beneficios physalis para saude
Crédito: Pixabay
em

Fruta physalis: conheça os benefícios e como comer

Depois de saber como essa frutinha faz bem para a saúde, veja também como plantar uma árvore no seu quintal

A fruta physalis chama a atenção, primeiramente, por sua bonita aparência. Ela tem uma cor amarelo-vivo (ou alaranjado ou avermelhado) na parte da polpa, uma bolinha lisa do tamanho de uma jabuticaba, que fica envolvida por delicadas pétalas douradas.

Por causa da sua aparência ela é muito usada para decorar diversos pratos doces e salgados. Mas além de bonita, essa pequena frutinha é muito saborosa e também oferece benefícios à saúde. Veja quais são, como comer e como plantar no seu quintal.

Benefícios

propriedades da physalis
Crédito: Pixabay

Os benefícios dessa pequena, porém poderosa frutinha, estão relacionados com o corpo inteiro, pois ela atua de forma generalizada com propriedades essenciais para a manutenção de todos os sistemas. Então, é uma boa opção para incluir na rotina alimentar e prevenir problemas de saúde, junto de uma rotina com hábitos saudáveis.

Riqueza nutricional

O primeiro benefício é o seu alto valor nutricional. Essa fruta fornece fibras, ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A e C, carboidratos, lipídios, proteínas e flavonoides, ou seja, as principais variedades de nutrientes que o corpo humano necessita para sua manutenção diária.

Manutenção do colesterol

Manter os níveis de colesterol equilibrados no organismo é essencial para a saúde de modo geral. Essa frutinha contribui para a redução do colesterol ruim, o LDL, quando é consumida dentro de um estilo de vida saudável. Ao proteger o corpo do excesso de gordura ruim acumulada nas paredes das artérias, também está prevenindo doenças sérias do sistema cardiovascular.

Ação antioxidante

O corpo humano necessita diariamente de alimentos que forneçam nutrientes antioxidantes, como as vitaminas do physalis. Esses antioxidantes ajudam na manutenção das células de todo o corpo, prevenindo que elas adoeçam e deem início a diferentes tipos de problemas de saúde. Uma alimentação rica em antioxidantes previne inflamações, fortalece o sistema imune e até retarda o envelhecimento.

Melhora das funções gastrointestinais

Para o intestino funcionar de forma regulada é importante consumir muitas fibras e líquidos. Essa frutinha contém muitas fibras e é bem suculenta, então para essa finalidade o ideal é consumir a fruta inteira, in natura, pois assim as fibras permanecem intactas até chegar no estômago. Ao melhorar as funções do intestino o corpo todo começa a funcionar melhor porque as inflamações reduzem e o sistema imunológico se fortalece.

Como comer?

Por ser uma fruta com uma polpa consistente e suculenta, a physalis pode ser consumida de diversas formas, além da sua forma in natura, claro. Você pode utilizá-la no preparo de sucos, vitaminas, compotas, sorvetes caseiros, pudins, bolos, tortas e até molhos para carnes, sempre lembrando de reservar algumas unidades inteiras para a decoração das suas receitas.

Como plantar em casa?

como plantar physalis
Crédito: Pixabay

De acordo com as recomendações da Revista Globo Rural, o plantio da physalis pode ser feito por sementes ou você pode comprar uma muda crescidinha para ser mais rápido.

  • Se tiver o plantio por sementes, utilize substrato próprio para mudas e mantenha o solo sempre úmido. As sementes devem ser colocadas a 1 centímetro de profundidade na sementeira;
  • Quando a muda atingir 20-30 centímetros de altura ela pode ser transferida para o local definitivo, mantendo uma distância de 30 centímetros a cada muda;
  • Ao atingirem 80 centímetros, pode colocar estacas altas ao lado das plantas, amarrando delicadamente com barbante, para se manterem firmes até o final da produção. Ela pode atingir até 2,5 metros de altura;
  • A planta pode ser cultivada o ano inteiro, pois aguenta frio e calor, desde que não seja e excesso;
  • Escolha um adubo de boa qualidade, pois o solo deve ser bem rico em matéria orgânica e com pH de 5,5 até 6,0;
  • Se estiver em uma época de clima muito úmido, aplique calda bordalesa a cada 15 dias para evitar ataque por fungos;
  • A colheita começa por volta de 4 ou 5 meses depois do plantio e dura de 6 a 8 meses, quando bem cultivada. Se receber um trato cultural caprichado, uma única planta pode render ate 3 quilos de fruta.

77 Comments

Leave a Reply
  1. Nossa adorava essa frutinha na minha infância
    Agora estou com 53 anos e na minha época conhecíamos como MATA FOME KKKK
    SAUDADE DA INFÂNCIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
unhas decoradas com borboletas

Unhas decoradas com borboletas: 20 ideias apaixonantes

pão trançado

Pão trançado: receita salgada simples, recheada e opção doce