em

Aspargo: conheça seus benefícios para a saúde

Veja porque adicionar esse vegetal ao seu cardápio e como prepará-lo de duas formas deliciosas e fáceis
aspargo
Crédito: Pixabay

Asparagus officinalis é o nome científico do aspargo, um vegetal muito apreciado na culinária europeia, de onde é originário, mas também bastante difundido no Brasil. Ele é muito saudável, pouco calórico, de sabor suave e pode ser usado em diversas receitas. Veja quais são os benefícios que ele oferece à saúde e como preparar.

Benefícios dos aspargos para a saúde

beneficios aspargo para saude
Crédito: Pixabay

Composto por fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B, vitamina K, C, E e A, além de ferro, potássio, cálcio e magnésio, há muitas razões para consumir o aspargo. Veja como toda essa rica composição se reverte na sua saúde.

1. Prevenção de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares envolvem o coração, suas válvulas e também as veias e artérias que transportam o sangue pelo corpo. Nesse sentido, eles contribuem com a saúde cardíaca por diferentes motivos. A vitamina B ajuda na regulação de homocisteína, um aminoácido que precisa ser equilibrado para não aumentar o risco de doença cardíaca.

A prevenção das doenças cardiovasculares também necessita de uma alimentação rica em fibras e antioxidantes, que estão presentes em alta dose nesses vegetais.

Além disso, o aminoácido asparagina contribui com a remoção do excesso de sal no corpo, o que é necessário para evitar a pressão alta e problemas em outros órgãos.

2. Participação em dietas de emagrecimento

As dietas de emagrecimento precisam ser compostas de alimentos altamente nutritivos e com quantidade equilibrada de gorduras, procurando com que sejam todas do tipo saudável, o máximo possível. Então, eles certamente contribuem para o sucesso das dietas com essa finalidade.

Esse vegetal tem apenas 20 calorias a cada 100 gramas, é rico em fibras essenciais para o bom funcionamento gastrointestinal e oferece um combo de nutrientes essenciais para a manutenção diária do organismo.

3. Controle dos níveis de açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue controlados é essencial, tanto para quem tem diabetes, quanto para quem sabe da importância de prevenir essa doença crônica. Nesse sentido, eles atuam com seu efeito anti-inflamatório, que mantém o organismo mais distante do diabetes, também com suas fibras que ajudam a liberar a glicose no sangue de forma dosada.

4. Contribui com a formação do bebê na gestação

O aspargo contém folato, que é essencial para a formação do tubo neural do feto. Então, é um ótimo alimento para manter na dieta das gestantes.

5. Fornece antioxidantes

Com a grande quantidade de vitaminas em sua composição, elas se transformam em uma ótima fonte de antioxidantes quando são metabolizadas elo organismo. Assim, protegem as células do corpo todo contra a oxidação que as faz adoecer e morrer. Isso quer dizer que o vegetal ajuda a manter o corpo mais saudável, longe das doenças, e mais rejuvenescido, absorvendo melhor os nutrientes.

Propriedades nutricionais

Já deu para perceber que nutrientes não faltam nesse vegetal para auxiliar na manutenção da saúde. Em uma porção de 100 gramas de aspargo você consome:

  • Valor energético: 20 kcal;
  • Potássio: 202 mg;
  • Carboidratos: 3,9 g;
  • Fibras: 2,1 g;
  • Açúcar: 2,2 g;
  • Cálcio: 24 mg;
  • Vitamina C: 5,6 mg;
  • Ferro: 2,1 mg;
  • Magnésio: 14 mg.

Como preparar

receita aspargo manteiga
Crédito: Receita de Viagem

Existem diferentes maneiras de cozinhar os aspargos. Podem ser feitos em água, no vapor, assados e grelhados. Veja a seguir uma forma de preparo para servir-los como acompanhamento, salteado na manteiga.

Ingredientes

Aspargos: 1 maço;
Manteiga: 1 a 2 colheres (sopa);
Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Lave e seque bem os aspargos. Corte a parte da base;
  2. Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter. Assim que derreter por completo, adicione os aspargos. Deixe-os parados até dourarem na parte de baixo, depois vire para dourar o outro lado;
  3. Quando estiverem dourados, tempere com sal e pimenta, misture tudo e já pode servir. Eles devem ficar levemente crocantes.

Receita de creme de aspargos

receita creme de aspargo
Crédito: Panelinha

Agora que já sabe como fazer o aspargo do jeito mais simples e rápido, veja essa deliciosa receita de creme para servir como entrada ou em um jantar leve.

Ingredientes

Aspargos: 6 unidades;
Cebola: ¼ de unidade picada;
Alho picado: 1 dente;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Água: 2 xícaras (chá);
Azeite: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto;
Creme de leite fresco: ½ xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Lave e seque os aspargos e corte a parte da base branca que é mais dura. Fatie em rodelas médias;
  2. Leve ao fogo uma panela com a manteiga para derreter. Adicione a cebola, deixe ficar transparente, adicione o alho e deixe dourar. Tempere com sal. Adicione os aspargos e deixe por cerca de 3 minutos, mexendo um pouco;
  3. Coloque a água, tempere, e deixe mais uns 8 a 10 minutos, até que fiquem macios;
  4. Transfira essa sopa para o liquidificador e bata até ficar um creme liso;
  5. Coloque de volta na panela em fogo baixo, misture o creme de leite e deixe mais uns minutinhos, só para aquecer, sem ferver. Já está pronto para servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
torta de maçã
10 Receitas de torta de maçã deliciosas
queratina líquida
Queratina líquida: o que é, para que serve e como usar