Perigos do papel de alumínio

Embora esteja presente em quase todas as cozinhas, ele pode ser perigoso para a nossa saúde!

Publicidade

Embora seja muito prático, o papel de alumínio é apontado por alguns estudiosos como sendo prejudicial à sua saúde. Pode parecer piada, mas o assunto é mesmo bem sério.O alumínio pode ser tóxico.

Como ele é um metal pesado, nós podemos ingerir alumínio quando cozinhamos ou embalamos alimentos com ele. Além disso, as folhas do alumínio libertam toxinas que contaminam os alimentos, ainda para mais se elas forem aquecidas. Essas folhas podem rachar durante o aquecimento e o alumínio passa para os alimentos. A fumaça que sai do forno ou de outro aparelho onde você coloca alumínio também é prejudicial ao organismo.

A verdade é que este tipo de ações, embora sejam banais no nosso dia a dia, são responsáveis pelo acumular de metal no nosso organismo, gerando assim complicações no funcionamento do mesmo.

Nem todo o mundo acredita nesta história. Embora não seja tão perigoso se usar com pouca frequência, existem diversos problemas e doenças que estão associados ao uso de alumínio – como é o caso do Alzheimer. Segundo algumas pesquisas, este metal causa inflamações no organismo, fica alojado no cérebro e afeta gravemente os pulmões através do seu vapor. Existem estudos que comprovam estas teorias e, a maioria das pessoas afetadas, geralmente sofrem com o Alzheimer.

Publicidade

Confira aqui os malefícios desse metal:

Pode levar à falta de memória;

Pode causar problemas de equilíbrio;

Pode causar problemas neurológicos;

Pode debilitar os ossos, porque impede eles de receber o cálcio;

Segundo alguns estudos clínicos, aumenta a probabilidade da pessoa desenvolver Alzheimer;

Provoca fibrose pulmonar;

Pode provocar problemas do foro respiratório.

Evite o uso de alumínio para embalar tomates, frutas cítricas ou especiarias, não use para grelhar e não cubra com ele alimentos no forno. Em substituição do papel de alumínio, utilize papel manteiga. O papel manteiga é antiaderente, não deixa que os alimentos fiquem colados, é muito resistente e oferece menos riscos à sua saúde.

Evite usar também panelas de alumínio, pelas mesmas razões. A panela feita com esse material, pode contaminar a comida. Substitua elas por vidro ou inox. Segundo um estudo realizado pela universidade do Paraná, algumas panelas deixam resíduos de alumínio nos alimentos, sendo que estamos a falar de cerca de 700 a 1.400 partículas a mais do que o tolerável. As partículas de metal que se soltam das panelas são especialmente perigosas para quem sofre de problemas no coração.

Publicidade

Fonte: The Hippocratic Post, ScienceDirect

Compartilhe essa dica!

PODE GOSTAR TAMBÉM