em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como plantar rosas no jardim e em vasos

Você pode plantar rosas no jardim ou em vasos, conforme tiver espaço. Veja as dicas de como fazer

como plantar rosas
Crédito: Pxhere

As rosas são as flores símbolo do romantismo. Dá-se rosas às pessoas que gosta e que deseja o bem. Então, ter um jardim florido no quintal de casa é uma maravilhosa ideia para trazer essas boas energias. Se você gosta dessa flor e gosta de jardinagem, veja a seguir como plantar rosas no jardim, em vasos e a técnica de plantar na batata.

Como plantar rosas na terra passo a passo

Plantar rosas é um processo relativamente simples quando você tem gosto por essa atividade. Afinal de contas, elas necessitam de dedicação para florescerem lindamente, perfumadas e cheias de saúde. Comece pela escolha do tipo de rosa que pretende plantar e veja o que mais deve fazer:

1. Escolhendo as sementes e tipos de rosas

plantar rosas escolher tipos
Crédito: Pxhere

O primeiro passo é decidir entre quais tipos de rosas você vai querer ter no jardim. Existem algumas, como por exemplo:

  • Rosas em miniatura: como o nome já diz, essas flores são bem pequenas e a roseira cresce entre 15 centímetros e 60 centímetros;
  • Rosas trepadeiras: se quiser que as rosas ocupem um espaço maior, como uma treliça, um pergolado ou um muro, é esse tipo que deve escolher;
  • Rosas arbustivas: esse tipo de rosa vai crescer em formato de uma pequena árvore, com o caule mais comprido e as flores e folhas na copa;
  • Rosas grandiflora: esse tipo é um arbusto ideal se quiser que a planta atinja até 1,80 metro de altura;
  • Rosas hybrid tea: com um arbusto de cada vez, esse tipo de rosa é bem comum e também cresce como arbusto;
  • Floribunda: outro tipo de arbusto, muito bonito se pretende plantar várias mudas em fileiras para fazer caminhos.

2. Melhor época para plantar

Toda planta se desenvolve melhor em determinada época do ano, por isso existem períodos ideais para fazer o plantio. No caso para plantar rosas, o ideal é que plante seis semanas antes de começar a primavera.

Porém, essa época vai ser de inverno, e as rosas não lidam bem com invernos rigorosos. Se estiver frio demais, tome o cuidado de proteger as plantas do vento e mantê-las sob o sol por 5 ou 6 horas diárias.

3. Materiais necessários

Não precisa de muita coisa para plantar rosas. Se for plantar mudas, já pula a etapa da geminação, o que facilita o plantio. Então, só vai precisar:

Mudas de rosa: quantas quiser plantar;
Terra vegetal natural: 10 litros;
Esterco de gado curtido ou composto orgânico: 10 litros;
Farinha de osso: 100 gramas.

4. Como plantar na terra

como plantar rosas na terra
Crédito: Pxhere

Com os materiais em mãos, veja o passo a passo para plantar rosas no seu jardim.

  1. Comece preparando a mistura de terra com adubo e farinha de osso e deixando o canteiro bem fofo com essa mistura 8 dias antes do plantio. Remexa bem a terra até 30 ou 40 centímetros de profundidade;
  2. No local escolhido, faça covas com 30 centímetros de profundidade. Coloque cada rosa em uma covinha e vá preenchendo com terra somente em volta da raiz;
  3. Vá fazendo regas nos horários de sol mais forte até começar a floração. Depois, somente nos períodos de seca.

5. Cuidados a ter com as rosas

como plantar rosas cuidados
Crédito: Decoração Ideal

Como você já viu anteriormente, as rosas precisam de cuidados quanto ao clima. Se onde você mora venta muito, procure fazer o plantio perto de uma parede ou faça uma proteção com madeira ou outro material para que não tenha muita corrente de vento.

Se mora em local com muito frio, garanta que as rosas peguem sol por mais da metade do dia. Entretanto, se mesmo no inverno for muito quente, ou já sabe que na primavera será, coloque as plantas em local que pega meia sombra. O equilíbrio é o segredo. Nem muito sol, nem muita sombra, nem muito vento.

Quanto ao solo, as rosas possuem a mesma exigência principal de toda planta, que é a boa drenagem. Nenhum planta sobrevive encharcada de água, pois as raízes apodrecem. Outra dica de cuidado é evitar plantar rosas muito perto de árvores e arbustos, pois eles são mais fortes e absorvem a maior parte dos nutrientes da terra, sem deixar o suficiente para as rosas.

Como plantar muda de rosa em vasos

como plantar rosas no vaso
Crédito: Jardins da Terra

O plantio de mudas de rosa em vasos segue com os mesmos materiais para o plantio na terra, mas em menor proporção. A diferença é que deverá colocar um pouco de pedras no fundo do vaso para melhorar a drenagem da terra e a planta não ficar encharcada.

Escolha vasos de 30 litros para rosas arbustivas e trepadeiras, 15 litros para as pequenas e 20 litros para rosas de flores grandes. Pode plantar três mudas juntas em vasos maiores para que o resultado seja mais bonito.

A cada 15 dias use adubo líquido para manter a planta bem nutrida, na quantidade recomendada na embalagem do produto.

Como plantar rosa na batata

Depois de aprender a como plantar rosas diretamente no jardim e em vasos, existe uma outra técnica, que é plantar em batatas. Esse método é uma forma de estimular o crescimento saudável da planta, pois a batata vai manter a rosa úmida e nutrida.

Materiais

Rosa cortada: 1 unidade por batata;
Batata: 1 unidade por rosa;
Garrafa pet: 1 unidade;
Vaso: 1 unidade;
Terra: para encher o vaso.

Modo de fazer

1. Comece preparando a rosa. Ela deverá ter o talo cortado em um ângulo de 40 graus, ou seja, com a pontinha na diagonal, cerca de 4 centímetros abaixo da flor. Retire todas as folhas;

plantar rosas na batata limpeza
Crédito: Viva Decora

2. Pegue a batata e faça um furo com o talo da rosa para que fique exatamente do diâmetro do talo e fique firme;

plantar rosas na batata furo
Crédito: Viva Decora

3. Coloque dentro do vaso 7 centímetros da terra já adubada e pronta. Coloque a batata bem no meio e cubra toda ela com mais terra;

plantar rosas na batata
Crédito: Viva Decora

4. Corte o fundo da garrafa pet e encaixe em volta do talo, fazendo uma estufa;

plantar rosas na batata estufa
Crédito: Viva Decora

5. Regue com água ao redor da garrafa. Depois é só ir observando o crescimento da planta e remover a estufa antes que forme os botões.

Aproveite também para aprender a plantar lavanda em casa e deixar seu jardim ainda mais bonito e perfumado.

21 Comments

Leave a Reply
  1. Bem interessante o processo…tenho uma pergunta: nas fotos que mostram o galho enfiado na batata, é impressao minha, ou o galho está de cabeça pra baixo? Achei meio esquisito isso…rsss
    Boa tarde
    Ludwig
    Santo Amaro da Imperatriz/sc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chá preto emagrece sim ou não

Chá preto emagrece: sim ou não?

benefícios chá de gengibre

Chá de gengibre: para que serve e como fazer