em

Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho

Conheça 8 causas dos pés e mãos frias

Na maioria dos casos, o problema does pés e mãos frias está associado à problemas cardiovasculares e de circulação sanguínea.
pés e mãos frias
Crédito: Unsplash

Nos dias mais frios é comum se encher de blusas, meias, cachecóis, gorros e luvas para enfrentar a rua e o vento gelado. Porém, mesmo com o corpo todo quentinho, muita gente sofre com os pés e mãos frias, aparentemente sem motivo, já que estão cobertos e aquecidos.

Se você faz parte do grupo que não consegue vive com as mãos e pés gelados quando o clima esfria, fique atento: você pode sofrer de algum problema vascular.

Aqui você encontra:

Causas para os pés e mãos frias

Na maioria das vezes, o problema está associado à circulação sanguínea, mas também há casos em que o estresse e a má alimentação afetam a temperatura das extremidades do corpo. Confira os principais motivos e veja o que fazer em cada caso.

Má circulação sanguínea

O principal motivo para pés e mãos frias é a circulação sanguínea afetada por algum motivo. No geral, isso ocorre com pacientes diabéticos, hipertensos ou que sofrem de doenças cardiovasculares, como a doença vascular periférica (DVP). Outros sintomas incluem formigamento e sensação de queimação nas extremidades.

Há também casos em que os vasos sanguíneos são mais estreitos que o normal, o que dificulta a circulação e a chegada do sangue aos pés e mãos. Um exemplo é a condição chamada de Mal de Raynaud, na qual as veias das mãos se estreitam e dificultam o fluxo sanguíneo.

Pressão arterial baixa

A pressão arterial interfere diretamente na circulação sanguínea, e quando desestabiliza o sangue tem dificuldades para chegar nas extremidades. O resultado é aquele que você vê quando sente a pressão cair: calafrios, suar frio e mãos e pés gelados.

Baixa taxa de gordura corporal

Pessoas muito magras têm uma taxa menor de gordura corporal, o que afeta a circulação sanguínea nas extremidades do corpo.

Assim, além de geralmente sofrerem mais com os dias gelados, essas pessoas também vivem com as mãos e os pés frios. Não há muito o que fazer, exceto consumir alimentos com ferro para evitar anemia, massagear as mãos para esquentá-las e, se necessário, apelar para luvas e meias.

Anemia

Provocada pela falta de ferro no organismo, a anemia é uma das causas dos pés e mãos frias, pois afeta diretamente a temperatura corporal e deixa o indivíduo mais sensível ao frio.

Outros sintomas incluem fadiga, queda de cabelo e aparência abatida. A boa notícia é que basta incluir alimentos ricos em ferro na dieta que o corpo volta rapidamente ao normal. Bife de fígado, espinafre e feijão são alguns exemplos.

Problemas hormonais

Pessoas que sofrem de hipotireoidismo veem a produção de hormônios cair, o que faz com que o metabolismo desacelere. Entre as consequências disso estão alterações na circulação sanguínea e na temperatura corporal.

Com isso, a pessoa tende a ter tanto picos de calor quanto sensibilidade ao frio, o que, aliado aos problemas de circulação afeta as extremidades do corpo. Mulheres na menopausa também podem passar por isso.

Estresse e ansiedade

Ao passar por situações que desestabilizam o emocional, o corpo reage estreitando as veias e artérias em uma reação de defesa. A circulação sanguínea é prejudicada, o que culmina em pés e mãos frias.

Maus hábitos

Fumar danifica os vasos sanguíneos e faz com que eles se comprimam, prejudicando o fluxo sanguíneo e fazendo com que as extremidades fiquem frias.

Os maus hábitos alimentares, como consumir alimentos processados, congelados e embutidos, faz com que o corpo não receba a quantidade suficiente de nutrientes e prejudica a imunidade. Levando não só ao frio nas extremidades, mas também à fadiga, ganho de peso e pressão alta.

Gravidez

Em alguns casos, o organismo da gestante entende que precisa suprir melhor os órgãos vitais e diminui o fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo.

O que fazer em casos de pés e mãos gelados?

pes frios
Crédito: Unsplash

Depende de cada caso. Se o problema é má alimentação e anemia, é necessário incluir vegetais e verduras ricas em nutrientes em vitaminas, principalmente ferro e vitamina C, para compensar a deficiência do organismo.

Na gestação e em casos de problemas cardiovasculares, pressão arterial e problemas circulatórios e hormonais, é necessário acompanhamento médico, pois os pés e mãos gelados é o menor dos problemas.

O indivíduo, nesses casos, pode ter um infarto ou AVC, e por isso deve manter hábitos saudáveis, principalmente praticar exercícios físicos, se alimentar corretamente e beber pelo menos dois litros de água diariamente.

As vezes é necessário tomar medicação prescrita e fazer alguns exames de rotina, como hemograma, de urina e eletrocardiograma.

Para o estresse e ansiedade, o segredo é identificar o que vem proporcionando esses sintomas e procurar meios para relaxar. Ter um hobby, praticar exercícios, fazer yoga e massagens ou até recorrer à terapia são boas soluções.

Por fim, se o problema existe sem nenhuma causa específica, basta manter os bons hábitos e algumas roupas quentes no armário. Nos dias mais frios, massagear as mãos com óleos e cremes ajuda a ativar a circulação sanguínea, assim como ingerir bebidas termogênicas, como chá de gengibre e canela.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros para piolhos
4 Remédios caseiros para piolhos e como prevenir a infestação
agua termal
O que é e para que serve a água termal?