Folha de alumínio: tão comum na sua cozinha, mas tão perigosa!

Já foi provado que o alumínio podia causar doenças como Alzheimer. Por isso, o seu uso deve ser limitado. Apesar de muitas utilidades na cozinha, saiba que não deixa de ser um metal pesado!

Publicidade

Toda mundo que gere a cozinha de sua casa costuma usar folha de alumínio. De fato, ela tem diversas aplicações, sendo que a mais comum é tapar comida. Contudo, algumas pessoas a utilizam também para cozinhar batatas. Com o uso dessa folha, as batatas mantêm-se quentes e com a casca mole durante um maior período de tempo.

Porém, caso você ainda não saiba, o papel de alumínio não é muito favorável à sua saúde. O alumínio é, na verdade, um metal pesado. Ora, esse metal presente nas folhas passa, facilmente, para os alimentos, especialmente quando estes são levados à temperaturas altas. Você está achando que não é assim tanto e que não há problema. Contudo, vai depender das vezes que você utiliza esse produto na sua cozinha.

Pesquisas comprovam efeitos negativos do alumínio

Diversos estudos têm sido divulgados e afirmam que o alumínio está relacionado com várias doenças, como a complicada Alzheimer. Muita gente não acredita nesta constatação, acha que estamos sendo cuidadosos demais. No entanto, como mencionado atrás, o alumínio é um metal pesado e, estando ele no corpo em quantidade considerável, não é nada vantajoso para a saúde. Por isso, quanto menos deste material usar, melhor para você.

Conheça melhor alguns dos problemas causados por ele:

1. eleva os riscos de ter Alzheimer – diversas pesquisas médicas mostraram a analogia do alumínio com esta condição; torna os ossos fracos, uma vez que os impede de concentrar o cálcio;

Publicidade

2. pode originar dificuldades neurológicas, como falha de memória e desequilíbrio;

3. pode criar problemas respiratórios;

4. causa fibrose pulmonar;

Não tenha dúvidas de que a folha de alumínio passa as suas propriedades para a comida. Basicamente, a folha, quando aquecida no momento em que faz os seus cozidos, quebra e vai contatar com os alimentos. Além disso, o alumínio pode propagar-se através da fumaça que gera quando é esquentado.

Você não precisa ser radical e deixar de usar folhas de alumínio, mas pode reduzir a sua utilização:

  • evite usá-lo para conservar frutas cítricas, tomates ou especiarias;
  • não o utilize para por em cima de comidas que vão ao forno;
  • não recorra a ele para preparar os seus grelhados;

Uma boa ideia é preferir usar papel manteiga, em vez do prejudicial papel de alumínio. Além disso, recomendamos que também dispense as suas velhas panelas de alumínio, trocando-as por umas de vidro ou inox.

Compartilhe essa dica com todos! Como já sabemos, cuidar da saúde é sempre bom.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM