O que é pH vaginal
Crédito: Freepik

O que é pH vaginal? Saiba para que serve e como mantê-lo equilibrado

O pH é o regulador da boa saúde da vagina. Se ficar desregulado, surgem doenças fúngicas e bacterianas

Publicidade

Você já deve ter ouvido falar que o pH vaginal desequilibrado causa doenças. Mas o que significa pH, como ele funciona e como saber se está desequilibrado? Tire todas essas dúvidas agora e aprenda a cuidar melhor da sua saúde íntima, prevenindo várias doenças comuns.

O que é pH?

A sigla pH significa potencial hidrogeniônico. Trata-se de uma escala que mede a acidez de uma solução. Não serve apenas para o corpo humano, pois a escala de pH é usada até para medir a acidez do solo antes do plantio.

Essa escala vai de 0 a 14, sendo que o 7 é o nível neutro, de 0 a 7 é o nível ácido e de 7 a 14 é o nível alcalino (ou básico). Como o interesse agora é pelo pH vaginal, o nível considerado saudável é de 3,8 a 4,5. Portanto, o pH normal da vagina é ácido.

Como o pH vaginal fica ácido?

A chamada microbiota vaginal é uma colônia de fungos e bactérias que vivem dentro da região vaginal, em equilíbrio, mantendo a saúde em bom estado.

Publicidade

Para isso, essa colônia fica produzindo o ácido lático, substância que mantêm o pH na acidez necessária para proteger a vagina.

É a produção equilibrada de ácido lático que estimula a reprodução de bactérias boas e evita a invasão de bactérias ruins, causadoras de doenças.

Problemas que ocorrem quando o pH vaginal está desequilibrado

O pH vaginal não pode ficar muito mais ácido do que a acidez normal, não pode ficar neutro nem alcalino. Se isso acontecer, a microbiota se altera, permitindo a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças.

O excesso de acidez pode resultar na candidíase, enquanto o excesso de alcalinidade pode resultar em vaginose, por exemplo. Então, você vai saber que seu pH está desequilibrado quando começar a ter os sintomas de alguma infecção vaginal, que geralmente são coceira, ardência, vermelhidão e corrimento.

Publicidade

O que provoca o desequilíbrio do pH vaginal e como evitar?

São muitos os fatores que desregulam o pH vaginal com facilidade, e ainda mais nas mulheres com um sistema imunológico debilitado. Alguns desses fatores são:

Excesso de umidade em contato com a vagina

Ficar muito tempo com roupa de banho molhada, usar calcinha úmida ou passar longas horas dentro da piscina/mar, vários dias seguidos. Tudo isso cria o ambiente propício (quente e úmido) para a proliferação de fungos e bactérias nocivos.

Ao sair da piscina ou do mar, tire a roupa de banho, tome banho e coloque roupas limpas e secas. Nunca use uma calcinha úmida.

Publicidade

Gestação

Devido a tantas mudanças que ocorrem no corpo da mulher, principalmente no sistema reprodutor, é comum que o pH vaginal desequilibre.

Se notar sintomas de desconforto vaginal, fale com seu ginecologista/obstetra para receitar o melhor tratamento e restabelecer o equilíbrio do seu pH vaginal.

Higiene inadequada da vagina

Não lavar direitinho a vagina no banho, não lavar depois da relação sexual e não se limpar da frente para trás depois de fazer xixi permite que bactérias e fungos se desenvolvam de forma desequilibrada na vagina.

Publicidade

É importante lavar a vagina todos os dias, somente por fora, com sabonete que não cause irritação na sua pele. Depois do sexo também é importante fazer xixi e uma limpeza simples, com água e sabonete.

Irritação causada por roupas muito apertadas, produtos íntimos ou tecidos

Jeans apertado, roupas de látex que não deixam a pele respirar, absorventes, tecidos sintéticos e produtos íntimos, como camisinhas, cremes e géis lubrificantes podem desequilibrar o pH vaginal de algumas mulheres.

Prefira usar roupas larguinhas, de tecidos que permitam a transpiração. Se estiver menstruada, troque de absorvente com frequência e evite usar absorventes internos. Quanto aos produtos íntimos, se notar alguma reação alérgica, deixe de usar a marca que causou a reação.

Publicidade

Lavar a vagina por dentro

A vagina não precisa ser lavada por dentro, em hipótese alguma. Ela é autolimpante justamente por causa do ácido lático. Se você usar duchinha interna, vai destruir seu pH vaginal e causar um desequilíbrio.

Menopausa

Assim como ocorre uma grande mudança hormonal na gestação, o mesmo acontece na fase da menopausa, só que diminuindo os hormônios ao invés de aumentar a produção. De qualquer forma, mulheres nessa fase da vida podem ter episódios de pH desregulado.

A solução é informar ao ginecologista para que ele examine qual foi a infecção que se desenvolveu e prescreva o tratamento adequado.

Publicidade

O uso prolongado de antibióticos

Os remédios antibióticos em excesso matam não só as bactérias nocivas, mas também as boas que servem para manter o equilíbrio do pH.

O médico que receitou o antibiótico deve ser informado caso apareçam sintomas de pH vaginal desequilibrado, como irritação na pele da vagina, ardência ao urinar, coceira e corrimento.

Relações sexuais sem proteção

O contato sexual direto, sem preservativo, faz os fluidos corporais se misturarem e isso pode gerar um desequilíbrio na microbiota, já que o esperma do homem tem um pH alcalino. Não acontece sempre, mas existe o risco, principalmente se a mulher estiver com o sistema imune fraco.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM