Pilates e calos nos pés
Crédito: Freepik
em

Pilates e calos nos pés: como o exercício pode tratar e prevenir calos?

Tantos calos nos pés pode ser resultado de má distribuição do peso na hora de andar. Nesse caso, o Pilates pode ajudar!

Publicidade

O pilates é uma modalidade de exercício físico bastante popular e muito procurada por sua eficácia. Os movimentos do pilates são suaves, sem gerar impacto, o que o torna uma ótima escolha para pessoas com problemas reumáticos, ósseos e limitações de movimentos. Ele ajuda a corrigir a postura, a fortalecer e a alongar a musculatura, a melhorar a mobilidade das articulações e existe até uma relação positiva entre pilates e calos nos pés, você sabia dessa? Vamos explicar melhor.

Pilates e calos nos pés: como o exercício ajuda?

O calo no pé é uma resposta ao estresse na pele: quando há mais atrito e pressão na região, vai ocorrendo a formação do calo para reforçar o local.

Então, na sua essência, o calo é benéfico para o corpo. Mas, também pode trazer dores, dificuldade para pisar, inflamações, infecções, fora o incômodo estético.

Acontece que, muitas vezes, a culpa de um calo aparecer é da própria pessoa. Isso porque um calo pode surgir devido a uma má distribuição de peso que causa pontos de pressão, atrito e abrasão no pé.

Publicidade

É aí que entra o pilates. Certos exercícios podem contribuir para o treinamento da musculatura e da mobilidade do pé. Também podem otimizar a absorção de carga e distribuição de forças no pé durante a pisada.

Ao caminhar do jeito certo, a pessoa começa a gerar menos pressão e atrito entre os pés e o calçado. O resultado é que o organismo não vai mais precisar formar calos para reforçar a pele no local.

Veja, no vídeo abaixo, exemplos de exercícios para fortalecer os pés:

Publicidade

Veja também: Tudo o que você quer saber sobre Pilates

Outras causas para os calos

Quando você chega pela primeira vez no pilates, é importante informar ao fisioterapeuta que você tem calos nos pés. Isso vai ajudar o profissional a direcionar os exercícios de acordo com as principais necessidades do seu corpo e da sua saúde.

Publicidade

Ele também poderá avaliar os calos para dizer se a causa é mesmo a má distribuição de peso ao caminhar ou se podem ter outras causas nas quais a fisioterapia pode ajudar. Além dessa causa, os calos podem surgir por uso de sapatos inadequados e excesso de queratina na pele.

Aproveite e veja: Como remover calos usando Aspirina

Artigo com informações da fisioterapeuta Carolina Hart Rodés para o Eu Atleta

Publicidade
amigo oculto online

Amigo oculto: veja opções de sites e aplicativos para fazer o sorteio online

Como tirar chupeta do bebê

Como tirar chupeta do bebê – táticas para o dia a dia