em

Como plantar gengibre em casa

Depois de ver como é fácil plantar o gengibre, não vai mais precisar comprar no mercado para tê-lo fresco
como plantar gengibre
Crédito: Pxhere

O gengibre já faz parte da rotina de quem gosta de cuidar da saúde e é adepto da medicina popular. Ele é consumido em forma de chá, é colocado em sucos, sobremesas, molhos e uma diversidade de receitas. Pode comprar esse rizoma inteiro, desidratado ou em pó. E outra alternativa para tê-lo sempre à mão é aprender a plantar gengibre em casa.

Depois do plantio e de uma colheita de sucesso, é só aproveitar as qualidades que esse rizoma oferece à saúde. O gengibre é bom para aliviar náuseas e mal estar, melhora a digestão eliminando os gases e também é ótimo aliado no alívio dos sintomas de gripe.

Como todos esses incômodos não têm hora para a acontecer, então é sempre bom ter um pedacinho de gengibre por perto. Veja como plantar gengibre e ter uma planta de qualidade.

Como plantar gengibre em vaso

plantar gengibre em vaso
Crédito: Hortas.Info

Para plantar gengibre você vai precisar de um rizoma, que é a parte que se consome. Você pode comprar um no mercado, tendo o cuidado de escolher os que estejam firmes e lisos, bem novos. Veja como fazer:

1. Estimulando os brotos

Se você comprou rizomas de gengibre sem broto verde, coloque-os de molho em água morna durante a noite. Os brotos devem aparecer no dia seguinte.

Se não aparecerem, mantenha na água por mais uma noite. Se mesmo assim não aparecerem, não tem problema. Pode plantar do mesmo jeito, mas talvez leve um pouco mais de tempo para brotar.

2. Preparando o vaso

Prepare um vaso grande, que seja alto e largo, começando pela drenagem. Coloque uma camada de pedrinhas tipo argila expandida ou brita. Por cima, coloque uma camada de areia que também vai ajudar na drenagem.

Depois, cubra com uma mistura de 50% de terra orgânica com 40% de um composto bem curtido ou adubo, e mais 10% de areia. Misture bem e encha o vaso. Quando for comprar, peça ao vendedor um substrato bem rico em matéria orgânica.

3. Plantando os rizomas

Depois que a terra estiver colocada no vaso, é hora de plantar. Você vai colocar um rizoma por vaso. Se comprou só um, quebre-o em partes menores.

Abra uma covinha no centro, com uns 10 centímetros de profundidade. Coloque o rizoma dentro e cubra com a terra, deixando o broto verde para fora, caso tenha broto. Regue em volta para a terra ficar bem úmida. Use, de preferência, água de poço, sem cloro.

4. Cuidando do gengibre

Depois de plantar e regar, mantenha o vaso em um local com sombra, mas aquecido. Dentro de casa, perto da janela para pegar claridade é uma boa opção.

O solo precisa ser mantido úmido, mas não encharcado. Coloque o dedo sobre a terra para sentir se está úmida ou seca.

Como plantar gengibre em água

Por ser uma raiz, o gengibre precisa de terra para crescer e se desenvolver. A água é usada apenas para que seus brotos se desenvolvam, principalmente se você estiver plantando um pedaço que não é orgânico.

Depois de ficar de molho na água, como já explicado anteriormente, a raiz tem que ser passada para a terra.

Como e quando colher

como colher gengibre
Crédito: My Urban Produce

Depois que você fez o plantio do gengibre no vaso, em algumas semanas vai ver as primeiras folhas aparecerem. Mantenha os cuidados recomendados com a sombra, o calor e a rega. A planta vai crescer em média de 80 centímetros a 1 metro e terá folhas mais finas e alongadas.

Em média de 10 meses depois, vai poder começar sua colheita. Para saber se o gengibre está maduro, observe as folhas. Elas vão começar a amarelar, começando pela parte de cima do pé. A planta também vai começar a apresentar flores, o que é um bom sinal de que há rizomas sadios embaixo da terra.

Como a parte que vai usar do gengibre cresce embaixo da terra, para colher vai precisar dar uma leve revirada na terra até encontrar um rizoma. Puxe apenas o galho que for consumir e volte a cobrir a terra para que a planta continue em desenvolvimento. Se só tiver um galho, não arranque. Corte apenas a parte do rizoma que for consumir e cubra o restante.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

frutas do verão
Veja quais são as frutas do verão para aproveitá-las frescas
tirar tinta de cabelo da pele
Como tirar tinta de cabelo da pele