plantar maracujá em vaso
Crédito: Freepik
em

Como plantar maracujá em vaso

Tenha um pé de maracujá no seu quintal ou mesmo na sacada do apartamento

Você não precisa morar em uma casa com terreno grande para ter árvores frutíferas. É possível cultivar diversas frutas em vasos, inclusive o maracujá, que você vai aprender agora. Aliás, aprenda também a plantar mamão em vasos.

Como obter mudas?

Você pode comprar uma muda de pé de maracujá em uma loja especializada ou você pode comprar maracujás bem bonitos e saudáveis no mercado e semear com as sementes da fruta, fazendo suas mudas desde o comecinho. Essa é uma ótima maneira de começar seu cultivo com o tipo de maracujá desejado, que é aquele que você escolher comprar.

Semeando

Quando for cortar o maracujá para comer, separe a polpa das sementes. Coloque as sementes sobre um papel-toalha e deixe-as secando no sol por mais ou menos uma semana.

Depois, prepare um vaso de tamanho médio com uma mistura de terra vegetal, esterco curtido ou húmus de minhoca e um pouco de areia de construção. Esse vaso pode ser menor, apenas para brotar a muda, depois você prepara um vaso grande para replantar a muda e deixá-la crescer.

Faça uma covinha no centro da terra, com o dedo mesmo, e coloque ali umas 3 ou 4 sementes. Tampe de leve, sem apertar, e faça uma rega para deixar a terra bem úmida, mas sem encharcar.

Deixe o vaso no sol e vá mantendo a terra úmida, conforme ela for secando. Esse processo vai levar de 25 a 30 dias, até que a sua muda esteja com uns 30 centímetros e as duas primeiras folhas.

Transplante para o vaso definitivo

Se você escolheu um vaso médio para fazer a muda, depois de pelo menos 30 dias já pode transplantá-la para um vaso maior, que será o local definitivo da planta. Se não der para transplantar logo nos 30 dias, não faz mal. A planta vai continuar se desenvolvendo.

Mas lembre-se que ela é uma trepadeira e vai começar a “agarrar” no que estiver por perto. Então, para evitar ter que ficar soltando a planta de onde estiver agarrada, correndo o risco de machucá-la, já deixe o vaso no local definitivo, seja na sua sacada ou no quintal.

Quando for transplantar, escolha o maior vaso que puder, pois essa planta precisa de espaço para se desenvolver. O ideal mesmo é no solo, então saiba que até pode plantar em vasos, mas não vai ter a mesma produtividade de frutos do que ocorre quando a planta está no solo.

Prepare o vaso com a mesma mistura que colocou no vaso menor para a mudinha crescer. Retire a muda do vaso menor com cuidado para não arrebentar as raízes. Limpe o excesso de terra, coloque a muda no vaso maior e tampe com mais mistura de terra.

Depois faça uma rega e deixe o vaso no local definitivo. Ao lado da muda, dentro da terra, coloque uma estaca de madeira para que ela comece a se agarrar e firmar. Deixe o vaso em um local onde a planta possa se agarrar sem ser arrancada depois.

Escolha do local definitivo

Depois que replantar a sua muda de maracujá é só ir mantendo a terra úmida, sem encharcar, e deixá-la pegar pelo menos umas 4 horas de sol por dia. A cada 3 meses, mais ou menos, pode dar um pouco de adubo, de preferência natural, como esterco de gado curtido ou húmus de minhoca.

A escolha do local definitivo deve levar em conta que a planta vai se agarrar nas paredes ou escadaria, árvore e o que tiver mais perto. Além disso, ela precisa ficar protegida dos ventos fortes e da geada, pois poderá não suportar tanto frio.

truques para pintar a casa com facilidade

11 Truques de pintura para pintar a casa com facilidade

como tirar cola de roupa

Como tirar cola de roupa: passo a passo sem danificar o tecido