plantar nêsperas
Crédito: Wikimedia
em

Como plantar nêsperas no quintal: passo a passo

A nespereira é uma árvore bonita, imponente e vai lhe dar deliciosas frutas todos os anos. Veja como plantar.

A nespereira é a árvore de onde nasce a fruta nêspera, uma ameixa amarelinha, em formato oval, bem macia, ácida e que oferece muitos benefícios para a saúde. Se você quiser plantar nêsperas em casa, a primeira coisa a saber é que precisa de espaço, pois a árvore adulta é um verdadeiro sombreiro, podendo chegar a 10 metros de altura. Veja mais dicas e o passo a passo de como fazer o plantio.

Como plantar nêsperas: passo a passo

como plantar nêsperas passo a passo
Crédito: Pixabay

As flores da nespereira brotam no outono, e os frutos amadurecem no fim do inverno e começo da primavera. A árvore exige alguns cuidados, nada fora do comum para crescer com saúde e evitar pragas. A melhor forma de ter um pé sadio é plantando uma muda que você compra em uma loja de agropecuária. Veja como fazer:

1. Escolha o local

Pelo fato de a nespereira ser uma árvore de médio porte, chegando a 10 metros de altura, você precisa escolher um local com espaço para que ela cresça, sem competir com raízes de outras plantas tão perto.

2. Compre a muda ou pegue as sementes

Depois vá à loja escolher a sua muda de nespereira. Se preferir usar a própria fruta, escolha peças bem bonitas que aparentem estar saudáveis. Remova a polpa, lave as sementes e deixe secar à sombra.

Depois de secas, semeie-as em saquinhos com substrato neutro para mudas, mantendo-os úmidos. Deixe os saquinhos em local com sombra na metade do dia e sol na outra metade, até ver que está brotando. Pode levar entre 20 e 30 dias para brotar.

3. Cave o buraco e plante

A profundidade do buraco onde a nêspera será colocada vai depender do tamanho da muda que você tiver escolhido. Deve ser proporcional. É importante que o solo tenha pH neutro, que seja mantido úmido e seja fértil. Coloque a muda no buraco, fertilize, regue e então é só aguardar e seguir as dicas de cuidados.

Dicas para cuidar

Enquanto a planta estiver em crescimento, mantenha o solo fertilizado com adubo e substrato, e sempre úmido, mas não encharcado.

Quando a planta já tiver maior e começarem a nascer as frutas, coloque um saquinho ou jornal protetor em cada cacho para proteger das pragas até que amadureçam e possam ser colhidos.

Depois de colher, apenas remova as folhas que notar estarem menos bonitas, mas não precisa fazer a poda dos galhos. Sempre deixe algumas frutas no pé para prolongar a frutificação. Depois é só esperar pela colheita do próximo final de inverno.

Agora que você já sabe como plantar nêsperas, aproveite para ver também como plantar lindas flores de hibisco para manter o seu jardim florido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
carne com molho apimentado de vinho e chocolate

Receita de carne com molho apimentado de vinho e chocolate

fazer musculação ao envelhecer previne morte prematura

Estudo revela: fazer musculação ao envelhecer previne morte prematura