Pessoas intuitivas
Crédito: Freepik

Pessoas intuitivas: 5 características e algumas desvantagens

Se você já pensou que tem uma intuição aguçada, veja se tem mesmo essas características

Publicidade

O que significa ser uma pessoa intuitiva? O psiquiatra Carl Jung definia a intuição como uma das funções da mente; é registrada ao nível inconsciente e está relacionada com a antecipação de eventos. Assim, as pessoas ou são predominantemente sensitivas ou intuitivas. As sensitivas estão mais fixadas em uma realidade, enquanto as intuitivas preferem se esquivar dessa realidade concreta. Será que você é intuitiva?

5 Características de uma pessoa intuitiva

Alguém com perfil intuitivo possui diversas vantagens, como conseguir entender melhor outras pessoas e o seus próprios sentimentos. Porém, ela também possui algumas desvantagens em ser intuitiva, podendo prejudicar a sua própria vida.

A primeira desvantagem é quando se ignora alguns pensamentos racionais que são apropriados para a situação e segue a intuição. Isso pode dar certo, mas pode gerar consequências negativas em relações e projetos, podendo ser um tanto impulsivo.

Outra possível desvantagem é caso a pessoa se isole muito e não saiba como lidar com essa solidão. Afinal, essa fuga da realidade para redescobrir o erro pode ser fruto de uma insatisfação com o real e, talvez, até mesmo incapacidade para enfrentá-lo.

Publicidade

Mas será que você é uma pessoa intuitiva? Para responder a essa pergunta, veja abaixo as principais características e confira se você faz ou não parte desse grupo!

Gosta de fantasias

Adora ler livros de fantasias, fantasiar-se e brincar de jogos que simulem a realidade? Talvez você seja uma pessoa intuitiva. Afinal, para Jung, pessoas intuitivas tendem a se irritar diante da realidade concreta, esquivando-se dela sempre que for possível.

Possui uma forte “voz interior”

O que seria uma voz interior? Basicamente, é aquela impressão que surge de maneira inconsciente, sem ser processada pela consciência. Um exemplo disso é quando você sente que deve cancelar uma viagem e dias depois vem a notícia de que o destino sofreu um terremoto.

Não gosta de aglomerações

Mesmo em tempos que não eram de pandemia, se você já não gostava de aglomerações e preferia ficar em sua própria companhia, esse pode ser um sinal de que você é uma pessoa intuitiva. Afinal, os intuitivos gostam de captar os sinais da intuição que são melhor processados quando a pessoa está sem estímulos externos interferindo.

Publicidade

Não tem dificuldade em mudar de opinião

Por seguir muito suas intuições, esse perfil de pessoa não possui muita dificuldade em mudar de opinião. Sendo assim, geralmente é uma pessoa que não é chata em argumentações e que sabe bem acolher a opinião do outro, sendo excelente para tomar um cafezinho.

Tem uma forte empatia

Uma pessoa intuitiva consegue ter muita empatia no dia a dia, já que ela consegue captar melhor os sentimentos dos outros. Isso porque ela está muito em contato com o seu íntimo, de um modo que consiga entender melhor como transcender as barreiras do corpo e saber o que ocorre internamente na outra pessoa, estando aberta a outras energias.

Então, conseguiu se identificar? Compartilhe com as pessoas que você sente que devem ler esse artigo!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM