plantas companheiras
Crédito: Freepik
em

Plantas companheiras: veja quais podem ser plantadas juntas na horta

Não dá para escolher o que plantar aleatoriamente. Saiba quais são as melhores combinações para sua horta

As plantas companheiras são uma excelente alternativa para quem não tem muito espaço, mas quer ter sua horta em casa. Além de ajudar a reduzir os ataques de predadores, elas podem ajudar no desenvolvimento.

Algumas plantas não podem ser fixadas perto de outras, pois acabam interferindo no desenvolvimento uma da outra. Seja o tipo de raiz que não combina ou os compostos que ela libera no solo, o ideal é deixar longe. Por outro lado, há aquelas que, quando combinadas, trazem excelentes resultados na sua horta. Veja quais são!

Veja também: como fazer uma horta vertical em casa

Quais plantas podem ser plantadas juntas

Essas plantas podem ser úteis de várias formas, seja atraindo insetos polinizadores ou tornando-se armadilhas para predadores. Além disso, elas aumentam a fertilidade do solo e dificultam a ação de pragas, reduzindo assim os ataques. Ou seja, são muitos os motivos para testar algumas dessas combinações.

O que plantar com beterraba

Muita gente gosta de ter beterraba em casa, seja pela aparência das suas folhas ou pelo alimento em si. Para deixá-la mais forte e saudável, procure plantar junto, por exemplo, a couve-de-bruxelas, brócolis, cebola, acelga ou repolho. Claro que esses também serão beneficiados.

Plantas companheiras do repolho

Presente na alimentação diária de muitas famílias, ele é fácil de cultivar, porém muito sensível e propenso a pragas. Para deixar sua horta repleta dessa majestade, cultive alguns alimentos especiais. Você pode escolher entre a couve-de-bruxelas, tomate, brócolis, espinafre, acelga ou couve-manteiga.

Cenoura mais tenra

Quer uma plantação de cenouras que te dê aquela colheita saborosa e tenra? Então capriche na escolha das acompanhantes. Entre as mais indicadas estão o repolho, alho-poró, rabanete, ervilha e cebola. Além disso, a alface também se dá bem com a cenoura, garantindo assim sua salada mais saborosa e fresquinha.

Plantar batatas

Quer plantar batatas na beira da sua horta? É uma excelente ideia, ainda mais quando combinada corretamente com outras plantas. As batatas podem ser plantadas em consórcio com o milho, feijão e abóbora. Além disso, também são excelentes a ervilha e adivinhe: o repolho. Parece que ele é um coringa na sua plantação, concorda?

Tomates fortes e saudáveis

Já o pé de tomate é bastante seletivo e acaba sendo mais benéfico do que sendo beneficiado nos consórcios. Por exemplo, ele ajuda a repelir pragas do repolho, tornando o ambiente mais saudável. Mas para ajudar o tomateiro, procure colocar por perto alguns pés de cebola, cenoura e, é claro, repolho.

Para rabanetes saborosos

Vermelhos por fora e brancos por dentro, eles são perfeitos para decorar sua salada. Além disso, são muito crocantes e tem o sabor levemente picante. Para ter rabanetes mais saborosos, procure plantar no mesmo canteiro, ervilha, cenoura ou espinafre. Além disso, pode também optar pela alface e o pepino.

Ervilhas em casa

Sabia que é possível plantar ervilhas em casa? Depois, pode cozinhar com ou sem as favas, pois ficam perfeitas de qualquer forma. Para que elas fiquem mais saudáveis e gostosas, plante as ervilhas junto com pés de feijão ou de milho. Pode também optar por cenoura, nabo, pepino e rabanete.

Viu como é simples? Escolha seu conjunto e comece a preparar o seu canteiro, rico em cores, aromas e sabores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como desentupir chuveiro

Como desentupir chuveiro tirando o calcário acumulado

alimentos contra cansaço

Alimentos contra cansaço: 4 melhores grupos para sua saúde