em

Estudo revela perigos da dieta low carb

Será que é mesmo saudável cortar todos os carboidratos para emagrecer? Veja a verdade revelada.

perigos da dieta low carb
Crédito: Freepik

Os diferentes tipos de dieta low carb têm feito muito sucesso nos últimos anos entre as opções de dieta de emagrecimento. Entretanto há um outro lado da moeda que merece atenção. Por mais que os carboidratos sejam vistos como os vilões da alimentação, não é bem assim que funciona. Eles são macronutrientes essenciais para o metabolismo e não podem simplesmente ser cortados. Veja o que um estudo revela sobre os perigos da dieta low carb.

O que diz o estudo sobre os perigos da dieta low carb

Para chegar à conclusão sobre os perigos da dieta low carb, ou seja, que defende a restrição de qualquer tipo de carboidrato, os pesquisadores realizaram um trabalho que envolveu analisar hábitos alimentares de mais de 430 mil pessoas.

O estudo publicado na revista científica The Lancet, começou com a análise de questionários que continham informações sobre os hábitos alimentares de 15.428 pessoas com idade entre 45 e 64 em um período de 25 anos. Nesses questionários também mostrava que durante esse tempo, 6.283 mortes haviam ocorrido.

O próximo passo do estudo foi fazer uma combinação entre esses dados com os de outras pesquisas, o que resultou em um total de 432.179 pessoas, sendo 40.181 já falecidas. Depois de analisar e cruzar as informações, os pesquisadores concluíram que o maior risco de mortalidade estava ligado a um baixo consumo diário de carboidratos. Ou seja, menos de 40% do necessário ao dia.

Por outro lado, também notou-se o mesmo perigo para pessoas que comiam carboidrato demais, chegando a 70% do total de valor energético diário. Além disso, outro fator muito importante a se considerar foi o tipo de carboidrato escolhido e quais tipos de alimentos foram usados em substituição à falta de carboidrato.

Nesse sentido, a escolha de carboidratos mais saudáveis é essencial, como os complexos, que contêm mais valor nutricional e fazem uma digestão mais lenta por causa disso. Também observou-se que as pessoas que substituíram o carboidrato por fontes de proteína e gordura animal, tiveram a expectativa de vida reduzida. Diferente daquelas que escolheram fontes vegetais dos mesmos nutrientes.

Como conclusão, o ideal é que uma pessoa consuma carboidratos de forma equilibrada, cerca de 50 a 55% das calorias totais diárias. Esse é o recomendado para uma reeducação alimentar saudável para a maioria das pessoas, sem considerar casos específicos.

Além disso, ter uma alimentação bem variada, com todos os macro e micronutrientes de boa qualidade, é o que vai fazer o corpo estar bem nutrido e saudável. Junto a isso, a prática de exercício físico é que vai permitir que o carboidrato seja um aliado e não um vilão da gordura localizada.

Importância dos carboidratos para o funcionamento do corpo

qual a importância do carboidrato
Crédito: Freepik

O carboidrato está no grupo dos macronutrientes, ou seja, os 3 tipos de nutrientes mais importantes para consumo diário. Junto com ele estão as proteínas e os lipídeos, que são as gorduras boas.

Os perigos de uma dieta low carb estão no fato de que é do carboidrato que o corpo vai absorver a grande parte da sua energia para fazer todas as tarefas diárias, mesmo enquanto está parado. Ele é fundamental para a manutenção da saúde.

O problema é quando as pessoas escolhem as fontes erradas desse macronutriente. Elas são os carboidratos simples, que têm baixo valor nutricional e são digeridos muito rápido, fazendo a fome voltar em pouco tempo. São as farinhas refinadas e açúcares industrializados os grandes vilões.

Os carboidratos complexos são uma boa escolha, pois eles têm alto valor nutricional e prolongam a saciedade. Eles estão presentes nas frutas, na batata-doce, no cará, no inhame, na mandioca e também nos cerais integrais. São aqueles alimentos de verdade, que saciam e só fazem bem.

Então, não tenha medo dos carboidratos, pois eles são a sua principal fonte de energia. Apenas comece a fazer as escolhas certas e alie uma alimentação saudável à pratica de exercícios físicos, sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como fazer receitas sem lactose

10 Maravilhosas receitas sem lactose para incluir no cardápio

torta de biscoito com caramelo

Receita de torta de biscoito com caramelo