em

Ficar perto de pessoas que reclamam muito acaba com a sua energia

Ajudar um amigo que está com problemas faz parte da vida, mas tudo tem um limite
ficar perto de pessoas que reclamam muito
Crédito: Pixabay

Quem não tem problemas? Eles são uma parte natural da vida de qualquer pessoa e querer dividi-los com os amigos e entes queridos é mais do que normal. Frequentemente, as pessoas presentes em sua vida compartilham as reclamações sobre algo ou alguém com você. Por um lado, isso é natural, afinal elas estão buscando uma maneira de aliviar a tensão. Por outro saiba que ficar perto de pessoas que reclamam muito esgota as energias de qualquer ser humano.

Mostrar preocupação com as pessoas que estão à sua volta é bom e saudável. Isso mostra que você se importa com a felicidade delas. Entretanto, você precisa também pensar em si mesmo e em como a convivência constante com a negatividade pode lhe prejudicar. Esteja atento.

Aqui você encontra:

O que pessoas que reclamam muito podem trazer para a sua vida

ficar perto de pessoas que reclamam muito toxico
Crédito: Pixabay

As experiências na vida de alguém formam as emoções dela. Geralmente elas desenvolvem muitos hábitos parecidos ou iguais aos das pessoas com quem mais convive. Viver ao lado de uma pessoa que reclama de tudo, além de criar uma energia sempre pesada em torno das conversas, faz com que você acabe vendo apenas o lado negativo das situações.

Sentimentos como frustração, culpa e tristeza começam a ser presentes em sua vida, o que acaba resultando em alterações hormonais no cérebro que causam consequências negativas como:

  • Desequilíbrio emocional;
  • Pensamentos negativos;
  • Dificuldades para resolver problemas próprios;
  • Deterioração da concentração.

Como lidar com pessoas que reclamam muito

Muitas pessoas depositam expectativas demais em algumas fases da vida, que não são correspondidas com o tempo. Por isso, elas acabam falando apenas sobre o que não deu certo e dando muito mais importância ao lado ruim da vida.

Nunca deve-se negar uma ajuda, mas sempre é preciso ter em mente sua saúde mental primeiro. Não é possível ajudar alguém se você mesmo não está 100% e ainda arrisca-se desenvolver algum transtorno mental. Siga algumas dicas para manter uma distância segura desses “vampiros de energia”.

1. Mantenha distância

Estar envolvido demais tira de você a capacidade de analisar a situação friamente. Mantendo uma distância segura, é possível perceber quando certas atitudes e situações estão fazendo mal e, assim, começar a planejar a saída inteligente.

Esteja sempre atento para tentativas de manipulação e não se deixe envolver demais em um problema que não é seu.

2. Seja sincero

Ser sincero não significa ser grosseiro, mas sim falar a verdade da melhor forma possível e quando consultado. Se alguém pediu a sua opinião, não vale mentir só para sair da pergunta ou se livrar de um amigo em apuros.

A sinceridade pode fazer com que a pessoa que precise enxergue a situação como realmente é e buscar ajuda profissional, se for o caso. Não deixe de dizer, com educação e sensibilidade, quando chegar o seu limite de escutar as reclamações.

3. Não se deixe abater

Pessoas que reclamam muito normalmente brincam com os sentimentos de quem interagem. Elas vão aumentar, dar mais importância e manipular os fatos da maneira que for melhor para elas. Não se deixe levar por uma só versão da história ou por supostos sentimentos demonstrados por ela.

Além disso, evite dar tudo o que a pessoa pede, resolvendo as coisas por ela. Todo mundo tem seus problemas e resolvê-los faz parte da vida.

4. Tenha limites claros

Os limites são o elemento-chave para manter-se saudável perto de uma pessoa que reclama muito. Não tenha vergonha de interromper uma sessão de lamentos quando o discurso começar a lhe fazer mal.

Tente sempre perguntar por quais motivos a pessoa não busca uma solução para aqueles problemas; pode ser que assim ela entenda que você funciona de uma maneira diferente. Se não for suficiente, deixe claro até onde você consegue ir para ajudá-la sem se prejudicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cortina de hospital pode ser fonte de contaminação
Cortinas hospitalares podem abrigar germes
tratar diabetes pode ser tão simples quanto o crescimento de novas células pancreáticas
Tratar diabetes pode ser tão simples quanto ter novas células pancreáticas