar

Além das recomendadas pela NASA como as melhores plantas que purificam o ar, há muitas outras que contribuem com essa tarefa e ainda oferecem outras propriedades. Veja algumas.

12. Aloe vera

A aloe vera, ou babosa, é uma suculenta necessita de pouca água e bastante sol, podendo alcançar um metro de altura. Apesar disso, pode tê-la dentro de casa ou na varanda. Além disso, é uma planta com excelentes propriedades medicinais, em especial para tratar o cabelo e a pele.

13. Jiboia

É uma planta trepadeira, mas que também pode cultivar em vasos no interior da casa. É ótima para a filtragem de formaldeídos. Necessita de pelo menos metade do dia de sol.

Publicidade

14. Azaleia

As suas flores são lindas, ornamentais e cheias de cor. Sente-se bem com a luz ou com a sombra. Por isso, adaptam-se a qualquer ambiente com facilidade. Como são tóxicas, não as coloque em contato com animais e crianças.

15. Clorofito

Além de muito bonito, o clorofito absorve poluentes como benzeno, xileno e monóxido de carbono. Pode ser facilmente cultivado em vasos pendentes dentro de casa e vive bem em baixas temperaturas.

16. Palmeira ráfia

Em vasos de porte médio e grande é fácil cultivar essa bela palmeira dentro ou na entrada de casa. É uma boa planta para filtrar amônia dos materiais de limpeza e tecidos.

Publicidade

Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar

Leave a Reply

Sair da versão mobile