cultivo da pervinca planta
Crédito: Pexels
em

Aprenda a cultivar a planta pervinca

Ela fica linda em canteiros, jardineiras e também em vasos. Se cuidada com carinho, floresce o ano inteiro

Essa planta é conhecida por diferentes nomes. Além de pervinca, pode ser chamada de vinca, bom dia, boa noite e falsa-vinca. Mas, seu nome científico é Catharanthus roseus, e ela é nativa de regiões tropicais e subtropicais com baixas altitudes. Saiba mais sobre ela para cultivar dentro de casa ou no seu jardim.

Características gerais

como cuidar planta pervinca
Crédito: Pixabay

A pervinca é uma planta de pequeno porte. Costuma atingir 30 a 50 centímetros de altura. Possui folhas alongadas, bem verdinhas, e as lindas flores que ela dá são originalmente de cor rosa, mas existem vários híbridos com cores diferentes, como o branco, que também é bastante comum.

Ela é uma planta perene, ou seja, que vive e floresce por anos. Mas, com o passar do tempo ela vai ficando feia, então é interessante fazer o replantio de mudas novas para que ela volte a crescer revitalizada e mais bonita.

Cuidado: planta tóxica

Tenha o cuidado de manter crianças e animais de estimação longe dessa planta porque ela tem uma espécie de “leite” no seu interior que é tóxico.

Uso no paisagismo

Essa planta é bastante usada no paisagismo de jardins, pois ela complementa muito bem os canteiros, como também pode ser plantada em jardineiras e vasos grandes. Na hora do plantio, cada muda deve ficar com uns 25 centímetros de distância da outra.

Conforme ela crescer, vai formar um maciço mais volumoso e ornamental, por isso precisa de mais espaço. Para ter ideia, se quiser plantar em um vaso com 15 centímetros de diâmetro, apenas uma muda é o bastante, pois ela vai ocupar o vaso todo quando crescer.

Iluminação

Como essa é uma planta mais rústica e bastante vista nos jardins externos, é sinal de que ela não se importa em pegar sol direto. Portanto, pode ser mantida sob sol pleno. Se ela estiver dentro de casa, pelo menos uma parte do dia pegando sol já é bom.

Regas

As regas devem ser frequentes, mantendo a terra levemente úmida. Procure ficar de olho para não deixar o substrato totalmente seco.

Terra para plantio

cuidados com a planta pervinca
Crédito: Pixabay

Qualquer terra para plantio em jardim é o bastante para você plantar a pervinca. Se tiver uma terra muito pobre em matéria orgânica, misture um pouco de esterco de boi curtido ou húmus de minhoca para manter a planta bem nutrida.

Adubação

Para ajudar a planta a ter uma florada mais bonita, pode adubá-la com um NPK que seja mais rico em fósforo ou, se quiser uma opção natural, a farinha de osso é uma boa ideia, sempre antes ou depois da floração, nunca durante.

Podas

As podas podem ser feitas para a limpeza da planta, removendo partes secas. Faça a poda sempre depois que a floração passar, que é o momento ideal para ajudar a planta a se fortalecer e se preparar para a nova florada.

Veja também: como cultivar espada-de-são-jorge em casa

tumbérgia como cuidar

Tumbérgia: conheça melhor esse gênero de plantas para ter no jardim

Teste o que você vê na foto diz muito sobre sua mente

Teste: o que você vê na foto diz muito sobre sua mente