Como fazer um pé de mamão no vaso produzir frutos
Crédito: Freepik
em

Como fazer um pé de mamão no vaso produzir frutos

Seguindo todas essas recomendações, um pé de mamão pode dar muitos frutos por cerca de dois anos

Praticamente qualquer tipo de fruta pode ser cultivada dentro de um vaso, inclusive um pé de mamão. Já pensou ter um mamoeiro na sua casa, mesmo sem ter um quintal para plantar, e poder colher frutos todos os anos? Saiba que é possível, e veja agora como é que se faz.

Como plantar mamão em vaso

Pode parecer um processo complicado, mas plantar mamão em vaso e fazer dar frutos é mais simples do que imagina. Veja, a seguir, as dicas e passo a passo, com as instruções do canal Pomar e Horta em Vasos.

Variedade de mamão para plantar em vaso

Para fazer o plantio do mamão em um vaso e fazer com que dê frutos, o primeiro passo é pegar um mamão maduro e separar algumas sementes. Escolha uma fruta de boa qualidade, bem bonita e já madura.

O melhor tipo para plantar em vaso é o mamão papaya, que é menor, e assim o pé vai suportar melhor as frutas menores. Além disso, do papaya você não vai ter mamão macho, que não dá fruto. Então, é fácil para fazer um novo plantio depois. E ainda tem o benefício de não precisar de tantos nutrientes quanto outras variedades de mamão.

Prepare o vaso

Para começar, você pode pegar uma garrafa pet de 3 litro e cortar a parte superior. O mamão tem raízes longas, então precisa de espaço para começar a crescer. Encha essa garrafa com uma boa terra, que seja bem drenante e rica em matéria orgânica. Lembre-se de fazer furinhos na parte de baixo da garrafa para escoar a água das regas.

Plante

Lave umas 3 sementes para remover uma película que as reveste, depois coloque-as na terra, dentro da mesma garrafa, uma próxima da outra. Não precisa enterrar fundo, apenas abra covinhas de mais ou menos meio dedo, coloque as sementes e tampe com uns 2 centímetros de terra, sem apertar.

Regue e mantenha

Depois de tampar as sementes com terra, faça uma rega e mantenha o vaso em um local com sol, bem iluminado. Não tem problema pegar sol direto, desde que a terra seja mantida sempre úmida. Para ajudar, pode colocar uma camada de folhas secas ou cascas de árvore bem leves sobre a terra, pois isso ajuda a manter a umidade.

Transplante

Com cerca de 30 dias o seu pé de mamão já vai estar grandinho, com tronco de quase 1 metro e folhas no topo. Antes disso, quando estiver um broto firme, já pode preparar um vaso de 60 litros com a mesma terra, leve e fértil, e fazer o transplante da muda, com cuidado para preservar suas raízes.

Adubação

Não se esqueça de que o seu mamoeiro precisa ser adubado a cada 3 meses para estimular a frutificação. Então, adube-o com esterco de boi curtido, cinzas de queima, farinha de osso e húmus de minhoca, na quantidade de 200 gramas de cada tipo de adubo. Se preferir usar o adubo químico, utilize uns 200 gramas do NPK 10-10-10 a cada 3 meses, cuidando para não ultrapassar a dose, pois a planta pode queimar.

Frutificação

Depois de uns 3 meses cuidando bem do seu mamoeiro, ele já vai estar com o tronco bem mais grosso, muitos galhos com folhas, e vai começar a brotar flor, bem pequenas. Ou seja, é bem rápido para começar a frutificação.

Final das colheitas

Com todos esses cuidados, você vai conseguir colher mamão por uns 2 anos. Depois disso, mesmo adubando a terra, a planta começa a ficar fraca, com poucas folhas, pois já deu o que tinha para dar. Então, comece a usar as sementes das colheitas para plantar novos pés.

Veja também: frutas e legumes fáceis de cultivar

dani suzuki fala sobre novela sol nascente

Daniele Suzuki desabafa sobre novela Sol Nascente e abre debate sobre discriminação étnica

propriedades e como cuidar da dedaleira

Dedaleira: conheça mais sobre essa planta medicinal e ornamental