em

Como plantar lichia em casa

Você pode plantar a sua a partir de uma muda ou da semente, mas da segunda forma leva mais tempo para frutificar
plantar lichia
Crédito: Pixabay

A lichia é uma fruta doce e perfumada, com uma casca grossinha avermelhada e interior branco amolecido, lembrando o da jabuticaba. Sua origem é chinesa, mas a árvore se adaptou muito bem ao solo brasileiro. Por isso é que, se você gosta dessa frutinha, pode plantar lichia em casa. Veja como fazer o plantio de uma muda em vaso e a partir do caroço.

Como plantar lichia em vaso passo a passo

como plantar lichia em vaso
Crédito: Pixabay

Assim como a maioria das plantas, a árvore da lichia gosta de um solo bem drenado e rico em nutrientes para se desenvolver de forma saudável. Veja quais são os passos a seguir para o plantio.

1. Escolha do vaso e preparo do solo

Para suportar o crescimento da árvore frutífera, escolha um vaso de pelo menos 40 litros. Assim vai ter espaço o suficiente para ela se desenvolver saudável.

Dentro desse vaso, faça uma camada para drenagem usado pedra brita ou bolinhas de argila expandida. Por cima faça uma cama de areia de construção. Depois, preencha o vaso com uma mistura de 50% de terra, 40% de adubo orgânico e 10% de areia para ficar soltinho.

2. Plantio da muda

Você pode comprar uma muda e plantar lichia de forma mais prática do que esperar geminar. O importante é escolher uma muda bem sadia, que você pode comprar em uma loja agropecuária ou em floriculturas que tenha mudas frutíferas.

Quando a tiver em mãos, faça uma cova no centro da terra do vaso, coloque a muda, tampe e regue bem para a terra ficar totalmente úmida.

2. Época do plantio

Para um melhor desenvolvimento da planta, o ideal é que ela passe por um período mais seco antes da frutificação. Então faça o plantio entre janeiro e março para que ela logo pegue o inverno.

Plantar a partir do caroço

É sempre possível começar o plantio de uma árvore a partir do caroço do seu fruto. Com a lichia não é diferente. Depois de consumir alguma fruta, guarde o caroço para germiná-lo e depois plantar. Quando a muda tiver as primeiras folhas, aí é só transplantá-la para o vaso, seguindo o mesmo procedimento do tópico anterior.

Para a germinação, utilize os seguintes materiais:

Pote de sorvete de pelo menos 1 litro;
Caroço de lichia;
Papel toalha;
Borrifador;
Benerva (comprimido de vitamina B).

Você vai bater no liquidificador o comprimido Benerva com 200 ml de água. Esse comprimido serve como enraizador da planta, para acelerar a germinação. Depois de bater, coloque o líquido em um borrifador.

Então, coloque uma folha de papel toalha dentro do potinho de sorvete, borrife um pouco do líquido preparado, coloque por cima ou mais caroços de lichia e cubra com outro papel toalha. Borrife o papel e o caroço com mais um pouco do líquido, mantendo a umidade, mas sem excesso.

Feche o pote e todos os dias observe o desenvolvimento do caroço. Em média de 5 dias ele já deve ter apontado uma pequena raiz em uma das extremidades. Durante esses dias, continue borrifando um pouco do líquido, apenas uma vez ao dia e somente quando o papel já estiver seco.

Quando perceber a pequena raiz do broto, pode colocar na terra preparada. Pode ser direto no vaso ou em um vasinho pequeno, com a mesma mistura de terra, até chegar aos 40 dias e poder transplantar para o vaso grande.

Dicas para cuidar

como cuidar de lichia plantada
Crédito: Pixabay

Depois de plantar lichia, precisa manter a planta bem-cuidada para que ela cresça saudável. Então, mantenha as regas periódicas, impedindo que a terra fique totalmente seca.

Também é importante adubar a planta a cada 3 meses para que ela se mantenha nutrida. Essa nutrição vai fazer bastante diferença no sabor das frutas.

Observe a planta com frequência para detectar o surgimento de pragas. Mantenha a terra em volta da muda sempre limpa e, se surgir alguma doença, dê preferência para inseticidas orgânicos.

Mantenha o vaso em um local onde possa pegar no mínimo 4 horas de sol todos os dias. Se for mais, não tem problema.

Quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos?

Depois de todo o cuidado para plantar lichia, o momento mais esperado é o da colheita. Porém, vai ser preciso paciência. Para dar frutos depois de um período de floração, pode ser que leve de 2 a 3 anos, no caso da muda. Se plantar a partir de um caroço, pode levar ainda mais tempo. A quantidade de frutos também é variável a cada ano, pois o clima vai interferir.

Tem interesse pelo cultivo de outras plantas? Então confira como plantar acerola e como plantar limão em casa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
água destilada
Água destilada: o que é, para que serve e como fazer
pratos tradicionais para ceia de natal
13 Pratos tradicionais para ceia de Natal