propriedades e como cuidar da dedaleira
Crédito: Freepik
em

Dedaleira: conheça mais sobre essa planta medicinal e ornamental

Ela é linda, exuberante e pode ser cultivada no quintal das regiões com verões menos intensos

Publicidade

Algumas plantas são medicinais, outras ornamentais, ou podem ser as duas coisas, como é o caso da dedaleira, que fica maravilhosa ornamentando o jardim, mas também é estudada em laboratório por conta das suas propriedades medicinais.

No entanto, não é recomendado usá-la para fins medicinais em casa, já que é uma planta tóxica. Se quiser cultivá-la, que seja só para embelezar o jardim de casa. Conheça mais sobre ela.

Veja também: como cultivar a linda petúnia

Características gerais da dedaleira

dicas de cultivo da dedaleira
Crédito: Freepik

O nome científico da dedaleira é Digitalis purpurea, mas também existe o híbrido Digitalis x fulva. Ela recebe o apelido de dedaleira por causa do formato de suas flores, semelhantes a dedais de costura. É uma planta originária da Europa, e por isso prefere climas amenos e frios para se desenvolver.

Publicidade

Luminosidade

O ambiente para cultivo dessa planta é com meia sombra, mas se ela estiver em um local de clima ameno, mesmo no verão, pode ficar sob sol pleno. Não a deixe pegar sol o tempo todo se a temperatura estiver quente.

Regas

Faça regas frequentes nessa planta para que o solo seja mantido sempre úmido. Sinta com o dedo antes de regar, pois também não pode deixar suas raízes encharcadas, ou elas irão apodrecer.

Solo

Para o plantio, a dedaleira gosta de um solo fértil, rico em matéria orgânica, leve para facilitar a drenagem da água e com um pH médio de 5,5 a 6,5, embora não seja uma regra manter essa acidez, pois ela tolera variações.

Publicidade

Floração

Geralmente você passa todo o primeiro ano apenas cuidando bem da sua dedaleira para ver as flores apenas no ano seguinte, na época do verão.

Propagação

A forma mais comum de reproduzir essa planta é pelas sementes, que você pode comprar em uma loja especializada em jardinagem ou produtos agrícolas. As sementes são bem pequenas e devem ser plantadas em covas rasas, cobertas com terra bem leve ou serragem fina. Depois de duas ou três semanas as mudas começam a brotar. Se fizer o plantio em uma sementeira, quando a muda estiver com uns 8 centímetros de altura, pode ser transplantada para o local definitivo.

Propriedades medicinais da dedaleira

dedaleira propriedade medicinal
Crédito: Freepik

Embora não seja recomendado que se use a dedaleira como remédio caseiro por ser uma planta tóxica, ela era usada para essa finalidade desde 1.000 a.C., na região da Grã-Betanha, como expectorante para tosse, ataques de epilepsia, inchaço das glândulas linfáticas e para limpar, secar e cicatrizar feridas.

Publicidade

Por volta de 1650 ela foi introduzida na London Pharmacopeia, mas levou mais 50 anos para que suas propriedades fossem reconhecidas no tratamento de doenças cardíacas. Em 1785, o médico e botânico inglês William Withering publicou o estudo “An account of the foxglove and some of its medical uses” (Um relato da dedaleira e alguns de seus usos médicos), baseado em resultados da sua prática médica.

Atualmente, derivados dessa planta são utilizados na indústria farmacêutica na fabricação de medicamentos para tratar insuficiência cardíaca, melhorando a circulação e equilibrando a tensão arterial.

Como fazer um pé de mamão no vaso produzir frutos

Como fazer um pé de mamão no vaso produzir frutos

como fazer mudança radical na decoração

Dicas para fazer uma mudança radical na decoração da sua casa