em

Como plantar alface hidropônica em casa

Veja como construir o seu sistema caseiro e como manter a manutenção da sua plantação.
plantar alface hidropônica
Crédito: Wikimedia

O vegetais cultivados de forma hidropônica não são plantados na terra nem recebem substrato como fonte de nutrientes da forma comum, que seria através da terra. Todos os minerais essenciais que as plantas necessitam para se desenvolverem são fornecidos através de outro tipo de solução nutritiva. Esse método é muito comum no cultivo da alface, por isso você vai ver agora o passo a passo completo para plantar alface hidropônica em casa.

Como plantar alface hidropônica em casa: passo a passo

Existem diferentes sistemas hidropônicos utilizados para o cultivo de vegetais. Essa diferença está na forma em que a solução nutritiva vai entrar em contato com as raízes da planta. Mas basicamente você vai precisar de uma estrutura para a sustentação da planta, já que não há terra onde plantá-la.

Também vai precisar de um reservatório onde colocar a solução nutritiva. E por fim também vai necessitar de um meio de contato entre a solução nutritiva e as raízes da planta.

Veja o que vai precisar para fazer uma estrutura simples em casa para plantar alface hidropônica através do método NTF (Nutrient Film Technique), uma técnica de cultivo em água na qual as plantas se desenvolvem tendo suas raízes dentro de uma canaleta por onde passa a solução nutritiva.

Veja na imagem abaixo como funciona a lógica desse sistema para que a água com nutriente apenas passe pelas plantas, sem ficar parada tampando as raízes, o que as deixaria sem oxigênio e as apodreceria.

plantar alface hidropônica
Crédito: Tudo Hidroponia

Materiais necessários

  • Tubo de PVC (podem ter o diâmetro que achar ideal, de acordo com o tamanho da planta);
  • Madeiras (para dar suporte aos tubos de cultivo);
  • Parafusos (para construir a bancada de madeira);
  • Tampões e braçadeiras (para conectar os tubos);
  • Cola de cano (para vedar a tubulação);
  • Furadeira (para furar os tubos);
  • Alguns metros de mangueira (para circular a solução nutritiva);
  • Bomba d’água (como uma pequena bomba de aquário para circular a solução nutritiva);
  • Potes plásticos (para sustentar as plantas no canal de cultivo);
  • Balde (para reservatório da solução nutritiva);
  • Substrato para hidroponia (encontrado em agropecuárias);
  • Solução nutritiva para hidroponia (encontrada em agropecuárias);
  • Temporizador (para programar a irrigação);
  • Mudas de alface.

1. Construindo o sistema hidropônico

primeiro passo construindo bancada sistema hidropônico
Crédito: Tudo Hidroponia

O primeiro passo é medir a altura do balde que vai utilizar como reservatório. Coloque as madeiras na posição em que será o seu sistema para se certificar que a bancada fique mais alta do que o balde, assim como na imagem abaixo. Depois marque as medidas para fazer os cortes.

A madeira precisa ser cortada com desnível para que a gravidade ajude na circulação da solução nutritiva. Veja na imagem acima.

2. Conectando a mangueira e a bomba

segundo passo conectando mangueira sistema hidropônico
Crédito: Tudo Hidroponia

Faça furos nos tampões que vão ser colocados nas laterais dos tubos de PVC. Conecte-os aos tubos usando as braçadeiras, encaixe as mangueiras e faça a vedação com a cola.

Antes de furar os tampões, observe o tamanho do pote onde a planta vai ficar dentro, pois se esse furo for muito baixo e o pote for muito pequeno, a água com os nutrientes não vai alcançar as raízes.

Depois instale a bomba dentro do balde, fazendo as conexões de mangueira do lado oposto. Instale o temporizador e programe a irrigação de acordo com a necessidade da alface, que também vai variar conforme o clima da sua cidade. Mantenha o balde tampado e faça limpezas periódicas para evitar que surjam algas.

3. Furando os canos de PVC

terceiro passo preparando tubos sistema hidropônico
Crédito: Tudo Hidroponia

O próximo passo é usar a furadeira para fazer os buracos no cano de PVC onde os potes das plantas serão encaixados. Quando são plantas bem pequenas, pode-se fazer até 6 furos, mas não é o caso para plantar alface hidropônica, pois elas crescem bastante e ocupam mais espaço.

4. Prepare os potinhos com o substrato e as mudas

quarto passo preparando potes sistema hidropônico
Crédito: Tudo Hidroponia

Você pode usar potinhos comuns para plantas ou copos descartáveis. O importante é conseguir fazer furinhos no fundo, como feito na imagem abaixo, permitindo que a solução nutritiva penetre por eles e chegue nas raízes.

Em seguida, encha os potinhos com o substrato especial para hidroponia, cumprindo o papel da terra que é manter as plantas firmes dentro do potinho.

Depois faça a mistura dos nutrientes, que vêm em sachês. Quando for comprá-los na loja, solicite uma opção especial para plantar alface hidropônica. Na embalagem terá a informação sobre a quantidade a ser utilizada em cada potinho.

Por fim, plante as mudinhas já germinadas da forma comum, fazendo uma covinha no centro do substrato e tampando depois. Não precisa regar.

5. Limpeza e preparo do sistema

Antes de colocar o sistema em funcionamento, limpe cada parte com um desinfetante que não agrida as plantas, pode ser álcool. Não use alvejante com cloro. Depois enxague.

Antes de colocar os potinhos com as plantas nos espaços dos canos, ligue o sistema e deixe-o funcionando algumas horas para garantir que a água vai fazer o caminho certo.

6. Colocando as mudas no lugar

Depois que perceber que o seu sistema está funcionando corretamente, é só encaixar os potinhos com as mudas no lugar e deixar que o temporizador libere os nutrientes no tempo programado. Então é só acompanhar o desenvolvimento das alfaces até a hora da colheita.

Cuidados no cultivo ao plantas alface hidropônica

1. Lembre-se de alterar o temporizador conforme a planta for crescendo e precisando de mais solução nutritiva. Basicamente o temporizador pode ser acionado para que os nutrientes fiquem passando pelas raízes durante 15 minutos. Depois para por um período que vai depender do clima onde estiver cultivando e do tamanho das alfaces.

2. Quando observar que a água está acabando, é só repor no reservatório, água pura. Assim que adicionar água use um medidor, chamado condudivímetro, para conferir se está na porcentagem adequada.

medidor de ph da água
Crédito: Tudo Hidroponia

3. O pH da solução nutritiva deve ser mantido entre 5,8 e 6,3. Abaixo ou acima disso a planta não consegue absorver os nutrientes. Quando estiver com dificuldade de manter o pH ideal, é hora de fazer a troca da solução nutritiva.

4. Coloque o seu sistema em local que pegue sol pelo menos 4 horas por dia, mantendo as mudas em temperatura entre 20 e 30 °C. Mas o reservatório deve ser tampado para ficar na sombra, mantendo a temperatura ideal. Apenas as plantas devem pegar sol.

5. O ideal é escolher uma época em que a umidade do ar esteja boa, entre 50 e 70%.

6. Para plantar alface hidropônica, desde a semeadura até a colheita leva em torno de 40 a 50 dias. Depois é só colher e aproveitar.

Sistema de hidroponia pronto

sistema pronto para plantar alface hidropônica caseira
Crédito: HidroGood

Se não quiser passar todo esse trabalho para construir o seu sistema caseiro, pode comprar um pronto, fazendo um investimento de cerca de R$600,00 em média, variando conforme a marca e o tamanho.

alface hidropônica caseira crescendo
Crédito: GroHo
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
plantar pimentão
Como plantar pimentão em vaso: passo a passo
bocejar muito
Bocejar muito pode significar problemas de saúde